01 fevereiro 2014

1

Melhores da Dança do Ventre em 2013 - Resultado da votação


Olá habibtys do meu coração!!!

Finalmente o resultado da votação dos melhores da dança do ventre em 2013, pra gente começar 2014 com o pé direito e a certeza do dever cumprido. 

Antes de entregar o resultado, acho importante enfatizar que essa votação nunca teve a ambição de simbolizar uma espécie de prêmio da dança do ventre para os escolhidos, até porque o alcance do blog é para um público muito específico. Nem sempre temos, por exemplo, leitoras iniciantes na dança, que assistem a um vídeo de forma isenta e estão aptas a votar na bailarina daquele vídeo como sendo um dos "melhores do ano". Sei que isso não acontece. A votação é muito mais direcionada pelos próprios profissionais, a galera pede voto, e está certo em fazer isso mesmo, porque uma linha publicada em uma ferramenta google é pra sempre, estará para sempre marcada com aquela determinada tag nas ferramentas de busca. 

Acredito que, todos os anos, a grande lição a se tomar na votação dos melhores do ano é o ENGAJAMENTO que alguns profissionais conseguem do seu público. Nesse mundo onde tudo se "vende" e se "manipula" pela internet, o poder de motivar as pessoas a investirem seu tempo em algo alheio é o que realmente tem valor. E, vocês verão no resultado, isso fez toda a diferença, parabéns a esses profissionais. 

Outra mensagem para reflexão nessa votação é um elenco de profissionais de altíssimo nível técnico. Pode parecer uma bobagem, mas acredito que vale uma boa reflexão neste resultado. Já passou o tempo em que o público de dança do ventre consumia qualquer "arroz com feijão", servido pela professora dentro dos domínios da escola. É uma realidade muito diferente da que foi vivida pela minha geração (comecei a fazer aulas a 10 anos). Se a aluna deseja participar deste mercado explícito no cenário da votação, vai ter que encher os pés de bolha de estudar e ensaiar. E isso é extremamente positivo e enriquecedor para nossa arte. 

Então, chega de conversa - Vamos aos resultados:


Workshop do Ano - 2013 - Jillina Carlano - FIEL

Eu nunca fiz, mas quem fez conta maravilhas sobre a didática desta bailarina. Jillina tem melhorado muito sua didática ao longo dos anos com sua estratégia de seleção de corpo de baile para seus espetáculos. É realmente uma bailarina e professora diferenciada, merece esta homenagem!

_________________________________________________________________________________



Site do Ano - 2013 - www.shimmie.com.br

Quem, como eu, participou do início da Revista Shimmie, se enche de orgulho ao ver o "império" em dança do ventre que a marca se tornou, referência de qualidade e sucesso. Vou confessar que eu só pesquisei a estrutura do site quando vi seu nome na final, e gostei muito do conteúdo disponibilizado nas matérias on-line. Parabéns às meninas (Dani, Josi, Rhazi e equipe Shimmie) que mantém o site atualizado, e à Vanessa da Agência Mitrah que fez todo o trabalho de desenvolvimento. 
_________________________________________________________________________________



Figurinista do Ano - 2013 - Griffe Carriel / Inês Carriel

Meu primeiro contato com um figurino Griffe Carriel foi no camarim do Divas Bellydance, vendo a Tahyra se "montar" para o show de gala. Fiquei impressionada com o trabalho, feito com tiras grossas de strass, quase uma malha mesmo, com tecidos sobrepostos. Fiquei em dúvida quanto à fluidez daquele material no palco, mas não posso deixar de pontuar que o efeito visual é de tirar o fôlego. Depois daquele evento, percebi muitas fotos deste ateliê no Facebook, sempre com muito strass e glamour. Nem me perguntem sobre o preço, nunca pesquisei (acho que, com tudo isso de strass, estou com medo da resposta). Parabéns à Inês Carriel pelo belíssimo trabalho. 

________________________________________________________________________________



Apresentação do Ano 2013 - Ana Claudia Borges - 
Deuses na Dança




Somente quem estava na platéia, assistindo ao vivo esse show, conseguiu entender a magnitude dessa apresentação de Ana Claudia Borges. Eu não sou espírita, da umbanda ou do candomblé, mas não consegui segurar um entusiasmado "Odo-yá" ao ver a Aninha dançando e interpretando Yemanjá. Foi lindo, foi forte, foi impactante e mereceu o título! E me enche mais o peito de orgulho ainda porque fiz a maquiagem dela!!! Eeeeita!

_________________________________________________________________________________

E agora a tão falada categoria Bapho do Ano....

Bapho do Ano - 2013 - Fala Esme #18 - Os 5 pesos da Dança

Eu poderia escrever um post enoooooooorme direcionado a todos os queridos facers que cacetaram meu delicado lombinho por conta dessa categoria. Quero lembrá-los que o início da votação foi livre, muitos dos "Baphos" indicados nem eram de meu conhecimento. Então, por favor, antes de inflamar o discurso moralista de que eu não devo "estimular" a propagação de notícias negativas, ensinem suas alunas a não dar atenção a fuxicos de internet. Estou no meu papel de blogueira, tenho que sacudir, gerar notícias. E os haters? Estão cumprindo seu papel direitinho? Ahhhhh.....

Enfim.....

Eu A-D-O-R-E-I que o Fala Esme venceu a categoria Bapho do Ano, porque o vídeo é excelente. A questão do "quilograma" é apenas um detalhe em um vídeo que tem informações valiosas para qualquer estudante de dança do ventre. E o fato de uma bailarina reconhecida internacionalmente tocar o dedo na ferida, trouxe a discussão novamente à roda, o que é muito positivo. A repercussão negativa se deu pela interpretação torta que algumas pessoas deram aos tópicos abordados pela Esme, mas ela é positiva em todo o vídeo, e os ensinamentos ficam pra sempre.

E para finalizar, uma frase do meu avô que levo para a vida: "O bem, muito constrói, porém o mal, a si mesmo, se destrói."

________________________________________________________________________________

Evento do Ano - 2013 - Six - O Espelho de uma Bailarina

Alguém tinha alguma dúvida de que um evento reunindo as maiores bailarinas do país, um corpo de baile formado por bailarinas de altíssimo nível, banda ao vivo, teatro, uma produção esmerada e primorosa, alguém tinha a leve idéia de que esse não seria o Evento do Ano? Claro que não.

Six foi um marco na história da dança do ventre brasileira, e eu espero,sinceramente, que seu nível de produção venha a estabelecer um padrão de entretenimento para o público leigo, elevando a nossa dança a um patamar profissional jamais conquistado em nosso país. 

Se eu vi? Não, alguém por favor sacode as meninas por uma segunda apresentação em São Paulo? PELAMORDEDEUUUUUUUUSSSSS!!!

_________________________________________________________________________________



Grupo do Ano - 2013 - Grupo Profissional SIX

Elas são o time Ventreoteca. Juntas, reúnem milhões de visualizações no youtube. São referência de qualidade e elegância em Dança Oriental nacionalmente e internacionalmente. Reuní-las em um grupo não poderia dar outro resultado senão o melhor grupo de dança do ventre já formado no Brasil. E, merecidamente, são donas do título de Grupo do Ano 2013. Parabéns meninas!!!

_________________________________________________________________________________


Coreógrafa do Ano - 2013 - Maitê Fracassi

Observem no quadro que a disputa nesta categoria foi cabeça a cabeça! Adooooooro!!!

Não conhecia o trabalho de Maitê Fracassi até a final dos Melhores da Dança em 2013. Pesquisando sobre seu trabalho, achei vários vídeos interessantes, mas o que mais prendeu minha atenção foi essa coreografia clássica apresentada no Festival Shimmie 2013. Se você ainda não conhece o trabalho dessa bailarina, confira o vídeo, tenho certeza que você vai amar. Parabéns Maitê!




________________________________________________________________________________



Professora do Ano - 2013 - Esmeralda Colabone

A BAILOCA!

Confesso à vocês que, às vezes, eu acho a histeria em torno da Esmeralda um pouco de modinha. Eu, que acompanho o trabalho dela na internet desde, sei lá, 2006, vejo uma histeria em torno de seu nome hoje, que acho que deve ser tratada com um certo cuidado. É uma opinião pessoal. 

Masssssss... um grupo de meninas do meu trabalho, que fazem aula com a Fátima Rellva, foi fazer o workshop da Esmeralda no Mosaico 2013. E, na volta, eu nunca ouvi TANTOS elogios para uma bailarina em tão curto espaço de tempo. Que ela é didática, paciente, técnica, atenciosa, linda, divina, e blá, blá, blá.... Gente, fiquei impressionada, porque sei que o conhecimento dessas meninas em relação ao mercado de dança é quase nulo, e aquele havia sido o primeiro e único contato delas com a Esme. Acredito que o professor que consegue despertar esse tipo de encantamento em uma aluna, em uma aula de 1 hora, é realmente diferenciado, merece nosso respeito e admiração. 

Suas alunas são incrivelmente apaixonadas por ela, quem já pisou em uma sala com a Esme "nunca mais deixa". A Bailoca quebrou o coco, arrebentou a sapucaia, e levou o título de professora do ano de 2013. Beijo no ombro beeeeeeeeeeeee!!!

________________________________________________________________________________



Melhor Bailarina Amadora de 2013
Revelação do Ano de 2013 - Vitória Mello

Essa mocinha do ventre é a personificação de um termo que eu adoro usar, que é RAPELONA! Ela anda "rapelano" títulos nos eventos afora, incluindo o Mundial CIAD 2013 em Buenos Aires, na categoria amadora, e é uma grande promessa para o mercado profissional de Dança do Ventre. Falando em Buenos Aires, seu estilo é bem exageraaaaado, como as argentinas, mas quando há qualidade, beleza e dedicação, quem se importa? Que venha mais estudo, e muito mais títulos.  Rapelô aqui também. Parabéns Vitória!!!

________________________________________________________________________________


Bailarino do Ano 2013 - Tárik

E nossos corações suspiram apaixonados pelo Divo da Dança Árabe

2013 foi um ano muito especial para este bailarino, ele dirigiu diversos espetáculos prestigiadíssimos em São Paulo, deu aulas e workshops no Brasil inteiro, fez muitos, mas muitos, mas muitos shows.  O que nos encanta? É sua generosidade em atender a cada fã, sempre com um abraço enorme e um sorriso sincero. Realmente um iluminado. 

Deixa eu parar de falar, sou fã mesmo! 

Errata: Corrigindo a informação anterior, a direção do espetáculo Six ficou a cargo da roteirista Rhazi Manat, e a equipe de direção da revista. 

_________________________________________________________________________________

E agora, o grande momento, a revelação daquela que reinou absoluta nas redes sociais com fotos belíssimas, vídeos de tirar o fôlego, workshops incríveis e uma beleza estonteante... 

E ela é:


BAILARINA DO ANO - 2013 
SUELLEM MORIMOTO


Pelo segundo ano consecutivo, a japa mais gata da dança do ventre fatura o título de Bailarina do Ano. Houve quem dissesse que sua mudança para o Rio de Janeiro, e seu contrato com a Globo a afastaria cada vez mais da dança do ventre, mas ouso dizer que foi o contrário. Suellem apareceu demais, e ainda abriu um espaço para nossa arte na telinha, com uma apresentação histórica com o véu wings no palco do Faustão - domingão, horário nobre, quem é que consegue???. Nada que não seja muito merecido para uma menina que estuda MUITO, ensaia MUITO, está sempre MUITO preocupada com a excelência, e não oferece para seu público nada menos do O MELHOR. O céu é o limite para Suellem. Aplausos eternos para ela!!!

_______________________________________________________________________________

Crianças, esse é o resultado. Ainda essa semana temos o sorteio, que vai premiar um sortudo ou uma sortuda com presentes de tirar o fôlego, para se aperfeiçoar na dança e ficar mais bonita!!!

Aguardem!!!

Quero saber a opinião de vocês nos comentários, podem descer a lenha, no bom e no mau sentido, estamos aqui para melhorar cada vez mais, e sem vocês, isso não é possível!!! Um grande beijo, e um ótimo final de semana!




Um comentário:

  1. Só hoje vi o resultado da votação, da qual nem participei. Acho importante esse espaço, Vera, e a parabenizo por nos oferecê-lo. Tive oportunidade de conhecer alguns trabalho que não conhecia. Parabéns aos vencedores!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...