11 janeiro 2013

12

O tempo não pára - e os presentes da vida!



Antes de começar o ano de 2013 aqui no blog Amar el Binnaz, vamos combinar uma coisa? Se você nasceu depois de 1990, e ainda não sabe quem é Cazuza, sai desse blog agora, coloca esse nome na caixa de pesquisa do Youtube e se permita conhecer um dos grandes gênios da MPB no século XX. 

Escrever uma postagem aos 11 dias do ano, e ainda desejar "feliz ano novo" parece um sacrilégio nos dias atuais não? Como assim, com facebook, twitter, instagram, todo tipo de mídia social, a facilidade de se transmitir a informação, ainda existe algum tipo de justificativa para atraso? Então vou trocar: esse post não é o cumprimento de um "praxe" de início de ano, é um momento de transmitir um desejo real do meu coração pra você. Eu quero muito, eu desejo do fundo do meu coração, que você, leitora do Amar el Binnaz, tenha um FELIZ ANO NOVO, e que 2013 seja um ano do qual você se lembre para sempre, com o mais largo sorriso nos lábios, como um ano de realizações e muita prosperidade.



Neste mês de janeiro completo 9 anos de estudos em dança do ventre, ano que vem poderia fazer minha festa de "10 anos de dança do ventre". Me lembro dos primeiros dias, quando lia os fóruns da vida, ou as comunidades do orkut, e alguém dizia: "vou completar 10 anos de dança do ventre" eu pensava UAU! Que maravilha! É muito tempo, é muita perseverança. Será que com 10 anos de dança já vou poder ser a nova Lulu (na época Sabongi, agora Brasil)? Será que com 10 anos de dança do ventre, eu poderei largar meu emprego e viver exclusivamente de dança? Será que com 10 anos de dança do ventre eu terei aprendido tudo o que essa arte tem a oferecer? 

Muitas perguntas. 

O que aprendi nesses 9 anos, e especificamente neste último ano, é que talento é muito bom, o dom ajuda, mas a perseverança é a palavra de ordem. A atitude positiva é o motor. A determinação é o diferencial. E o amor genuíno é quem traz a longevidade. Que a dança não lhe oferece flores, nem tem que lhe agradecer por vestir o cinturão. Não espere obter através dela tudo o que a vida lhe nega. Mas esteja com a mente aberta e o coração atento para experimentar sensações que vão mudar para sempre a sua vida. Esteja preparada para o despertar de sua maior força interior, e esteja preparada para ver "do que fala" esta força.

Muitas pessoas dizem que  meio da dança do ventre é podre, que é cheio de inveja e mesquinharia, que blá, blá, bla... Eu digo que a dança do ventre é poderosa por "acordar" os titãs interiores de cada um, aqueles que ficam escondidos nas relações pessoas e familiares, no trabalho, enfim. E nem sempre esses titãs são do bem, tem os do mal também. O problema não é a "dança que desperta", são as pessoas que alimentam essa energia. Assim como existem pessoas que só conseguem enxergar essa energia negativa.

Já parou pra pensar nisso?

Este ano de 2012 foi um ano especial demais pra dança aqui no Brasil, especialmente em São Paulo. Tivemos espetáculos maravilhosos, assistimos o crescimento profissional de diversas bailarinas incríveis, tivemos uma corrente do bem bellydance, o aparecimento de iniciativas que estimulam a capacidade intelectual da bailarina, um estímulo fortíssimo para o crescimento da dança de alto nível, eventos bellydance objetivando a inclusão social e artística, tivemos vários eventos de confraternização de tribos, vários eventos beneficentes, tanta energia boa, tanta coisa positiva. Mas então você olha a timeline do facebook e não tem 1 ÚNICO COMENTÁRIO enfatizando tudo o que 2012 teve de bom. No entanto... CHOVEM comentários do tipo:

"O meio de dança do ventre é podre"
"Bailarina é tudo alienada, não pensa"
"Ninguém racionaliza dança do ventre"
"O meio é cheio de fofoca, diz que me disse"

Mas tem jeito meninas. Decida em 2013 fazer DIFERENTE!

Experimente tratar tudo, absolutamente tudo, como um presente. É, vc leu isso mesmo, pense em tudo o que vier da dança como um presente destinado a você. Não é piegas, coisa de poliana não! Confia que dá certo.



E assim como na vida, existem presentes que você gosta, que você agradece, que faz festa quando chegam. Trate assim a técnica aprendida, as amizades que surgem, os reconhecimentos que aparecem. Faça festa, se deleite. Mostre a todo mundo, alegre seu coração genuinamente. 

E outros presentes, você simplesmente não aceita. Se possível, diga até em voz alta: "que pena, não posso aceitar, obrigada."

Críticas vazias? "Que pena, não posso aceitar, obrigada!"
Negatividade?  "Que pena, não posso aceitar, obrigada!"
Competitivade desmedida?  "Que pena, não posso aceitar, obrigada!"

Este blog é uma porcaria, não tem conteúdo, não pensa dança, só vive de sorteios, blá, blá, blá...
"Que pena, não posso aceitar, obrigada!"

E segue amada! "Deixe o presente nesse centro" (como diria Lulu Brasil em sua última apresentação nas Noites do Harém) e segue sua trajetória, sem carregar o peso de NADA que você não queira. Desfrute só o que a dança tem de bom, e o que tem de ruim: "Que pena, não posso aceitar, obrigada!"

Resolvi em meu coração praticar muito mais isso em 2013. Espero que no primeiro post que escreverei em 2014 eu possa contar as milhares caixas de presente que a vida e a dança me deram em 2013, e valorizar cada delas. E os presentes que foram "deixados no centro"?

Deixe que a vida se encarregue deles, não aceitei mesmo!!!

Beijos a todas, e um 2013 abençoado!!!!!!!!!!!!!!!!

12 comentários:

  1. AHUHAUHAUAUH VERA: perfeito!
    É exatamente isso, não tenho NADA a acrescentar.

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO!!! Sábias palavras... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Vera, e não tem nada de "poliana" viu? Beijos lindona.

    ResponderExcluir
  4. Eu precisava ouvir isso (2)

    Perfeito Amar, começo esse ano em outra escola com energias renovadas, tudo novo, e espero fazer de 2013 um ano inesquecivel!

    Feliz 2013 pra TODAS vcs! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Verinha, você com esse post renovou meus votos de carinho com essa arte tão bonita. Sensacional! 2012 foi um ano muito positivo pra mim, e tenho certeza que, se esse ano, eu travar somente as batalhas importantes e der ouvidos a só aquilo que me acrescenta será ainda melhor! Desejo tudo de muito bom de todo o coração pra vc e para todas as leitoras do blog. E...Muita dança!

    ResponderExcluir
  6. Começando 2013 com chave de diamante com esse post! Inspirado, verdadeiro, e contagiante!! Imprimindo e colando na minha do meu caderno de dança novo AGORA!! Obrigada pelo grande presente da sua amizade e desse blog maravilhoso!! Um 2013 mais lindo, puro, positivo e edificante para todas nós que fazemos a dança!!

    ResponderExcluir
  7. Um dia quem sabe eu aprendo a dança também acho ela ,linda só me falta vencer a timidez , bom 2013 para vc até mais

    ResponderExcluir
  8. UAUUUUUUUUU, eu tbm precisava ouvir isso. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. olá boa tarde!!!

    Adoro seu blog!! e por isso gostaria muito de divulgar pra ti o meu trabalho:

    www.wix.com/danielacms7/arte

    Um forte abraço! que Deus te abençoe sempre!

    Dani Cabral

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...