09 dezembro 2012

26

Espetáculo "Made in Brazil" - Produção: Flávio Amoedo

Olá meninas...

Estou muito feliz com o crescimento dos espetáculos temáticos de Dança do Ventre no Brasil. Não somente porque, enquanto expectadores, nos dá a oportunidade de assistir algo diferente (estou num momento sem paciência com a overdose de rotinas clássicas que tenho visto), mas porque a experiência de pesquisa contribui com o crescimento do profissional, assim como abre uma possibilidade de manifestação da nossa arte como uma opção de entretenimento para quem não é "da bolha".  

Mesmo com a escolha dos temas dos espetáculos recaindo sobre temas não árabes, a execução ainda está bem amarrada à música árabe, são poucos os que saem da caixinha e decidem compor um espetáculo com músicas seculares. Mais raros ainda são os que premiam a nossa cultura e a nossa música como tema de um show. E foi exatamente aí que Flávio Amoedo acertou na mosca com seu espetáculo "Made in Brazil". 


O mais interessante é que, antes de qualquer coisa, este tema já provoca no expectador uma pergunta: o que sairá disso??? Figurinos de Carmem Miranda ao som de Mohamed Abdel el Wahab??? Ópera do Malandro ao som de Om Kalthoum? Ou um mix de música brasileira com música árabe? Só de ver o cartaz você já entra no clima de expectativa pelo espetáculo, para sanar logo a curiosidade. Eu achei simplesmente genial. 

Mas o propósito do Flávio foi além: repertório 100% MPB - aliás a escolha do repertório por si só merece destaque - todas as músicas que pude ver são incríveis, figurinos árabes, porém em alguns números havia adaptações do figurino para o personagem retratado pela música, música ao vivo, poesia, enfim. Um verdadeiro sarau, organizado milimetricamente para que o expectador experimentasse todos os tipos de sentimentos em uma única noite. 

É essa visão que eu acho que às vezes falta na produção de um espetáculo de dança do ventre: a preocupação do olhar do público como um estímulo para a melhora da qualidade da produção. Na maioria dos espetáculos que assisto, desde a concepção do tema, a ordem das coreografias, a escolha das músicas, tudo é pensado de dentro pra fora, se o expectador gostar, ótimo, mas a experiência tem que ser boa para a aluna para que ela seja estimulada a participar no próximo ano novamente. Conseguir diagnosticar que um espetáculo de dança foi concebido única e exclusivamente para despertar sentimentos no expectador, e não somente na aluna, no nosso segmento, é realmente uma luzinha de esperança de que as coisas podem melhorar pra nós, e muito!

Eu, morando em São Paulo, não pude estar presente no show, o que lamento muitíssimo. Mas os vídeos na internet (Viva o Youtube! Para sempre seja louvado) me fizeram delirar, e só tenho que aplaudir de pé a iniciativa do Flávio em produzir este show!

Toda forma de amor - Lulu Santos



Muito interessante o desenvolvimento dessa coreografia com o véu, mesmo a música tendo uma pegada mais moderninha. A mensagem da música fala de um relacionamento realista, mas que por ter os pés no chão não é menos desprovido de romantismo do que os grandes romances - e esse "romantismo" meio sei lá combinou demais com os movimentos mais vigorosos do véu no começo. Outro ponto a se destacar é a entrega na música quando se conhece a letra... as alunas estavam viajando na letra, demonstrando um prazer em dançar super bacana de se assistir. 

Taj Mahal / Fio Maravilha / País Tropical - Jorge Ben Jor 




Vista qualquer homem de príncipe e eu falarei bem de qualquer jeito... KKK... Essa é uma das minhas coreografias preferidas dos vídeos que estão no youtube. A fusão bollywood do começo para retratar a história contada na letra "Taj Mahal", e a alegria dos bailarinos em cena é simplesmente contagiante. Você reparou que quem estava filmando não conseguiu se conter e "entrou" no espírito da música e da coreografia e cantou junto! 

Em seguida o solo do Flávio fazendo a introdução de "Fio Maravilha" é de um vigor que cansa só de ver. "Foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa". E por último "País Tropical". Tenho certeza de que todas as participantes dessa coreografia perderam no mínimo uns dois quilos durante a preparação do espetáculo, porque são coreografias SUPER vigorosas tsunami - mas que não deixaram a peteca da versão da música escolhida - ao vivo e super alegre - cair em momento nenhum. Muito legal. 

Ai que saudade d´ocê - Geraldo Azevedo


Eu vi, pelas fotos, que várias alunas dançaram com música ao vivo, então coloquei este vídeo para vocês verem a delícia que estava o trio escolhido para tocar. Gente, que máximo. A bailarina também é uma graça. A gente consegue perceber que a dança está coreografada, mas os pequenos trechos que permitiam uma interpretação da letra foram bem aproveitados com graça e leveza.

E agora, meus vídeos prediletos, que já vi 3845953049583580350398509480395345083458 vezes e não me canso nunca:

ESMERALDA COLABONE BENHÊ (que, aliás, vai estar no Brasil em 2013; YEAH MAN!!!!)

Dancing Days - Frenéticas (Versão de Lulu Santos)




Quem convive com a Esmeralda sabe que ela tem um lado DRAG que encaixa perfeitamente nessa música. Foi escolhida a dedo mesmo. E ela entra no espírito da música de uma forma deliciosa de se assistir. O legal é que dá pra gente ter uma palhinha da "Esmeralda International" nesta performance - é essa energia que ela mantém em cena pra deixar o expectador do restaurante do hotel com o garfo na mão durante 45 minutos, 1  hora, enquanto ela dança, sem perceber que a comida esfriou completamente. FAN-TÁS-TI-CA!!

Carinhoso - Pixinguinha



Eu precisaria de um palavrão muito muito ...  para descrever o que eu achei dessa performance. Em primeiro lugar, essa versão de "Carinhoso" com os violinos e as flautas, de uma das mais belas melodias do cancioneiro nacional - você já começa se emocionando "só" com a música. E a interpretação da Esmeralda que retratou perfeitamente a declaração de amor e o ressentimento com o desdém do ser amado, os biquinhos, os trejeitos nos pequenos acentos foram geniais. Não sei se os poucos deslocamentos eram propositais para que ela se mantivesse na área dos coraçõezinhos, mas mesmo se deslocando pouco ela conseguiu desenhar de forma perfeita o crescimento das frases. É uma apresentação épica. Chorei na primeira, na segunda, na terceira, hoje não choro mais, porém não me canso de assistir. 

**************************************

Parabéns ao Flávio Amoedo pela iniciativa - este é o tipo de show que tem que ser exibido mais de uma vez, tem que ficar uma temporada em cartaz para pessoas como eu, que gosta de assistir várias vezes algo que me encanta, terem a oportunidade de refletir na proposta mais de uma vez, para poder convidar o vizinho, o tio, o primo, o colega de trabalho, para também experimentar esse mix de sensações que foi esse show. Excelente. 



Quem tiver mais vídeos do show, POR FAVOR!!! Posta pra gente!

E vocês, o que acharam?






26 comentários:

  1. Gostaria de ter tido o prazer de estar lá,pra ver a esse espetaculo belissimo. Amo a dança e essa é uma das que mais aprecio. Parabéns a todos que fizeram desses espetáculo um show.

    ResponderExcluir
  2. Muito linda essa materia e isso q queriamos ver aqui em Sp.

    ResponderExcluir
  3. A valorizaçao das duas culturas gera frutos maravilhosos. Isso com certeza foi fruto de estudo, planejamento e acima de tudo entrega. Parabens para esse idealizador, realizador e bailarino... seu trabalho e reconhecido nacionalmente. Venha para SP com este q ja e garantia de sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi!!! Eu estava lá!!! Eu prestigiei o evento! Foi DIVINO!!!

    ResponderExcluir
  5. Pelo que vi, foi realmente um grande show. Que sirva de lição para todos que querem ver espetáculos de qualidade. Nota 1000 PARA essa fusão que deu certo. Flávio, parabéns é de cabeças assim pensantes que nosso meio precisa.

    ResponderExcluir
  6. Quando é que o Flávio não arrasa, minha gente?! ;*

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Sabe quando vc fica sem palavras? Muita coisa diferente, muito talento!!! Uhuuuuuuuuuuu...Parabéns! (Dani-Nur)

    ResponderExcluir
  8. Flávio merece sempre aplausos... e respeito.... parabéns pelo belo espetáculo...

    ResponderExcluir
  9. Um trabalho deste, merece ser aplaudido de Pé. São profissionais mostrando que o pensamento no PÚBLICO é o melhor caminho para o crescimento de qualquer arte. Haverá outra apresentação? Larissa - PR

    ResponderExcluir
  10. Este mano é porreta mesmo, eu tenho uma palavra para descrever o vídeo da Esmeraldah = Ééééééé´guaaaaaaaa!!!! hahahahahahahhahaa eu como paraense só consigo dizer isto em relação a este show do Flávio, Espetáculo com letra maiúscula.

    ResponderExcluir
  11. Ah que prazer que foi fazer parte de tudo isso, gente...
    Eu cantei cada musica, gritei, chorei e ainda fui abençoada com esse CARINHOSO!
    Flavio, minha estrela, você merece cada elogio, cada grito, cada suspiro! Que seu trabalho seja margem e referência sempre! Te amo!!!!
    Verinha, obrigada pelas palavras e por esta divulgação tão linda de um dia que sera inesquecivel!

    Beijos, Esme!

    ESMERALDA

    ResponderExcluir
  12. Cara muito bom... já curtia o Flavio... agora com esse festival... adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  13. Verinha de Deus!! Ainda estou mesmerizadaaaa com tudo o que vi... sem medo de errar, acho que a melhor coisa que eu vi esse ano!! Adorei tudooooo!! Achei o máximo a criatividade dos figurinos do Taj Mahal, a solução para as roupas viraram sáris... e as coreografias desse video? Adoro palco cheio de gente, transições perfeitas, desenhos lindos de se ver... e a Esmeralda... é a Esmeralda... parafraseando meu marido, se ela sentar no meio do palco e puxar um jornal pra ler eu já ia aplaudir, imagine dançando esse TANTOOOOOOOO que ela dança!!! Qualquer elogio que eu faça aqui será pouco!!
    Conhecia pouco o trabalho do Flávio, com certeza ele merece os parabéns!! Criatividade, interação perfeita da técnica da dança com a nossa música, um show!! Com certeza também gostaria de ter estado lá!! Beijossss

    ResponderExcluir
  14. Verinha de Deus!! Ainda estou mesmerizadaaaa com tudo o que vi... sem medo de errar, acho que a melhor coisa que eu vi esse ano!! Adorei tudooooo!! Achei o máximo a criatividade dos figurinos do Taj Mahal, a solução para as roupas viraram sáris... e as coreografias desse video? Adoro palco cheio de gente, transições perfeitas, desenhos lindos de se ver... e a Esmeralda... é a Esmeralda... parafraseando meu marido, se ela sentar no meio do palco e puxar um jornal pra ler eu já ia aplaudir, imagine dançando esse TANTOOOOOOOO que ela dança!!! Qualquer elogio que eu faça aqui será pouco!!
    Conhecia pouco o trabalho do Flávio, com certeza ele merece os parabéns!! Criatividade, interação perfeita da técnica da dança com a nossa música, um show!! Com certeza também gostaria de ter estado lá!! Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Vera, faltam-me palavras para descrever tudo que estou sentindo e toda essa gama de palavras lindas. Este espetáculo seria para comemorar meus 15 anos de dança, porém tive que antecipa-lo. Foi um filho, gerado em 11 meses que no seu nascimento fez essa festa toda. Mais esse não é somente mérito meu, é de todos os envolvidos... Foram 17 patrocinadores, pessoas e empresas que acreditaram neste projeto, foram 2 sessões lotadas de pessoas cantando, aplaudindo de pé, se emocionando e de lembranças...e ponham lembranças.
    Essa crítica serve para todos nós como uma injeção de gás para continuarmos em fazer eventos com qualidade, falo mais precisamente espetáculo. Tive uma boa instrução para ser tão cuidadoso, procuro estudar, aprofundar, e fazer acontecer aquilo que sonho e que quero.
    Espero que este texto, sirva não só para nos engradecer mais para as pessoas conhecerem meu trabalho que é acima de tudo DIGNO.
    Obrigado, ontem, hoje e sempre por cada linha, vírgula, pontos...
    Flávio Amoêdo

    ResponderExcluir
  16. Que maravilhosa matéria. Flávio conhecia pouco seu trabalho e hoje sinto a necessidade de conhecer mais.
    Parabéns para você e toda sua equipe.

    Marcela Coimbra - Natal

    ResponderExcluir
  17. Lindo, lindo, lindo! Emocionante, contagiante.
    Que vontade de cantar e dançar junto. Eu quero um DVD oficial!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela ousadia, Flávio! Estou sempre torcendo para que eventos verdadeiros e de qualidade cresçam cada vez mais aqui no Brasil. Assim que eu virar apenas plateia, vou adorar saber disso!!!

    E a Esme é um show à parte, ela sabe que sou sua fã!

    Beijos a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  19. Pelo que vi deve ter sido um grande desafio fazer um espetáculo dessa forma. Sempre vemos pessoas mesclando dança do ventre com outras músicas mais 100% Brasil, a primeira vez. Gostei muito e queria saber onde posso adquirir o DVD oficial, se pelas filmagens amadoras foi show, quem dirá a oficial. Parabéns Flávio, não conhecia seu trabalho, hoje depois de tudo isso conquistaste uma fã.

    Beijos.

    Izadora(BH)

    ResponderExcluir
  20. Um desafio e ao mesmo tempo uma conquista, espetáculo maravilhoso, que com certeza merece todo o reconhecimento, trabalho de uma ano de muitos esforços, muita união de pessoas maravilhosa, Parabéns Flávio parabéns meninas!!! bjo

    ResponderExcluir
  21. e tão bom poder fazer parte disso tudo e poder dançar para meu lindo e amado professor Flávio Amôedo. sei que esse espetáculo foi a realização de um lindo projeto, depois de muito suor, esforço, ensaios e mais ensaios, sacrifícios, e ao final de tudo isso ver esse reconhecimento foi lindo, foi maravilho e faria tudo outra vez pq e sempre uma honra pra mim poder dividir o palco com você.

    ResponderExcluir
  22. Foi um espetáculo muito bonito! Parabe´sns!

    ResponderExcluir
  23. Emoção e alegrias inexplicáveis ao ler este texto! Obrigada Vera, pelas lindas palavras. E uma honra ter como mestre o Flávio, e ter tido a oportunidade de participar desse espetáculo, que foi feito com tanto carinho e dedicação!
    E ter a chance de ver esse reconhecimento é simplesmente excepcional!!!

    Thaynara Ramalho

    ResponderExcluir
  24. To muito passada com tudo que li. Que delicia ver nossa música sendo interpretada desta forma. Parabéns sempre por essa iniciativa e criatividade.

    Beijos

    Lorena

    ResponderExcluir
  25. Concordo 100% com a matéria!!!
    Devemos planejar um espetáculo pensando no público, não só o público da dança do ventre que, como você disse, é uma "bolha", mas no público apreciador da arte.
    Afinal, não queremos levar nossa amada Dança do Ventre aos 4 cantos do mundo??? :)))

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...