18 outubro 2012

1

Ventreoteca Shimmie - Volumes 1,2 e 3 - Kahina


Olá meninas!!!

Acredito que se eu fizesse uma pesquisa AGORA para saber o presente de Natal preferido de 10 entre 10 amantes de dança do ventre, o nome mais popular seria "Ventreoteca Shimmie". Em primeiro lugar porque é uma compilação com uma excelente variedade de temas, com ela dá para "cercar" todas as possibilidades de dança, em praticamente todos os níveis. Em segundo lugar porque o time escolhido é simplesmente a créme de la créme de popularidade na dança do ventre hoje, e, tirando a Mahaila el Helwa que já tem 2 DVDs produzidos (um que já foi lançado, se eu não me engano, em 2008, e outro em fase de finalização), as demais bailarinas - Kahina, Ju Marconato, Aziza, Munira Magharib e Kilma Farias são estreantes nas vídeo aulas como professoras. 

No mínimo, só poderia criar bastante curiosidade. 

O primeiro, e maior desafio da Equipe Ventreoteca, na minha opinião, é inserir vídeos didáticos no mercado de dança do ventre pós youtube. Se, em 2002 quando foram lançadas as vídeo aulas de Lulu Brasil havia um público ávido por informação, sedento por uma referência de estudo, hoje, em 2012, o senso comum prega que basta assistir um vídeo de uma apresentação repetidas vezes que a bailarina já será capaz de executar o movimento ou a sequência com perfeição, inclusive sem supervisão. Diante deste cenário, contratar 6 bailarinas de peso, uma equipe de produção extremamente profissional, tradutores e intérpretes, é algo para gente com "coragem de mamar em onça" como diria meu pai. Porém, a Shimmie topou o desafio e fez acontecer. 

Como já é comum para todos os produtos da Revista Shimmie, a Ventreoteca foi um lançamento recheado de ações de marketing, teasers no youtube com pedacinhos de aulas, lindíssimas fotos das bailarinas e da equipe de produção, e uma festa de lançamento na Khan el Khalili com toda a pompa e circunstância - 2 sessões absolutamente lotadas, com praticamente duas semanas antes da festa. 

Fiquei muito feliz com o convite da Revista Shimmie para fazer um release no blog dos vídeos, prezando a sinceridade e a liberdade de expressão acima de tudo. Um trabalho sério e próspero sabe, primeiramente, lidar com as críticas construtivas, e essa primeira impressão pra mim é fundamental. Portanto, hoje vamos falar um pouquinho dos três volumes iniciais da série, com a Bailarina do Ano de 2010 do blog Amar el Binnaz: KAHINA


Volume 1 - Técnicas de Quadril
Volume 2 - Técnicas de Quadril
Volume 3 - Sequências para deslocamentos e giros

Participação: Pedro Françolin - Derback

Onde comprar: www.lojashimmie.com.br

Ao contrário do modelo americano de vídeos didáticos, onde cada edição corresponde a um nível técnico, nos dois primeiros volumes de Kahina temos os 3 níveis técnicos juntos. Na minha opinião, esta estratégia da equipe de produção é boa para quem é avançada, perfeita para quem é intermediária, desde que tenha uma supervisão quando desejar "se desafiar" na parte mais avançada do vídeo, porém, é ruim para quem é iniciante, pois são poucos os movimentos abordados para este nível, e no nível "intermediário" do vídeo os passos abordados só ficarão bonitos com um maior refinamento em sala de aula, muito embora a Kahina explique de forma perfeita toda a técnica envolvida no movimento. Então, meu primeiro ponto de atenção é que o formato multinível pode não ser muito eficaz, por exemplo, para o nível iniciante.

Já o terceiro vídeo (Sequências para deslocamentos e giros) não é multinível, atende a todas as necessidades, níveis e gostos: a forma de Kahina explicar a técnica é de fácil entendimento para qualquer nível.

Outro ponto a ser destacado é a "química" de Kahina com o derbackista Pedro Françolin. É certo que o solo de derback foi planejado, mas o jogo cênico dos dois, a troca de olhares entre bailarina e músico, repleto de admiração e respeito foi algo que ficou lindo no vídeo. Parabéns aos dois.




Kahina não possui apenas uma dança convincente. Ela é uma professora nata, sua qualidade didática chega a impressionar. Sua voz forte e imponente lembra mesmo a professora "brava" de ballet, mas no bom sentido, o que só exige o melhor de sua aluna. Todos os movimentos não são apenas "explicados", mas toda  a preparação física e postural para o movimento é justificada no vídeo, são oferecidos exemplos do que "não" se deve fazer e ao final dos quadros é apresentada uma pequena dança oferecendo soluções para aquela sequência ensinada.

Como aluna, gostei bastante da técnica apresentada, é uma boa ferramenta de acompanhamento de estudos, o terceiro vídeo é o meu preferido (talvez porque aborde minhas maiores dificuldades na dança, será?), mas devo confessar que senti falta da apresentação de alguns exercícios de soltura de quadril. Kahina é uma das ilustres alunas de Soraia Zaied, e aperfeiçoou muito de sua dança com a prática do ballet clássico e outras danças, minha curiosidade antes do lançamento da Ventreoteca era justamente qual seria o resultado dessa combinação no assunto soltura de quadril, e fiquei esperando...

Como professora, recomendo muitíssimo o estudo desses vídeos no sentido do aperfeiçoamento da didática. Kahina detalha a mecânica do movimento como poucas, e isso é um diferencial para o profissional de dança. Não apenas executar muito bem o movimento, mas conseguir detalhá-lo em palavras e acompanhar essa demonstração com o corpo. É realmente para poucas.

E você? Já tem sua Ventreoteca? O que achou dos vídeos de Kahina??? Conta pra gente!!!



Um comentário:

  1. O meu dvd vol.1 técnicas de quadril chegou ontem. Faz pouco que conheço o trabalho da Kahina, mas só pelos vídeos já pude me apaixonar pelo profissionalismo dela. Embora eu esteja iniciando na fascinante dança do ventre, o jeito que ela explica, detalhando cada passo se torna até mais fácil do que muitas aulas. Adorei o dvd e no próximo mês já vou comprar mais alguns :)

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...