09 outubro 2012

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Gilded Serpent: Estratégias de Competição - Sugestões de uma jurada

Olá meninas!!!

Final de ano chegando e com algumas competições importantes para acontecer, com destaque para o Festival Nacional Shimmie, que acontecerá de 02 a 04/11/2012, fiquei algum tempo procurando por dicas para concursos, e achei este texto super interessante da Jillina para mostrar para vocês. 

Antes do texto, quero convidar todas as habibas de São Paulo e interior a participar do 3o. Yalla Festival, organizado pela Danna Gama, não só porque é uma pessoa que eu amo e admiro muito, mas pela estrutura que está sendo criada para a competição e pelas oportunidades que serão disponibilizadas no evento:

Olha só o corpo de jurados:


Além disso, outra iniciativa super legal é a união de profissionais para disponibilização de serviços. E no Yalla haverá uma oportunidade ÚNICA de contratar os serviços de Sandra Reis e Carol Loução (uma fotógrafa incrível, que admiro muito) em parceria:


Se você ainda não fez sua inscrição para o Yalla, corre!!! É dia 20 de Outubro, e as vagas estão acabando!!!


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E agora, vamos ao texto:

Estratégias de Competição -  Sugestões de uma jurada
Competition Strategies - A Judge’s Suggestions
Autores: Jillina e Laurie
Tradução e Adaptação: Vera Moreira

Existem muitas razões pelas quais nós, dançarinas do ventre,  participamos de competições. Competir é uma ótima maneira de manter-se responsável e fiel a seus objetivos na dança.

Participar de competições é uma grande plataforma para exposição e networking,  os concursos oferecem uma oportunidade única para receber a crítica construtiva de um grupo transversal de bailarinas estabelecidas no mercado, e, além disso, eles podem adicionar um pouco de emoção à sua vida.

Eu (Jillina) por exemplo, estou acostumada a competições de dança do ventre! Apesar de, na maioria das vezes, me ver no corpo de jurados, eu também passei grande parte de minha carreira na frente das juradas como bailarina concorrente, tentando entregar o meu melhor, e embora tenha ganho alguns títulos, é seguro dizer não venci todas as competições das quais participei! No entanto, é importante lembrar que (se você ganhar ou perder) a sua carreira e paixão continua, mesmo não ganhando o cobiçado título de "Belly Dancer da Via Láctea".

Se o seu objetivo é ir em frente e vencer, ou, simplesmente, para dançar e entregar o seu melhor em cena, eu montei uma lista das minhas próprias estratégias de competição, a fim de ajudá-la a se destacar em sua próxima competição. Essas dicas a seguir são o que eu acredito ser o mais importante e que eu procuro em um dançarino competitivo.

Figurino

Suellem Morimoto: incrível habilidade de selecionar figurinos que valorizam sua dança e seu corpo. 

As duas coisas mais importantes para se lembrar sobre o seu figurino para as competições são:
Seu traje precisa ser único, e ele deve “se encaixar” para sua  coreografia e seu tipo de corpo.

Certamente, todos nós já percebemos a quantidade de trajes “padrão pronta entrega” produzidos pelos ateliers, que estão agora disponíveis para compra em festivais e através da Internet.  Embora esses trajes sejam bonitos, tenha em mente que seu figurino favorito, que você comprou do “bazar”, e que estava à pronta entrega, também pode ser o favorito de três outras bailarinas da mesma competição. Se você não pode pagar um figurino personalizado, você pode fazer algumas alterações simples para fazer o seu “traje de prateleira” um figurino único.

Aqui estão algumas das minhas sugestões para mudanças:
  1. Adicionar flores, penas, ou outros acentos de um sutiã "simples", cinto, ou saia.
  2. Aplicar pedras extras, strass e cristais em  seu bustiê e cinto.
  3. Adicionar um corte de tecido de cor contrastante com a saia, e aplicar um detalhe com mesma cor sobre o bustiê (como “colares” atrelados às alças, por exemplo).
  4. Faça braceletes ou mangas que embelezem ainda mais  o seu traje e seu estilo de dança.

Em resumo, inclua apliques (ou alterações) que façam  o seu traje se destacar como uma peça única quando você competir.

Escolher um traje que se encaixa com a coreografia que será executada é igualmente importante. Se você quer destacar seu incrível trabalho de quadril, certifique-se de escolher um figurino com muitas franjas e gotas nos quadris de forma que os jurados não consigam deixar de prestar atenção no trabalho do quadril.
Se a sua coreografia apresenta inúmeros giros e piruetas, uma saia godê com muitas camadas de tecido e com as barras bem trabalhadas pode parecer mais apropriado do que uma saia reta. Se você tem maravilhosas linhas de pernas você gostaria de enfatizar em sua coreografia, tenha certeza de que não está vestindo uma saia até o chão que está completamente fechada ou o seu trabalho será perdido. Talvez uma saia reta, com uma fenda profunda,  seja a melhor escolha para você. 

Finalmente, considere que cor vai servir como pano de fundo no palco. Se o seu traje for da mesma cor que o tecido de fundo, você pode acabar parecendo uma "cabeça flutuante" de longe. Para evitar o efeito de camuflagem, descubra,  a partir de informações com o organizador do evento, que será a  cor utilizada para o tecido de fundo.

Maquiagem

Ana Claudia Borges - Super Noites do Harém 5: Makeup by Vera Moreira

A maquiagem apropriada para o palco deve, mais do que embelezar a bailarina, ser capaz de projetar suas emoções para o público

Antes de sua competição, tente obter informações sobre o palco e especificações de iluminação, e da localização do corpo de jurados. Eles estarão perto do palco, ou na fila 15? A competição será realizada em um palco com iluminação profissional, ou em um salão de convenções de um hotel sem iluminação? Todos esses fatores precisam ser levados em conta ao criar o seu look para a competição.

Algumas regras gerais de maquiagem de palco para manter em mente:
  1. Quanto mais fortes as luzes, mais ousada sua maquiagem deve ser. Uma forte iluminação de palco vai "lavar" todas as cores. Opte pelo bom e velho um batom vermelho-bombeiro (ao invés de um marrom avermelhado), marque as sobrancelhas e faça o contorno do rosto, nas cavidades de suas bochechas e sob a linha da mandíbula. Não dispense um blush e iluminador.
  2. Luzes fluorescentes refletem as cores verde e amarelo, assim, aproveite para fazer uma maquiagem  usando tons quentes, como marrons e bronzes.
  3. Cílios postiços deveriam  ser padrão para qualquer tipo de performance, porque emolduram os olhos e dramatizam a expressão.

Se precisar de ajuda para melhorar suas técnicas de maquiagem, certifique-se de checar o YouTube para tutoriais de maquiagem específicos para dança (Ou contrate a Verinha para um Workshop na sua escola!!!!) . Como alternativa, consulte sua amiga drag queen para dicas, truques e inspiração sobre o reforço ou camuflar com o make-up.

Certifique-se de praticar a sua aplicação de maquiagem bem antes da competição, para que você saiba o que está fazendo  na hora da tensão maior que são as horas que antecedem a competição.  Além disso, peça a um amigo honesto de olhar para você, tanto de perto e de longe, para ajudar a orientar tanto o conceito como a qualidade da aplicação.

A Escolha da Música

Esmeralda: mais do que boa dança, essa bailarina é um show de repertório. 

Aqui estão algumas dicas para manter em mente sobre a escolha da música:

Sua música precisa ser editada profissionalmente. As transições tem de ser suaves, não “picando” o ritmo, o emendando em batidas inoportunas. Se você não pode fazer isso, pergunte a um amigo (ou contrate um editor) para fazer isso por você.

(Nota da Verinha: essa frase da Jillina deveria ser um mantra para todas as participantes de competição. Músicas mal cortadas são UÓ).

Sua introdução não deve ter mais do que 5 segundos. Se for maior, você estará  perdendo um tempo valioso de apresentação no palco para o corpo de jurados. Sua escolha de música precisa ser única. Parece que a maioria das concorrentes preferem optar por versões instrumentais de músicas, mas não tenha medo de usar as músicas cantadas! Mesmo uma grande performance pode ser esquecida facilmente se os juízes ouvirem a mesma música repetidamente.

Aqui está um modelo do meu conjunto competição ideal:

  1. Noventa segundos de entrada da bailarina (não é introdução, atenção!!) : A escolha deve ser recair sobre a parte instrumental e dinâmica. Para a entrada, em minhas coreografias, utilizo muitos deslocamentos, giros e piruetas.
  2. Noventa segundos de Um Kulthum ou um  rico Taksim.  Este é o seu momento para mostrar uma gama de diferentes emoções, tanto com seu rosto e com os seus movimentos.
  3. Sessenta segundos de folclore ou música popular, que deve ser brincalhão e divertido, porém comprometido com o folclore apresentado.
  4. Sessenta segundos de solo de derback. Este é o clímax de sua apresentação de dança - não enrole! Este é o momento de mostrar a sua habilidade rítmica e de alta energia.
  5. Dez segundos de ”Finale” para a sua saída. Com sorte, você vai estar fora do palco antes de os aplausos acabarem. (Não gaste tempo dançando após o seu solo de percussão. Ele deve ser o seu clímax, a parte mais poderosa do seu conjunto. Deixe os jurados com seu solo de percussão na cabeça.)


Coreografia

Aysha Almée: uma das coreógrafas mais competentes de São Paulo e do país. 

Agora que você tem o visual, e a música, o que você vai fazer?

A elaboração da coreografia deve levar tempo, e não ser deixada para a última hora. 

Se você é  inexperiente na criação de coreografias e da estruturação da dança, não tenha medo de pedir aulas particulares com sua professora  favorita. Com toda certeza, ela estará feliz em  ajudar a criar uma coreografia ou composição para a sua apresentação.

Além disso, não tenha medo de contratar um bom coreógrafo! No início de minha carreira, eu contratei coreógrafos muitas vezes para me ajudar com as minhas performances e senti que era um bom investimento. Em outras formas de dança, é uma prática muito comum, contratar coreógrafos e treinadores.

Algumas coisas para manter em mente ao construir sua coreografia para uma competição:

  1. Comece fora do palco! Isso te salvará daquele momento estranho de  ficar em posição e segurando uma pose, fingindo é invisível, enquanto o cara do som se atrapalha para encontrar o seu CD. Lembre-se que, o julgamento começa tão logo os jurados colocam os olhos em você, portanto, tenha certeza de que sua entrada é grandiosa e impressionante.
  2. Acrescente em suas coreografias algumas “paradinhas-show”. Sua notação coreográfica é, provavelmente, de boa leitura musical e de bom gosto, mas se for muito segura e conservadora, pode ser esquecida facilmente. O que é algo impressionante e que você pode fazer bem? Profundas ondulações, acentos, piruetas, giros? Aplique um punhado desses movimentos onde  eles são musicalmente apropriados. (Por favor, sem chutes altos durante uma música Um Kulthum!) Movimentos especiais podem despertar tanto o público quanto os jurados de um estado sonolento, ajudando você a ser lembrada enquanto suas pontuações estão sendo computadas.

Certifique-se de praticar a sua coreografia, muitas e muitas e muitas vezes antes das competições, faça apresentações especiais dela para amigos e familiares. Isto não vai fazer você mais confiante no dia da competição, mas pode garantir um retorno inestimável.

O Dia da competição

Mahaila el Helwa - única brasileira vencedora do Ahlam wa Salam - Campeonato Mundial de Dança do Ventre

Meses de planejamento, praticando e finalmente chega o dia de competição.

Obtenha o máximo de seu tempo e investimento, mantendo estas coisas em mente antes de entrar no palco:

  1. Dieta: não esqueça  de comer apenas alimentos saudáveis ​​no dia da competição. Você vai querer ter energia para um dia inteiro. Além disso, certifique-se de trazer lanches com você para o local do evento. Os alimentos podem às vezes ser escassos e caros nesses grandes eventos, e você não vai querer que sua taxa glicêmica caia de repente e prejudique sua participação.
  2. Água:  Um corpo hidratado é capaz de realizar o seu melhor.
  3. Aquecimento:  Você sempre começa suas aulas com um aquecimento, não se esqueça de tratar o sua performance com a mesma disciplina. Inclua em seu aquecimento alguns exercícios de respiração de ioga para ajudar a acalmar seus nervos e relaxar o corpo.
  4. Aqueça seu rosto: Você não quer ser pega  no palco com um sorriso “parafusado”  ou com a expressão indiferente. Certifique-se de esticar os músculos do rosto, de modo que você esteja pronta para se emocionar e expressar a música.
  5. Traga uma cópia extra de CD da sua música, e tenha certeza de ambas as cópias têm apenas uma faixa gravada.
  6. Não se deixe intimidar pelo corpo de juradas. Elas estão lá para trabalhar (nota da Verinha: nos Estados Unidos os jurados cachê recebem para participar dos eventos), e podem parecer carrancudas quando estão realizando uma avaliação. Não tome suas expressões para o lado pessoal; juízes diferentes podem ter opiniões diferentes, e os concursos normalmente dão aos juízes parâmetros ponderados para julgamento, tornando o processo de avaliação difícil para eles. Se você precisar de inspiração, encontre o sua amiga, ou a mãe ou o marido na platéia. Tenho certeza que o olhar deles para você será bem mais feliz!

Este é o meu conselho pessoal, baseados somente no que eu procuro ao julgar um concurso. Espero que seja útil. Não importa em que local você deverá executar sua coreografia, mantenha o seu amor para a dança vivo e forte. Desejo-lhe a melhor sorte e coragem, tendo em sua próxima competição "Melhor Belly Dancer da Via Láctea"!

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Espero que tenham gostado meninas, e se vocês tem mais dicas legais, dividam conosco nos comentários!

Beijos a todas. 


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Um comentário:

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

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