23 setembro 2012

O que é que a Balalaika tem? Anastasia Biserova



Olá meninas!!!

Algumas coisas têm o poder de prender minha atenção por tempo indeterminado:

* Jogo do Coringão Todo Poderoso;
* Liquidação de maquiagem na internet; 
* Qualquer série de TV mela-cueca e, finalmente,
* Qualquer bailarina que tenha nome russo. 

Quando estava fazendo a apuração dos votos do "Melhores do Ano" vi este nome que me chamou muito a atenção na lista: Anastasia Biserova. Não preciso nem falar que fechei a janela do Google Docs a milhão e abri o youtube para saber quem era essa bailarina. 

Anastasia Biserova é uma bailarina russa de 22 anos (Jesus, como estou velha!!!), com 8 anos de experiência em dança do ventre. Em 2011 atingiu o objetivo máximo da maioria das bailarinas da atualidade: vencer o campeonato mundial disputado durante o Ahlan wa Salam, no Egito. Assistindo ao vídeo da competição, tive uma seríssima impressão de que se tratava de uma cópia de Darya Mitskevich, no entanto, assistindo outros vídeos dessa bailarina percebi que era apenas impressão mesmo. Avalie as semelhanças você mesmo:



O que me agrada nessas bailarinas do leste europeu é justamente esse relacionamento íntimo com a música, e essa interação do corpo não somente com os instrumentos, mas com a voz do cantor. E sempre cantando a música, coisa que adoro!

Anastasia em especial possui uma "calma vigorosa" em sua performance. Movimentos sempre de médios a grandes, porém muito bem finalizados, executados sem pressa. Ela utiliza muito as vibrações, outra forte característica das bailarinas do leste europeu. Eu não consigo enxergar uma grande variação de movimentos em seu repertório, mas essa bailarina prova que o básico executado com perfeição, calma, e principalmente, com um elaborado trabalho de braços e pernas,  pode sim encantar multidões.

Esta performance de Baterefleek demonstra exatamente isso.



Hoje em dia, em que temos muito mais acesso às tendências mundiais na dança do ventre, assistimos a cada vez mais vídeos de dança, discutimos e fazemos nossas releituras em sala, mesmo assim, as sequências estão cada vez mais parecidas. Mesmo que a bailarina tente imprimir personalidade na sua sequência, a leitura improvisada é quase intuitiva. Se destacará neste cenário, então, a bailarina que não somente dominar a técnica, mas que conseguir motivar o público a sentir o mesmo prazer que ela sente ao entrar em cena.

E é exatamente essa sensação que experimento ao ver Anastasia dançar, ela se deleita em cena, e eu quero também!! Mais uma das jóias do czar que veio para encantar o público mundo afora!

Com vocês: Anastasia Biserova





E vocês, o que acham???????????????



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...