29 maio 2012

Fusão: será mesmo que o céu é o limite???



Este é um daqueles assuntos cujas possibilidades de discussão são infinitas: existem limites para fusão???? E não estou falando da capacidade infinita da mente humana de inventar soluções para qualquer coisa que seja. Depois de assistir tantas fusões com dança do ventre, algumas que beiram o ridículo, ainda fico na dúvida sobre o quanto podemos misturar de duas formas de arte sem descaracterizar uma delas e, pior, fazer uma versão caricata da outra. 

Inspiradas em nossas colegas do ballet, da dança contemporânea, acreditamos ser possível assimilar em pouco tempo qualquer tipo de linguagem corporal, e, de uma inspiração simples fazer acontecer uma coreografia de fusão. Não disseram que quem pratica um tipo de dança, está apto a praticar todas? Eu mesma já ouvi essa pérola mais de uma vez. E seria ótimo se fosse verdade. No entanto, o risco de fazer uma conFusion é inerente a qualquer praticante de dança que não domine o estilo que se deseja fusionar.

Não acredita????

So you think you can dance - Fusão "world dance" com ênfase em bellydance



Bailarinos extremamente bem ensaiados, movimentos muito harmônicos, porém, a bellydance saiu pra ir no banheiro e não voltou durante a apresentação. E embora os jurados tenham rasgado a seda em elogios para o casal, eu achei que a apresentação não tem nada com nada.

Utilize o argumento "Fusion Bellydance" na caixa de pesquisa do youtube, e bem vindo ao show de horrores:

- Mambo Bellydance



- Cleopatra Bellydance




- Bellydance, Rock, Burlesque e mau gosto



- Bellydance Hula - ou o que acontece quando se "chupinha" a coreografia das Bellydance Superstars...

 


Para que o "empreendimento fusão" seja bem feito, é preciso investir esforço e tempo em aprender da outra linguagem que se deseja utilizar. Não apenas para estimular a criatividade e aproveitar do melhor que as duas danças juntas podem oferecer, mas também em sinal de respeito aos praticantes da outra modalidade. Como praticante de dança do ventre, gosto de ver fusões bem feitas com a minha dança, e fico bolada quando a "maltratam". Tenho certeza de que não é só comigo. 

Porém, nem tudo são espinhos nessa seara: existem aquelas uber bailarinas que dominam diversos tipos de linguagem e podem apresentar fusões que são obras de arte. E quando acontece uma fusão perfeita, feita por uma especialista nos dois tipos de dança, aí é verdadeiramente SUBLIME:

- Ebony - Hip Hop Bellydance




Percebem a diferença?

Beijos a todas!!!!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...