07 maio 2012

Bailarinas do Brasil - Nuriel el Nur - RN


Já aconteceu com vocês a sensação de orgulho quando um conterrâneo alcança qualquer tipo de sucesso na vida? Pois é, eu sou assim. Adoro ver meus conterrâneos bem sucedidos, me dá um orgulho danado dizer "ah, vc viu a fulana? É da minha terrinha." E minha terra amada e querida é São Paulo, mas me considero também paraibana, terra de seu Moreira "A lenda" (que Deus o tenha no Hitz Paris do céu), e potiguar, terrinha querida de minha mãe. Não preciso nem dizer que encho o peito de orgulho ao ver Nuriel dançar.

Nuriel dança no vídeo "Oitos, ondulações e redondos", o 3o. da série de vídeo aulas da Lulu lançado em 2002. Na vídeo aula sua "missão" é fazer uma demonstração do oito pra cima, e ela capricha demais nos sinuosos e nos movimentos serpenteantes do corpo. Mas sua dança não está limitada a isto de jeito nenhum. Ela consegue fazer uma mistura deliciosa entre a delicadeza característica das pupilas de Lulu e a alegria típica do nordestino. 

O primeiro ponto a se destacar no trabalho de Nuriel é a escolha do repertório. Interessante como ela dança sempre uma versão diferente daquela música mais conhecida. Em uma pesquisa de 5 minutos no youtube vi versões interessantíssimas de Ana Fi Intizarak, Leylat Hob, Enta Omri, um cocktail de Om Koulthoum e  2 versões diferentes de Alf leyla we leyla.  

Sua leitura musical é diferenciada pelo fato de que ela detém um controle absurdo dos movimentos, e consegue   que acentos muito pequenos tenham um grande impacto visual. Os movimentos dela não possuem uma grande amplitude, mas não perdem em nada para os quadris nervosos que fazem nossos olhos brilhar. E sua dança possui uma fluidez diferente, reverbera o bater do tambor que reside na alma do nordestino, é um gingado totalmente particular. A única fusão que Nuriel realiza em sua dança é da tradição egípcia com suas raízes nordestinas, e o resultado é maravilhoso de se assistir. 

Pra quem gostar de uma racks sharqi na versão "original", pode procurar no tubão que vc irá se deliciar. 

Com vocês: Nuriel el Nur











Beijos a todas!!!!







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...