16 abril 2012

1

Mercado Persa 2012 - Primeiras impressões

Olá meninas!!!!

Depois de uma maratona incrível de 2 dias de Mercado Persa, impossível não estar M.O.R.T.A!!!! Mas, cá estou às 3 da matina para conversar sobre o MP pra vocês. 

O lance é que o stress começou já na entrada no sábado. O guarda carros do estacionamento dizendo que foram distribuídas cortesias de estacionamento na sexta feira, e que não havia vagas. Alô? Que história é essa de cortesias gente? Baita idéia de girico! Eu concordo que os expositores têm a preferência, mas tirando os expositores, é de quem chegar primeiro. Simples assim. E os estacionamentos próximos? Fantásticos 50 REAIS. Você leu certo: C.I.N.Q.U.E.N.T.A. R.E.A.I.S. Nem vou falar nada....

Compra convite e entra. Não tem pulseirinha. Moço, e se eu precisar sair do Sírio pra fazer qualquer coisa?? Comer, sacar dinheiro, buscar alguma coisa no carro??? Tem que comprar outro convite. Hã?


Pode isso produção? Isso é um absurdo. Estávamos literalmente APRISIONADOS no Sírio e reféns dos preços abusivos da cantina, porque não havia pulseirinha, carimbo, nada que garantisse sua entrada. Em relação aos preços, estamos acostumados - se submete quem quer. Mas impedir a saída até pra sacar dinheiro, sorry, não aceito. 

Outra reclamação é com a velha e mal educada mania do brasileiro "guardar lugar" enchendo de bolsas e sacolas as cadeiras enquanto várias pessoas ficam em pé. Ano passado os seguranças passavam de hora em hora obrigando todos a removerem as bolsas das cadeiras para garantir os lugares a quem quer se sentar, mas a equipe da segurança este ano estava meio sonolenta, chegando ao extremo de eu ver 12, sim 12 cadeiras com as malditas bolsas e sacolas, e quando abordei o segurança pra solicitar a retirada, ele disse "Não, a gente não faz isso não moça, desculpe". Ainnn que ódio!!! Educação gente! É tudo na vida!!!



Chega com o mimimi (por enquanto...)

Sábado praticamente exclusivo para concursos, sendo os individuais no palco B e os grupos no palco A. Fiquei bastante tempo no palco B, e posso dizer de cadeira: a iluminação estava um horror! Vi várias bailarinas reclamando da iluminação. Os fotógrafos profissionais, com suas máquinas só faltam falar conseguiram fazer boas imagens, mas nós pobres mortais NADA!! Filmar então nem se fala. Se você estava longe da primeira fila, a luz negra deixou a filmagem roxa. Se você estava muito perto, as cortinas douradas estouravam a luz de iluminação. Enfim. Não estava boa. Aqui está um exemplo da iluminação:

Finalistas do solo profissional master

Essa é uma foto da segunda fila, pra vocês terem uma idéia de como estava a iluminação. Realmente ruim.

No geral achei que vários grupos de SP deram uma desaparecida geral do Mercado Persa. Senti falta de várias bailarinas que, independente de dançar ou levar grupos, iam, davam uma zanzada pela feira para cumprimentar os amigos e saíam. Senti falta da Kahina, Ju Marconato, Malak, Mayara al Jamila...  Ou eu que não vi, mesmo, não sei.

Esse foi o ano dos figurinos egípcios no Mercado Persa. E vi muito, mas muito figurino "sem grife", mas não sem glamour. Na categoria juvenil, a Vitória, também aluna da Ana Claudia Borges estava com um figurino que era uma verdadeira jóia, confeccionado por sua mãe. Fico feliz que a maioria dos grupos este ano preferiu aderir ao faça você mesmo, o que, com certeza, vai levar os ateliês a repensarem seus preços.

A feira estava menor este ano - ano passado tinha uns 200 expositores e este ano devia ter uns 150, 160 no máximo. Mesmo com mais espaço, no domingo à tarde ainda estava impossível de se andar. Mas uma coisa bacana que eu vi este ano foi que a maioria dos expositores levou produtos de baixo valor agregado, e fizeram verdadeiras promoções. Havia lenços de quadril com moedas a 10 reais, mais barato do que na 25 de março. Outro detalhe é que os egípcios descobriram o mercado brasileiro, porque havia pelo menos uns 10 stands de egípcios com roupas, artigos de decoração, bijuterias....

Os concursos individuais foram uma grata surpresa no MP. Discordei de algumas premiações do sábado, mas no domingo todos os resultados foram justíssimos, fiquei passada. Veja abaixo um vídeo super divertido que eu e Samantha Monteiro fizemos depois das categorias baby, amador e juvenil:




Ao mesmo tempo, de uma certa forma, fiquei feliz, pois no ano passado eu fiz um manifesto aqui no blog pedindo que o tema do concurso fosse mencionado nas fichas de avaliação, e pelas vencedoras, pelo fato das vencedoras seguirem o tema com exatidão, acho que esse objetivo foi atingido. A dança do ventre agradece! Mas vou deixar esse assunto pra quarta feira, para conversarmos também um pouquinho sobre interpretação e aplicação do regulamento.

Minha prô Aninha, campeã do solo profissional categoria master - Tinha uma bailarina no meio de todo aquele strass????


Quero deixar aqui registrado que a melhor dança que vi no MP não foi no palco principal, nem no palco B, mas foi na tendinha da Zeinab. Eu estava conversando com a querida Lucy Link, de repente a Zeinab começa a dançar um Khalige super delicado, de raiz, só a marcação no pé e a delicadeza dos movimentos! Daqueles que dá um arrepio de amor à dança sabe? E, em seguida, Joelma Brasil dançou Nebtidi Mnain el Hikaya de uma forma tão linda, tão pura, tão doce que me levou às lágrimas - fazia tempo que eu não via uma apresentação que me emocionasse dessa forma. Eu queria muito ter filmado, mas não foi possível... uma pena. Quem estava lá partilhou daquele momento mágico...

Quero mandar um beijo pra todos os leitores que me deram um oi, não vou citar os nomes de todos porque com certeza vou injustamente esquecer alguém, mas quero deixar uma mensagem especial para uma leitora querida da cidade de Jundiaí, e ela me abordou no único minutinho que consegui para entrevistar a Cláudia Censi, e não deu pra tirar a foto com ela. Então flor, essa mensagem é pra você: muito obrigada pelo carinho, são manifestações como a sua que motivam a gente a continuar escrevendo, participando dos eventos, porque essa energia positiva que vem de vocês é que faz tudo valer a pena. Um beijo no seu coração.

Quero saber as impressões de todo mundo, e amanhã aqui no blog: CLAUDIA CENCI gente!!  Mas antes, vejam que lindinha a dança dela no show de gala de sexta feira (vídeo da Central da Dança do Ventre) :






Um comentário:

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...