20 abril 2012

Mercado Persa 2012 - Concursos Parte 2 - Os mais admiráveis

Flavio Amoêdo - Campeão da Categoria Solo Masculino Show


Existem aquelas horas em que eu quero ralhar com Deus porque ele não me deu o dom da duplicação e nem do teletransporte. E no Mercado Persa essa sensação piora horrores quando eu assisto no youtube apresentações que eu queria ter visto ao vivo. Vamos conversar sobre elas.

Categoria baby - 1o. lugar - Ana Julia 
Estúdio Alma Gitana da professora Hana Zahira

É aquele caso de "se você gostou curta, se vc sentiu vontade de apertar e encher de beijo compartilhe". Olha que cuti-cuti essa menina, que linda! A Ana Júlia tem 6 anos, e, segundo sua professora, foi ela quem escolheu os movimentos da coreografia. É de admirar né gente, 6 aninhos, já coregrafando, e ainda dançando super graciosamente! Como vocês podem ver pelos gritos, ela simplesmente arrebatou o público, e mereceu a vitória. 




Categoria Solo Masculino Show - 1o. lugar - Flavio Amoedo

Não há vídeos dos outros concorrentes da categoria solo masculino show, mas fico eu aqui pensando que para bater essa apresentação do Flávio Amoedo, só se o concorrente, sei lá, de repente fosse transmorfo e virasse a Souhair Zaki, a Azza Sharif, a Nour e se teletransportasse para o meio da platéia fazendo um shimmie da Soraia Zaied. Aí "talvez" ele ganhasse do Flávio. Eu sentia muita falta de um lento bem executado na dança do Flávio, as danças dele sempre são tão fortes e eu não gostava muito dos lentos. Mas nessa apresentação ele estava realmente inspirado, e houve uma fluidez incrível nos movimentos lentos. Preciso dizer que gostei muito da força aplicada na percussão, especialmente nos tranquinhos. Fico bolada quando vejo uma dança masculina "delicadinha". Quero delicadeza, sim, mas que o homem também utilize seus atributos físicos para aperfeiçoar a dança, e a força aplicada na hora certa é lindo de se ver.  Pra não dizer que eu AMEI TUDOOOOO eu achei os meio redondos "pulados" - porém acredito que essa era a intenção na marcação da música, e não gostei muito dos círculos com os braços, achei meio rápidos demais. São só observações, porque a dança é mais do que impecável. 




Agora, só uma observação sobre a platéia: a mulherada me matou de vergonha durante a apresentação dos homens. Não podia subir um homem no palco que a gritaria começava: "lindo", "gostoso", "abusado", isso não foi só com o Flávio Amoedo, foi com TODOS. Parecia show de striptease. De mau gosto e extremamente desnecessário. 

Vamos falar um pouquinho sobre os grupos clássicos. Ano passado também houve uma polêmica grande envolvendo o resultado do concurso Grupo Clássico, várias pessoas (inclusive eu) acharam que seria justo o bicampeonato da Kahina Cia. de Dança, no entanto o grupo ficou em terceiro lugar. Achei que o grupo da Ju Marconato dançou bem, mas o primeiro lugar eu simplesmente NÃO ENTENDI.Ok, agradou o público e tudo, mas de clássica não tinha nada.  Porém, em 2012 a competição estava muito mais forte do que no ano anterior, os grupos estavam extremamente bem ensaiados, e os jurados passaram por maus bocados para escolher os três vencedores. E escolheram muito bem, houve justiça no resultado. 

Categoria Grupo Clássico - 1o. lugar - Cia Yahliw 


Ví o vídeo mais de uma vez (pra não dizer umas 10 vezes)  tentando concluir se a música era clássica ou moderna, e confesso que ainda não cheguei a uma conclusão clara. A introdução gera muitas dúvidas, mas a segunda parte da música era bem clássica, então vou dar um desconto. Observem a sincronia desse grupo: é perfeita. Apenas em alguns poucos momentos vi um braço, uma perna fora do lugar, mas é detalhe de quem tem TOC. As trocas de posições foram perfeitas, o trabalho com as saias e os desenhos em cena com as combinações de cores dos figurinos idem. Vitória merecidíssima!!!



2o. Lugar - Cia. Mahaila el Helwa - SP

Fico feliz da Mahaila não ter dançado com o grupo porque iria criar o "efeito Jesus" (alô Rhazi) - a coreografia é muito a cara dela - e as alunas merecem todo o mérito da execução porque deram show em cena. Devem ter sido muito pequenos os detalhes que diferenciaram o primeiro lugar do segundo - observei alguns bracinhos pouco alongados, e uma leve confusão no primeiro desenho da coreografia. Mas novamente: são PEQUENOS detalhes. Gostei muito também do trabalho de saias e da evolução final. Um primor! Parabéns à Mahaila pela criatividade e às meninas que arrasaram!




3o. Lugar - Nucleo Belly - Patrícia Saldanha

Outro grupo fortíssimo que teria plenas condições de envergar o título. Na minha opinião, as meninas de Patrícia Saldanha só não levaram o título porque a música começa muito forte, elas "queimam" movimentos de um nível de dificuldade razoável no começo, mantém um ritmo forte durante a música, porém o final da música é meio "nheco nheco" como diz minha prô - não oferece uma oportunidade de impacto. E a última impressão do jurado é a que talvez garanta a nota 10 para o grupo. Observei um problema também em relação aos braços no arabesque - algumas meninas "quebravam" ao invés de finalizar o círculo no ar e isso ficou um pouquinho feio cenicamente. Mas, de novo "detalhes tão pequenos de nóis dois... " 

Agora PRECISO comentar sobre o quadril dessas meninas - parabéns à professora: todas com o quadril muito soltinho, e isso nada tem a ver com a coreografia, é fruto do esforço em sala. Tô passada! Parabéns. 




Como vocês puderam observar, o concurso de grupos foi nivelado por cima, boa leitura musical e boa qualidade técnica, figurinos impecáveis, desenhos em cena (que é o que mais gosto), e, principalmente: palco cheio. De fato um ano memorável para o concurso de grupos do Mercado Persa!


Concurso Maturidade

Outra competição que me emociona muito é a categoria maturidade: mulheres que conheceram a dança do ventre já no entardecer da vida, e talvez não disponham daquela ultra master blaster técnica em cena, mas, ao vê-las dançar, a gente consegue enxergar que em cada movimento, cada deslocamento, existe uma luta para vencer o próprio corpo duro e teimoso, e chegar ao palco é uma vitória. Elas curtem demais cada minuto em cena, e nos oferecem o mesmo sentimento. Pra mim todas foram lindas e merecem vencer!!! Parabéns. 








E vocês meninas, o que acham???

Beijos a todas.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...