23 abril 2012

Mercado Persa 2012 - As boas compras e Considerações Finais

Olá meninas!!!

Em primeiro lugar, quero pedir mil perdões por não ter finalizado a semana Mercado Persa, mas passei por alguns problemas pessoais no final de semana que culminaram com a morte da minha avó no sábado. Mas hoje - finalmente - conversaremos sobre o que havia de legal na feira do MP, e algumas apresentações simplesmente INCRÍVEIS!

Antes de falar sobre as boas compras, quero informar que não é publieditorial, não ganho nada de nenhuma marca para escrever aqui, a opinião é 100% isenta, ok?? 

Este ano notei uma boa diminuição no número de expositores no MP. Se no ano passado eram 200, nesse ano havia, no máximo, uns 150. Acredito que esse seja o número ideal, tanto pra quem compra quanto para quem vende. Se é para ficar naquele espaço do Sírio, que já está um ovo, que sejam 150 no máximo mesmo. O interessante é que vi o aumento de expositores com produtos de baixo valor agregado: bijuterias, artigos de decoração, camisetas... Pelo que percebi, as bailarinas preferem comprar 40 produtos de 10 reais do que investir num figurino de 400 reais, por exemplo. Com exceção de Simone Galassi, todas as grandes marcas de figurinos de SP e outras "figurinhas carimbadas" de outros estados estavam lá, mas não havia muitos "desconhecidos" vendendo figurinos. E quem estava lá, posso dizer, estava bem realista nos preços, GRAÇAS A DEUS, com a proliferação de figurinos egípcios no mercado, e com o sem-número de vídeos ensinando "faça você mesmo", os ateliês caíram na real e moderaram nos preços. 

Pelo 2o. ano consecutivo, o prêmio "Barateira do ano" de figurinos profissionais do Mercado Persa vai para:

Atelier Yasmin Hassanein


Novamente Yayá trouxe figurinos belíssimos, com uma média de preços de 380 a 500 reais, e 650 reais para figurinos com strass, e a coleção preparada para o MP estava muito linda. Aproveitando para deixar uma dica, ela colocou no Facebook vários figurinos em promoção pós MP, a partir de R$ 300,00 à vista. Sim, eu disse TREZENTOS REAIS. Vai amiga, se joga:



Vi muitas coisas lindas em relação a figurinos, strass pra todo lado, o primor de aplicação de cristais da Balily, os figurinos egípcios trazidos pela Giuliana Scorza (inclusive a roupa usada pela Aninha na final do solo Master foi comprada no MP com a Giu e "já batida" num solão de derback, sem soltar um cristalzinho sequer), mas o figurino que conquistou meu coração foi esse...

Atelier Daniela Minotti - SP
(014) 9784-8750

A Daniela Minotti tinha vários figurinos egípcios muito bonitos a preços camaradas, mas o figurino mais lindo de seu stand era esse aqui:




Observe que o figurino não é aquela explosão de strass, aliás, quase não os tem, só um cristalzinho ou outro, mas o trabalho da combinação de cores do tecido com o bordado, o drapeado, a escolha dos materiais, estava tudo perfeito. Uma pena ou melhor que o cinturão servia só na minha coxa, senão... ai meu cartão de crédito!!!!

Teve uma ala na feira do MP onde só se ouvia árabe para todo lado - os egípcios vieram pra ficar no MP!!! Eu adoro todas aquelas caixinhas de madrepérola, os derbacks, mas o bacana mesmo são as bijuterias que podemos utilizar para compor figurinos folclóricos. E achei esse colar a cara da Hagalla da Azza Sharif. Por 45 dinheiros, era seu!!

Bazar do Nilo
(011) 6551-3131


Esqueci de fotografar um item que achei bem interessante - tacinhas para dança com led! Ao invés da chama, a taça continha uma lâmpada led azul ou amarela. Na hora fiquei louca, queria comprar uma, mas depois fiquei pensando no simbolismo da dança, na energia do fogo que é perdida... desisti. Mas para apresentações em grupo, competições e afins, achei uma ferramenta muito válida. 

Como boa fã de artigos personalizados, sempre me encanto por bolsas, necessaires, "porta-tudo" com o nome dança do ventre. É, eu sei que muita gente se aproveita disso e coloca os preços lá em cima, mas é por isso que a feira do MP é tão útil: é possível negociar preços especiais para grupos, pedir desconto para compras a vista, e é nítido que os comerciantes estão abertos para negociação. E fiquei louca com essas bolsas com esse material plastificado:

Arona by Jamili Khalih
(011) 2382-1517


Fiquei apaixonada nessa "bolsona" rosa para aulas, pude conferir o material, é bem duro e bem resistente. No canto inferior direito da foto, o porta-pandeiro, olha que graça!! Achei a necessaire um pouco grande pra colocar na mala de bailarina, mas se for pra carregar na mão, por exemplo, é ótima. 


O que chamou a minha atenção no stand foi isso aqui: porta tacinhas. A bolsa é toda acolchoada por dentro, para evitar que as taças se quebrem, e elas ficam muito bem acondicionadas. E fora que as estampas são um mimo! Amey!!!


Outro item bacana é essa bolsa, que no stand elas estavam chamando de porta véus, mas vamos combinar que ela é um porta tudo: véus, maquiagem e bijuteria. E o melhor: vem com gancho para pendurar, ou seja, uma vez aberta você tem a visibilidade de todos os materiais que levou para o evento para compor seu traje. Achei muito criativo, e principalmente, muito útil mesmo. 

Em relação aos acessórios para dança, havia muito, mas muito pandeiro egípcio mesmo, que eram bem mais bonitos do que os que vemos vendendo por aqui, mas as espadas eram uma unanimidade: praticamente todos os stands vendiam as espadas da Dunya Bellydance.



E o que achei mais interessante foi o lançamento da Dunya Bellydance para o MP 2012, que foram as espadas com as estrelinhas vazadas, um verdadeiro trabalho de arte. Eu adorei de verdade, e no domingo já não havia mais nenhuma nem pra contar a história.



************************************************************************

Chega de falar de compras, vamos aos "vídeos incríveis" do MP:

Jefferzion - Música Indiana - Artes plásticas



A dança acontecer no palco já é, em si, uma mágica. Ver um artista que, além de dançar, pinta, chega a ser surreal. E esse moço é um poço de carisma! Me senti privilegiada de poder prestigiar essa apresentação ao vivo, simplesmente inesquecível.

Yasmin Khaled



Toda vez que eu penso nessa menina, fico triste porque quem desenvolveu a coreografia com ela não respeitou o tema do concurso, porque ela era a MELHOR sem discussão do concurso juvenil. Aliás, ela poderia estar na final do solo profissional star, sem dúvida tinha nível pra isso. Fiquei CHO-CA-DA!!!

Titãs - Festival de Bailarinos Árabes



Junta todos os homens famosos da dança árabe no palco + o Tárik e temos o que gente??? Gritaria ENSURDECEDORA e desnecessária! O fato é que o grupo dirigido por Ali Khalih arranca suspiros por onde passa, e essa foi realmente uma apresentação de gala, fiquei arrepiada. E Lulu Brasil no final para "abençoar" a apresentação foi demais. Mais uma apresentação inesquecível do MP!

*************************************************************************

Considerações finais:

Esse MP, foi, pra dizer o mínimo diferente. Porém em um nível muito positivo. A justiça nos concursos melhorou em muito o clima nos corredores do evento. Observamos também que vários pequenos eventos ocorreram fora dos palcos, um deles foi a tenda da Zeinab, onde muita gente se emocionou com várias apresentações, e era possível "dançar sem compromisso" também. Houve roda de Dabke na feirinha, com direito a show do Nasser, e essas apresentações inesquecíveis no palco. Ou seja, quem estava lá para dançar, dançou e quem estava para se divetir, atingiu seu objetivo também!

Digo e repito por mais um ano: o Sírio não comporta mais o MP, além dos corredores lotados, dos banheiros escassos, esse ano tivemos o caso do estacionamento que foi um absurdo. Mais uma vez deixo a sugestão: não seria legal fazer uma cotação de um dos blocos do Expo Center norte???

Que essa harmonia que vi acontecer no palco e nos corredores do MP se estenda por todo o ano, porque só com amor e muita justiça conseguiremos fazer diferença no meio da Dança do Ventre no Brasil. 

E que venha o MP 2013!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos a todas!!!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...