07 março 2012

8

Mozart in Egypt - Hughes de Courson


Toda bailarina tem um "dilema" que a persegue, uma cruz pra carregar: a escolha da música de apresentação. Para a maioria (dependendo do estilo de apresentação escolhido) a música tem que ser forte, impactante, deixar no ar a grandiosidade da arte, e para muitas o alto nível de dificuldade da técnica. Embora as composições árabes estejam repletas desses elementos, às vezes existe uma vontade de ser diferente, de exibir algo inovador. Imagine você uma apresentação só de profissionais em uma escola: é música clássica que entra, música clássica que sai, e embora eu ame música clássica, em um dado momento ela cansa. 

Uma excelente opção para escolha de músicas "grandiosas" porém diferentes é o projeto Mozart l´Egyptien, ou simplesmente Mozart no Egito, composto pelo maestro Hughes de Courson e pelo músico egípcio Nasredine Dalil.

A proposta? Simples, muito simples. Composições de Wolfgang Amadeus Mozart "mixadas" com ritmos e instrumentos típicos da música árabe. Pensando de uma forma bem otimista, é uma mixagem simples, que podemos fazer até no soundforge da vida. Na prática, significa misturar dois mundos completamente diferentes, estruturas musicais complexas e extremamente diferentes. Uma mistura audaciosa. 


Em 1997 a EMI apostou no projeto do maestro Hughes de Courson e lançou o álbum Mozart l´Egyptien, com 12 faixas, sendo que 7 faixas eram composições tradicionais árabes mixadas com as sinfonias de Mozart, e 5 faixas são apenas as sinfonias com uma "releitura" trazendo os ritmos e os instrumentos árabes. Como destaque deste primeiro álbum (e mais famoso da série) eu mencionaria a versão de Lamma Bada Yathathenna, mixada com a Sinfonia nr. 40 de Mozart,  e o Double Quator em Fá (minha preferida). 

Diante do enorme sucesso do primeiro álbum e da turnê que se seguiu até 1999, o maestro Hughes de Courson resolveu compor uma sequência para este projeto, lançado em 2005. Mozart l´Egyptien 2 traz verdadeiras obras de arte como a releitura de  "Alatul" - concerto para flauta de 12 minutos e "The Queen of the 1001 nights" (A rainha das 1001 noites). 


Faça aqui o download de Mozart no Egito 1 e 2:

E para nós, bailarinas, uma apresentação ao som de Mozart no Egito é um desafio. Mas os resultados têm sido fantásticos, como você pode conferir nos vídeos abaixo:

Nuriel el Nur (RN) - Bellíssima versão de Lamma Bada




Shakti Shala (RJ)



Esalim:




Suzana Samina:




E vocês meninas, o que acham dessas versões de música clássica ocidental com música clássica oriental???

Beijos a todas

8 comentários:

  1. Verinhaaaaaa!!!!
    Eu tenho esses dois álbuns há alguns anos, pois me foram apresentados por uma prima que é musicista e regente, amante da música clássica e que tb pratica danças árabes. É fantástica a mistura oriente-ocidente!!!
    Mas o mais interessante é que eu nunca usei o álbum para nada... Ainda não bateu o momento "Oh! que idéia!" para mim, mas quem sabe no futuro, né?
    De qualquer forma os álbuns são lindos!

    bjoks

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! E só para deixar registrado: Seu blog ficou lindo!!! Amei o template e o novo logo! De muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera, sempre leio o seu blog, ADORO!!!! mas nunca comento... acho muito legal essas misturas, ainda mais em uma apresentação longa... segue o link de uma apresentação do meu grupo com a musica do Beethoven, o festival era sobre obras de arte e representamos a musica como obra de arte, bjs e espero que goste!
    Dança do Ventre: Obras de Arte - Beethoven http://www.youtube.com/watch?v=SJVfiaqHAtg&list=UUbuuZDx6PEBM-HPT-BlTb6A&index=8&feature=plcp

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera tudo bem? Querida amei o post, só fiquei triste que o link para o donwload não está funcionando :(

    bjus
    p.s o template ficou lindo!

    ResponderExcluir
  5. @:.Tati Lamas.:

    Tati se tem alguém que pode ter boas idéias pra esses álbuns, com certeza é você. Já tentei pensar em alguma coreografia teatralizada para o Double Quator em Fá, alguma coisa tipo "Sociedade Medieval da Inglaterra meets Dança do Ventre"... mas como não dou mais aulas não dá para executar.

    E essa barrigona?? Quando estoura???

    Beijos no coração!!

    ResponderExcluir
  6. @karina Karina!!!!

    Que linda a coreografia do seu grupo. Tsunami, mas bem executada. Onde vocês conseguiram essa fusão com Beethoven?

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  7. @SSMartinelli

    Oi Simone!!

    Troquei os links para outros endereços, agora já está funcionando.

    É a maldita SOPA que está tirando todos os links de download da internet!!!

    Beijoconas

    ResponderExcluir
  8. Vera, é de um grupo chamado BanYa, segue o link do 4shared http://www.4shared.com/mp3/HRUNS4_k/BanYa_-_Beethoven_Virus__Full_.html

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...