20 fevereiro 2012

4

O balanço do desfile da Unidos de Vila Maria - Carnaval 2012


"Vamos dar as mãos, nossa família
Fazer na avenida a corrente de fé,
Bate forte no tambor AXÉ".

Mais um ano em que o mundo bellydance se volta ao Anhembi para acompanhar a passagem das grandes bailarinas da Dança do Ventre no palco do samba. Neste ano a escola que prestigiou a nossa dança foi a Unidos de Vila Maria, que depois de um desempenho fenomenal em 2011 vem "com sangue nozóio" para a conquista do título. E nós, como bons fans de dança do ventre que somos, ficamos com os olhos colados na telinha para prestigiar nossas meninas. 

Os desfiles já estavam com um atraso de 30 minutos, o horário previsto para a Vila Maria entrar na avenida era 02:50, porém às 03:25 da manhã o desfile da Águia de Ouro ainda não havia terminado, a escola saiu com EXATOS 70 minutos regulamentares de desfile, o que nos deixou mais ansiosos ainda para o início do desfile da Vila Maria. Aliás, meu muito obrigada ao Michel Rosa, Ana Graziela Hana Aysha e Carol Mello que me mantiveram "antenada" com nosso momento "comentaristas de carnaval". 

O desfile da Vila Maria começou por volta das 03:45. No esquenta, em uma filmagem geral da escola pudemos assistir às bailarinas Aysha Almée, Mahira Hasan e Chrystal Kasbah. Para impressionar os jurados "de cara", a Vila Maria veio com a melhor comissão de frente do carnaval de São Paulo. A Globo ficou tão impressionada com a fluidez do figurino e a qualidade da coreografia, que deu destaque à comissão de frente por intermináveis 23 minutos. Isso mesmo: 23 MINUTOS. Não preciso nem falar que ainda tinha muita escola pela frente, e que a passagem pelos outros carros e alas seria bem rápida. 

Comissão de Frente da Unidos de Vila Maria com o tema "Fiat Lux - E se fez a luz"

As bailarinas vieram no carro "Aurora dos Tempos", o segundo carro da escola, que destacava o uso das mãos na evolução humana. A impressão que eu tive era de que o espaço era muito pequeno para as evoluções planejadas na coreografia, talvez uma das bailarinas que participaram possa nos esclarecer essa dúvida. A passagem foi muito rápida, e, dessa vez as bailarinas destacadas foram Karina Galasso, Najwa Zaidan, Karol Reis e Michelli Nahid.

Bailarinas no carro "Aurora dos Tempos" - Foto de Sandra Reis. 

O carro no qual desfilou Suellem Morimoto trazia o artesanato brasileiro, e na frente do carro, para mandar pra longe o mau olhado, duas enormes carrancas ladeavam um caneco de cerâmica em forma de focinho. Na minha opinião esse era um dos carros mais interessantes da escola, pois nele estavam representadas as esculturas mais famosas do nosso país mundo afora. A Globo, no entanto, não divulgou nenhum detalhe do carro, apenas mencionou o nome do destaque, sem, ao menos descrever o que ele representava. A fantasia de Suellem, a Iemanjá, a imagem da mulher morena com o vestido azul é a escultura brasileira mais vendida no mundo. Merecia um comentário no plim plim, não merecia?

Fonte: Folha de São Paulo

Veja o vídeo da participação das meninas da dança do ventre no desfile:



Minha opinião geral sobre o desfile da Vila Maria é que foi um desfile correto, gostei demais do carro com o telão que demonstrava os tweets da galera em tempo real. No entanto, achei que faltou um pouco de ousadia nas alegorias, principalmente com uma alegoria tão espetacular na comissão de frente, o público ficou com uma expectativa grande em relação às demais alegorias da escola. Não estou falando que elas não eram lindas e luxuosas, pelo contrário. Estou falando que faltou aquele elemento "VAVAVOOM" que faz o povo sair do sambódromo falando dele por horas (eu, pelo menos, ainda não apaguei da minha cabeça a imagem da Rainha de Bateria da Mocidade tocando um surdo de terceira, e nem da Bateria da Gaviões que trocou de roupa em plena avenida).

Outro item crítico, na minha opinião, foram justamente as informações fornecidas pela transmissão, sabidamente oferecidas pela escola. Faltou detalhamento, houve uma preferência em falar da Quitéria Chagas, da Val Marchiori, do Chico Espinosa do que realmente da Vila Maria. Um exemplo é a ala das baianas. Falaram que o Chico Espinosa foi até Americana, ficou 15 dias trabalhando no desenvolvimento do tecido do qual foram feitos os vestidos das baianas. Mas qual era o tema da ala mesmo? Até agora não sei. 

Aliás, a Val Marchiori é um outro item a ser considerado. Será que vale chamar a socialite mais polêmica (no mau sentido, aquele de que "falta inteligência") de um reality show extremamente supérfluo para envergar a fantasia mais cara da escola?

Que a Vila Maria estará no desfile das campeãs, eu tenho certeza. Vamos torcer que esteja lá com o caneco. 

Antes de mostrar algumas fotos, queria deixar só dois comentários aqui:

1. NOTA ZERO pra Vai-Vai que trouxe um enredo cujo tema era "Mulher", e nem cogitar colocar uma ala de Dança do Ventre, uma das danças mais femininas (se não a mais feminina) da humanidade.

2. Já passou da hora de uma agremiação de São Paulo contar a história da imigração árabe no Brasil, já que este é um povo que foi primordial no desenvolvimento da cidade de São Paulo. Escolas de Samba: FIKADIKA!

Vamos às fotos de nossas meninas:

Essas fotos abaixo eu extraí da filmagem.




Fotos de Sandra Reis:







Beijos e bom carnaval à todas!!!

4 comentários:

  1. Oi Verinha! Não tenho toda a sua propriedade pra falar de Carnaval pois sou uma roqueira pela primeira vez na avenida... mas, nunca pensei que esse negocio ia virar tanto a minha cabeça! Fui na quadra, acompanhei a concentração e me vi cantando o samba inteiro e fazendo as coreografias das alas! Meu maior respeito pelas comunidades que fazem e vivem de carnaval o ano inteiro, são artistas populares! Tava tudo lindo MESMO, nossas meninas, impecáveis e maior orgulho ouvir Chico Spinoza falando sobre a Dança do Ventre, com um respeito que falta em muito árabe e simpatizante por aí. Ai, vou parar por aqui, já falei demais hehehe.... agora, só aguardar a apuração... beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rhá!!! Eu também sou uma roqueira que uma vez por ano entra na roda de samba, mas tive o melhor professor de carnaval do mundo que foi meu pai, a gente passava várias madrugadas assistindo e comentando.

      Fiquei super feliz com o 4o. lugar da Vila Maria, e, embora eu ache que foi TUDO roubado esse ano, acredito que a Vila Maria se credenciou no sambódromo para estar no desfile das campeãs. O que comentei aqui foi um alerta mesmo, no sentido de uma dica de expectadora. Acho que o Carnaval dissemina muito conhecimento através de seus enredos, e no caso da Vila Maria, fiquei esperando e não aconteceu.

      E sobre surpreender, fala sério!!! É importantíssimo, estamos no carnaval das revoluções ano a ano. No Rio de Janeiro cada escola inventa uma inovação diferente a cada ano, aqui em Sampa precisamos acompanhar!

      Beijoconas flô, ótima semana pra vc!!!

      Excluir
  2. ainda bem que vc fez esse resumão, pq eu não vi nada na tv esse ano... obrigada! adorei as fotos, os comentarios e concordo com você sobre as inovações necessárias! agora... a única coisa que fiquei pensando: não tava muito simples a roupa da Su? ahhh...lógico que ela é linda, musa, seu make arrasou e tals.. mas o que vc achou? vi a foto da capa da folha sp e é outro traje bem mais elaborado! bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, também achei a roupa muito simples, mas sei lá. Vai ver essa foi a intenção da escola mesmo...

      Excluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...