03 fevereiro 2012

8

Divas da Terra Brasilis: A poesia do corpo - Munira Magharib



"Sou bailarina
 Sou vibração
 Coração que se dilata
 Espargindo a emoção!

 Sou bailarina
 Sou de carne e de luz
 Sou passado que se redime na dança
 Sou presente que se tece na mudança
 Sou futuro na música da esperança."

(Daniela L.P. Soares)



Estou aqui a pelo menos uma hora tentando iniciar um texto que consiga expressar de forma justa e isenta minha opinião sobre a dança de Munira Magharib. A grande verdade é que não consigo. Sou muito fã, e esse sentimento me impede de escrever de forma isenta. Ademais, a dança de Munira é maior do que qualquer superlativo que eu utilize para descrever sua dança, o que faria de mim muito ridícula ao tentar descrevê-la apenas como uma "boa bailarina". 

A primeira palavra que me vem à mente para descrever a dança de Munira é TRADICIONAL. Eu nunca vi uma performance moderna da Munira. O fato é que Munira é uma especialista em música clássica árabe - e isso vai além de simplesmente executar perfeitamente os ritmos apresentados na música, ela é uma das pouquíssimas bailarinas que entende o timing da música e esse conhecimento é o diferencial na execução de uma dança mais tradicional que não entendia o público.


Outra palavra que me vem à mente quando penso na dança de Munira é TANGIBILIDADE. Quando assisto a uma dança da Munira, penso que se eu estudar e treinar até meus pés sangrarem, um dia vou conseguir dançar daquela forma. Munira é praticamente a ÚNICA bailarina a executar leitura percussiva com batida lateral! Suas combinações de passos são extremamente simples se comparadas às performances de outras bailarinas, porém, seu diferencial são a classe, a elegância e o sentimento absurdo que ela expressa ao dançar. Essas características a tornam uma bailarina de estudo obrigatório a qualquer aprendiz de dança, em primeiro lugar pela qualidade técnica, e em segundo lugar pelo grande apelo motivacional que representa a dança de Munira. Dançar bem, encantar, emocionar é possível sim. Basta estudar. E muito. 

Outra forte característica desta bailarina é sua paixão pelo folclore árabe (lembram do que Gamal Seif disse na entrevista sobre o que vai melhorar EM MUITO a dança das brasileiras???? Não? Então clica aqui!). Munira é, na minha opinião, até hoje uma das maiores autoridades em Saiidi na Terra Brasilis. Ainda não assisti a uma apresentação de Saiidi que supere aquela apresentação na Festa de 20 anos de dança da Lulu no Memorial da América Latina. Uma pena não estar no youtube. 

Que a dança de Munira nos encante por muitos e muitos anos. Porque a dança oriental merece!

Nebtedi Mnain el Hikaya - Shangrilá House - SP



Layali Masria - Uma verdadeira apresentação de gala - Khan el Khalili - SP



Lamma Bada - Mowashahat - Khan el Khalili - SP




Dabke - Khan el Khalili - SP



E vocês, o que acham??

Beijos a todas!

8 comentários:

  1. A Munira é realmente uma COISA! Eu gosto muito de observar ela dançando, principalmente os braços. São tão delicados e não são óbvios. Não ficam lá paradões na mesma posição por muito tempo. Eu gosto muito de ficar observando! Mas é como vc disse, pra chegar no dedinho do pé da Munira, aff falta muito pra mt gente rs pra mim das atuais KK(das que dançam frequentemente) ela e a Jade são as melhores..mas eu gosto muitoda Aziza mor tbm. Só que a Jade e a Munira tem um plus. Alguma coisa que nenhuma delas tem. Atribuo isso a maturidade. É totalmente diferente assistir os vídeos delas e o das outras. Todas dançam bem, mas a Munira e a Jade fazem vc quase entrar na tela..mts vezes estou msm de fato com o rosto já na frente do computador quase cegando rsrs

    A Munira realmente tem um feeling mt bom da música e gosto mt de estudá-la. É uma dança bem próxima do que eu espero que seja a minha daqui a (mts) anos.

    Ela é nossa próxima entrevistada lá no Dança do Ventre Brasil. Estou demorando pra publicar porque apresentar a Munira é difícil!! A Jade já foi quase impossível! rs Beijos Vera! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, vc disse tudo!! O diferencial da Munira é realmente a maturidade. A dança dela transpira experiência, vc tem a nítida certeza de que ela sabe muito bem o que está fazendo e está lhe mostrando o melhor. DIVA DEMAIS.

      Eu sinceramente não sabia que ela seria a próxima entrevistada no Dança do Ventre Brasil. Vi o vídeo do Mowashahat no youtube e fiquei tão encantada e envergonhada!! Porra, 3 anos de blog, mais de 500 postagens e CADÊ A MUNIRA!!!

      Assunto resolvido agora!!!

      Beijocas

      Excluir
  2. Vera que lindo texto que você usou para definir a DIVA Munira Magharib, eu sou fã desde a primeira vez que assisti ela dançando na super noites, minha mestra querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aisha!!!

      Tô te devendo e-mail flor!! Ai meus sais!!!

      As apresentações da Munira nas Super Noites são excelentes, mas minha preferida mesmo é uma interpretação de Enta Omri que ela faz nas vídeo aulas da Lulu sabe? E eu nem mencionei o cambré, porque morro de inveja!!!

      Beijoconas pra vc! Saudades!

      Excluir
  3. Sou super fã da Munira, lembro que antes de conhecer a dança dela melhor, achava bem mais ou menos, mas depois fui vendo uns vídeos dela por acaso e me apaixonei!! um deles é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=b4bxwIWg2SA

    aliás, uma das coreos mais legais que já vi foi aquela percussão afro que ela fez com Aysha Almeé. Super sincronizado, batidas com perfeita leitura musical! Sem contar que ela tem um cambrê de dar invejaaa, uma meia ponta e postura linda, e se eu ficar aqui citando oq eu acho lindo nela iam faltar caracteres!! Experiência é tudo né?

    Estarei aguardando a entrevista de Lívia!! ;D
    beijos e até maiss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está lá: http://www.dancadoventrebrasil.com/2012/02/primeiros-passos-de-munira-magharib.html

      E eu sem querer falei de tudo que vocês falaram aqui. Pra ver como Munira é unanimidade!!! Beijos

      Excluir
  4. Lembro da primeira vez que a vi dançando ao vivo foi em 2007 na Khan el Khalili. Esse dia sempre estará guardado em minha memória, pois eu senti a emoção que vinha da dança dela. Além disso, Nur e Kahina também dançaram naquele dia. Inesquecível!
    Outro aspecto que amo na Munira é sua expressão facial, sua alegria que contamina o público.

    ResponderExcluir
  5. Vera, parece que temos gostos parecidos! Adoro a Munira justamente porque ela executa belas performances sem colocar braços da Randa ou pernas pro ar. Eu a vi ao vivo ano retrasado em Juiz de Fora, no festival do Tufic e foi lindo!!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...