10 janeiro 2012

10

Música para acalmar o coração: Fi youm we leyla


Olá meninas!!!

Uma necessidade que verifiquei na votação dos melhores do ano é que precisamos falar mais de músicas e compositores. E esse ano falaremos MUITO de música árabe, prometo.

Pra começar com chave de ouro, escolhi essa música cuja cadência é de acalmar bebê com cólicas: Fi youm we leyla, de Mohamed Abdel Wahab.

Algumas músicas de Mohamed Abdel Wahab (agora ilustre compositor do Hino Nacional da Líbia pós era Gadaffi - sua música "Ya Beladi", também conhecida como "Líbia, Líbia, Líbia" está sendo utilizada pelo governo de transição como Hino Nacional)  possuem uma cadência inconfundível: quem não balança o tronco quando ouve "Zeina", ou resiste à batida de "El fen"? Dele também são as já conhecidas "Ya msafer wahdak", e "Aziza", já mencionadas anteriormente no blog. 

Mas, pra mim,  "Fi youm we leyla" está num nível completamente diferente, porque é uma música que pode ser dançada por todas, desde o nível iniciante até o profissional. Por que? Porque a maioria das versões cortadas é de poucas variações ritmicas, e a finalização das frases é de fácil identificação. Dá para coreografar com passos simples, com passos elaborados, e, principalmente, se a bailarina for daquelas que não tem medo de expor o sentimento, permite uma interpretação densa e expressiva.

É o Hino Bellydance das bailarinas argentinas!!!

Vamos às interpretações:

Samia - China



Taí algo diferente: uma apresentação de dança do ventre num palco que mais parece o templo do dragão. Não é uma apresentação brilhante, mas a bailarina tem uma leitura musical muito boa, e sua execução é muito delicada (abstraiam por favor o twist quase lateral, que coisa feia!!!). O início do taksim é uma cópia descarada da apresentação da Saida em seu DVD didático, mas tudo bem. Ela está do outro lado do mundo, ninguém vai descobrir, KKK...

Arabesque Dance Co.



Uma bela demonstração de como elaborar uma coreografia de uma música cadenciada sem deixar a platéia entediada. O expectador sempre fica com aquela sensação "o que será que esse povo aprontou agora?"

Saida - Argentina



E aqui está a apresentação mais famosa de Fi youm we leyla em terras youtubeanas, ganhando, inclusive da épica apresentação de Amani desta mesma música. Saida. Essa é uma de suas apresentações de que mais gosto, ela quebra o coco com sua perfeita leitura musical, mas esqueça toda aquela força que ela está acostumada a colocar nos movimentos: ela entende muito bem a proposta da música, e esta é uma de suas poucas apresentações leves e fluidas (quase sem nenhum chute ballético, uma verdadeira raridade em se falando de Saida). E extremamente feminina e sensual. MA-RA-VI-LHO-SA.

(Caiu uma agulha aqui: mas que pé horroroso, senhor Jesus!!!!)

Esmeralda - "All over the world" (Agora na Tunísia de novo!)




Esmeralda é a beleza do corpo em movimento. Nesta apresentação de Fi youm we leyla, eu sou capaz de ficar horas observando a anatomia do corpo realizando um redondinho. É sério. Esta é uma apresentação de leituras nada convencionais: onde a maioria faria tremido, ela realizou trabalho de braços. Onde outras bailarinas realizariam básico egípcio, ela marcou o ritmo com batidas do abdômen. Na hora dos lentos ela vai deslocar para a platéia, e onde a turma encheria de arabesques ela simplesmente SENTA no palco e faz a leitura somente com os ombros e braços. Coisa de quem domina o palco e sabe muito bem como surpreender o público. Hermosa!!!

*************************************************************************

Tem mais apresentações de Fi youm we lela pra mostrar pra nós?? Deixe na página de comentários e conta pra gente o que sentiu ao ouvir essa música tão linda!

Beijos a todas

10 comentários:

  1. eu amo essa musica! parabens pelo post! estou sempre aprendendo coisas novas!
    bjos
    Mona Zayn

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei esse cantinho, pois aqui me sinto em casa! Lendo coisas que me edificam muito! Grande beijo Verinha e continue com esses pots maravilhosos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Verinha !
    Realmente é uma música muito linda, também gosto bastante dessa apresentação da Saida !

    Bjo !

    ResponderExcluir
  4. Esse é o hino das bailarinas argentinas mesmo! Tanto que eu nem sabia que era do Mohamed Abdel...Eu achava q a música era do Mario Kirlis =OOO rsrs (tsc tsc iniciantes), mas que bom que existem blogs para corrigir esses pequenos deslizes! Muito bom vc falar de música!! Pra mim sempre é rs

    rs Eu ia elogiar o taksim da primeira, até q li q vc disse q era uma cópia da Saida =/ Mas vc viu as bUlinhas de sabão na apresentação?! rsrs Achei q no vídeo ficou legal, mas é meio fora de contexto rsrs Sem falar do perigo pro cabelo, pra maquiagem e pro olho caso alguma estoure nela.

    Vou pular todo mundo e falar da Esmeralda que está perfeitaaa neste vídeo!! Como vc disse ela só faz coisas inesperadas! A cada vídeo que vejo dela, noto como a interpretação musical dela é diferente do que temos no Brasil. Talvz isso se explique pelos anos dela dançando lá fora, mas pode não ser, não conheço o trabalho dela antes disso. Mas enfim, ela tem umas soluções muito "inusitadas" pq não é só em comparação as brasileiras q ela dança diferente, ela tem um estilo único tbm. É muito legal!

    Parabéns Vera pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Minhas amigas e eu já dançamos essa música em uma apresentação de final de ano! É legal ver outras possibilidades de leitura musical.
    E a Esmeralda, hein? Sem comentários! Adoro!

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudades... foi com esta musica que em 2004 eu faturei a competição das Bellydance Superstars. Momento melancolia. Obrigada por proporcionar. Bjks, Suh

    ResponderExcluir
  7. Vc pode encontrar esta musica no cd Jalilas´s !!
    hehehheeh

    Passei para mandar um bjo

    Debys

    ResponderExcluir
  8. Ahh e esta é uma das musicas selecionadas para o concurso profissional do E-Ventre!!!
    Bjokas
    http://www.e-ventre.com/2011/10/regulamento-concurso-profissional.html

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Belíssima música, eu conhecia mas não fazia idéia de quem era...
    bjos

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...