16 janeiro 2012

9

Dança da Leitora: El Hantour - Faridah Mahaila


Olá meninas!!

Hoje é dia de dança da leitora.

A convidada de hoje é Faridah Mahaila, de São Paulo-SP, aluna da Shangrilá House e uma figurinha carimbada em TODOS os eventos de São Paulo, seja dançando ou assistindo.

A música escolhida é "El Hantour" de Saad el Soghayar, o chamado "príncipe do Shaabi". A música é um shaabi beeeem caracterizado, um breve mawaal na introdução, e a letra mistura de forma divertida o romantismo inocente (o autor quer andar de carruagem - el hantour - para poder segurar no braço da amada, já que tal contato físico sem um bom motivo seria proibido), com alguns duplos sentidos que esse trocadilho da carruagem permite, sem que isso soe vulgar ou agressivo - tipo: estou cavalgando com meu amor para trás e para frente (ou o duplo sentido não existe - é só minha mente podre mesmo!!)

Vamos à dança?



Em primeiro lugar PRECISO parabenizar a Faridah, porque ela joga no meu time (o das gostosonas manequim acima do 46), mas não está nem aí, e se apresenta linda, leve, feminina e divertida. 

Antes do mawaal, a música traz um baladi bem cadenciado, e a bailarina escolheu fazer a entrada com passadas simples. Achei bem bonito, mas não posso deixar de comentar que o ritmo estava tão cadenciado, tão gostoso, que algum deslocamento que envolvesse oitos ou ondulações cairia melhor. 

No mawaal fiquei impressionada com a leitura sinuosa dessa bailarina. Ela simplesmente não perde nenhuma das flutuações do cantor, e sua execução sinuosa está rápida, porém os movimentos são muito limpos e definidos. 

Essa música é muito gostosa de se dançar, mas o feitiço do "dirigin-dirigin" é quase que inevitável, em todas as frases, se não tomar cuidado, você faz a leitura musical só do "dirigin-dirigin" e o resto fica prejudicado (fora que essa expressão estaria perto do nosso pocotó-pocotó, fala sério??? É fazer errado e passar ridículo). Achei que a Faridah administrou MUITO BEM a leitura musical dessa parte, mesmo ela estando presente na MÚSICA INTEIRA, ela deu mais ênfase para estas finalizações somente na primeira estrofe da música. Well done. 

Faridah tem um bom nível técnico, e a leitura musical é muito, mas muito boa. Minha crítica é que senti uma certa falta de fluidez, embora ela seja muito delicada, mas em algumas frases a execução estava bem cadenciada, e na finalização havia alguma mudança brusca para outro movimento, isso prejudicou demais a fluidez. Outro ponto de atenção é variar mais nos deslocamentos. Não sei se foi por causa da proposta da música, mas o deslocamento simples com os braços abertos em forma de "L" com os cotovelos próximos ao corpo deixou a apresentação previsível.

Os pontos positivos que devem ser exaltados e cantados em verso e prosa: sou só eu ou é possível PEGAR o prazer que ela está sentindo ao realizar essa apresentação? Ela se comunica com a platéia com gestos, olhares, uma belíssima expressão. Quadril preciso e SOLTINHO! Ela descreve o vídeo como um improviso, mas a leitura musical das frases foi excelente, um sinal claro de que ela conhece muito bem a música, e deixou essa impressão ao expectador.

É, sem dúvida, uma belíssima apresentação. Parabéns Faridah, você AHAZÔ BANGU!!

E vocês, o que acham??

9 comentários:

  1. Adorei a dança dela e adoro essa música, já dancei algumas vezes.Ela tem muito charme e a comunicação dela com o público é incrível. Eu só acho q ela andou muito e tenho certeza d q ela poderia sustentar essa música sem tanta andadinha. E o orgulho tbm vem do fato de jogar no mesmo time das "gostosas" como vcs... srrsrsrrsrs Ano passado coreografei com algumas amigas essa música e apresentamos na festa do studio da nossa diretora e professora q acabou de abrir.
    eis a nossa versão de el hantour: http://www.youtube.com/watch?v=UYxRPuX7i-Y&feature=g-upl&context=G22d4673AUAAAAAAAAAA

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Post mais doq merecido para a Faridah. Essa mulher é o charme em pessoa dançando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Essa música é muito animada msm...dps que descobri a tradução ri bastante rs

    Ahhh eu gosteei!! =)))) Achei divertida, feminina, comunicativa..eu não entendo os detalhes técnicos ainda assim tão bem pra avaliar nada do que vc trouxe rs.. então minha impressão foi nota 10!!!! Eu sou aquele público semi-leigo sabe? E essas coisas passam batidas, quando temos alegria verdadeira sendo apresentada! Na minha opinião eu gostei da leitura musical sim e isso é outro ponto positivo...Achei bem legal a dança dela!!

    ResponderExcluir
  4. Vera.. q honra estar no dança da leitora!!
    muito obrigada :)

    adorei suas observações e criticas... foram muito bem vindas, mesmo!!! e vc disse realmente coisa q tenho dificuldade, ou q peco na hora do nervoso..
    meninas, ainda sou, pode se dizer nova na dança, faço dança a três anos, e esse é meu 4º solo, e como fazia um tempo que eu não dançava solo, estava muito nervosa, e devo confessar ando bastante qdo estou nervosa..kkkkk em casa é tãaoooo mais facil, os movimentos saem muito mais fluidos.. rsrs
    adorei os toques.. valeu meninas!! ;)
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho que falar: nossaaaaa!!! Que linda!!!
    Parabéns!!!!
    Queria ter um quadril soltinho assim! kkkk

    Agora, dando minha opinião, particularmente eu gostei das andadinhas durante a música, achei que se encaixou bem com a proposta de interagir com o público! Ficou alegre e natural, e bem shaabi! Deu para ver que ela estava simplesmente curtindo a música, mesmo que ela diga que estava nervosa.

    ResponderExcluir
  6. olha gente conheci essa pessoa pessoalmente no ano passado e me apaixonei,pela dança dela e principalmente pela pessoa que ela é......e segue uma pergunta importante que fiz para o Tarik....o que é melhor de assistir...uma bailarina com uma super tecnica,perfeita,mas com cara de paisagem congelada,ou assistir uma bailarina,que mesmo pecando em alguns detalhes tecnicos,tenha uma linda expessão facial,que sorria verdadeiramente?na minha opinião me sinto melhor assistindo uma apresentação em que a bailarina tenha expressão e me deixe sentir o que ela sente ao dançar.....Perdoem o desabafo,nem é essa a questão do post,porem quero dizer que a dança da Faridah me faz sentit bem,e troco muitas bailarinas óooo ,por uma dança assim,verdadeira e de coração.....

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Vera por valorizar tbm quem esta começando,precisamos muitas vezes desse carinho,pois o caminho é longo....adoro vc vera,parabens pelo blogg adorooooooooo

    ResponderExcluir
  8. A Faridah é demais!!! Além de ser uma fofa, uma pessoa incrível, é o que podemos chamar de dançarina mesmo. Conheci ela em uma festinha de carnaval da top dance e a menina não parou 1 segundo de dançar, todas as musicas que tocavam ela sabia a coreo, TODAS!!! Ela pode ser nova na dança do ventre mas a graça e o talento ao dançar já nasceu com ela. Realmente ela contagia quando dança, faz com o coração. Isso que é gostoso de se ver!!! Verinha, mais uma semelhança com a sua dança, vc também cativa demais quando esta dançando.

    ResponderExcluir
  9. Linda!!!
    É isso que está faltando na dv hoje: P.E.R.S.O.N.A.L.I.D.A.D.E.
    Parafraseando um pouco o que a Patrícia Oliveira disse, mais vale uma dança com um pouco menos de técnica, mas que encha os olhos, do que a perfeição que não nos causa emoção nenhuma.
    Bjs

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...