06 dezembro 2011

18

Jóias Russas: Aida Bogomolova


Olá meninas...

Após um final de semana com o Todo Poderoso consagrado Campeão Brasileiro, eu não posso deixar de fazer uma citação ao futebol né? KKKK...

Quem inventou o futebol da maneira que o conhecemos foram os ingleses. Mas foi na terra brasilis, com os pés mágicos e com a ginga brasileira que o futebol finalmente encontrou sua verdadeira essência. Estou começando a achar que com a dança do ventre acontece mais ou menos a mesma coisa (na minha opinião pessoal e intransferível, claro). Quem "inventou" a dança, e quem mais nos transmite conhecimento, diz a história, vem do Egito. Mas não posso deixar de pensar que quem faz a combinação perfeita entre técnica, arte e sentimento são as bailarinas russas (até bem pouco tempo atrás eu jurava de pé junto que eram as brasileiras, mas o excesso de pernas e arabesques na dança mudou minha opinião). 

Das russas aqui no blog já falei de Yassmin e Yevgenya Kopteva. E dentre as jóias do czar encontrei, ainda,  Aida Bogomolova.

Conta sua biografia que Aida começou a praticar a dança oriental na infância, na cidade de  Khabarosk -  extremo oriente russo (a apenas 30 km da fronteira com a China).  Com apenas 10 anos já exibia seu talento extraordinário para a Dança do Ventre nos programas de TV locais, e aos 17 anos já excursionava por todo o território russo, apresentando dança indiana e dança do ventre. 

Em 2004 passou a fazer aperfeiçoamento com professores internacionais em Moscow, dentre eles: Farida Fahmi, Raqia Hassan, Nour, Tito, Yoursy Sharif, Aida Nour, e a russa (santo de casa faz milagre sim) Mariana Smirnova.

Aida tem a elegância e altivez característica das bailarinas russas, mas é "sexy as hell" sem que isto seja vulgar ou agressivo aos nossos olhos. Outra característica bem interessante de sua dança são as repetições: vejo em algumas sequências repetições de até 8 tempos, porém se ela executa 4 tempos de uma repetição ela inverte o movimento do terceiro tempo para criar um "elemento surpresa" e retoma a direção anterior no 4o. tempo - fica lindo demais, e você fica tão impressionada que nem vai se importar se ela repetir tudo para o outro lado. 

Leitura musical precisa, primoroso trabalho de braços, belíssima expressão: aquele "pacote" russo já tão conhecido por todas nós. 

Com um quadril extremamente habilidoso que poderia usar e abusar dos acentos e tremidos, Aida privilegia SEMPRE o instrumento melódico e os movimentos sinuososos. Seu solo de percussão é uma delícia de se ver, cheio de oitos e redondinhos. Embora seja estranho aos nossos olhos o solo de derback executado de forma cadenciada, é lindo ver quando uma bailarina consegue fazer o mix perfeito de acentos e movimentos sinuosos sem que a dança fique "chata". 

Estou encantada por essa bailarina, sem dúvida, uma brisa fresca e deliciosa de "Dança do Ventre" em nossa terra brasilis de ares balléticos tão carregados na Dança Oriental. ALÔ ORGANIZADORES DE WORKSHOPS INTERNACIONAIS: que tal darem uma olhadinha na Rússia de vez em quando?

Com vocês: Aida Bogomolova



Tem muita bailarina brasileira que torce o nariz para Tony Mouzayek. Mas olha onde chegou a música Ana Bastanak gravada por ele!!





18 comentários:

  1. Vera que dança linda!!!! Virei fá dessa moça, realmente ela dança lindamente. Como posso nunca ter ouvido falar. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Só passando p/ deixar aqui minhas SAUDAÇÕES CORINTHIANAS!!!!!
    =D

    =******************

    ResponderExcluir
  3. Bom, vou falar da Aida também: QUE LINDAAAAAAAAAA!

    E tenho que concordar contigo Vera! Não obstante lá na Rússia ter muita influência do ballet, as bellydancers usam muito o quadril, não ficam só enrolando hehehe!

    =***************************

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Me expressei mal, vou reescrever:

    Já conhecia a Aida. Eu gosto dela, conheci pelo terceiro vídeo listado. Na verdade do que eu conheço das russas (e nem é muito, só as muito famosas mesmo), tirando a Nour, não gosto muito não. Acho tudo too much...coisa minha! Sei que elas são poderosas, vitaminadas, mas não me enche os olhos. Dentre as russas, gosto da Aida.

    Agora sobre essa história de Ballet, com dança do ventre...não sei não! Do que eu vejo por acaso nesses concursos de DV por lá eu vejo ballet sim. A Aida de fato não utiliza demais esse recurso, apesar de ter os fundamentos com certeza.

    Eu nem ia comentar neste post, mas acabo de assistir esse vídeo: http://youtu.be/uJ7cNekF-B0
    Sei que ele não é um retrato da dança na Rússia, mas..será que dá pra entender o meu problema com as russas?! Essa mulher é um exagero de coisas que vejo no youtube: minha opinião de semi-leiga rs.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas!!!

    Shaina:

    Cê viu que luxo menina????? Ahazô!! Na realidade eu estava guardando a Aida pra falar sobre "quem torce o nariz para Tony Mouzayek" porque tá cheio de americanas e européias que dançam com músicas dele e as brasileiras querem bancar "as pheeenas" e achar cafona. Mas não resisti em fazer um post só sobre ela.

    Carol:

    Saudações 5 estrelinhas pra você. Porque muitos vivem de títulos, a gente vive do CORINTHIANS (Salve, todo poderoso TIMÃO).

    Lívia:

    Eu já gosto bastante das russas, além das que postei aqui no blog tem a Natalya Strelchenko que amo também. Sobre o ballet, acho bastante justificável na Rússia, já que 80% das bailarinas devem ter essa base na formação em dança. Meu problema mesmo é com os modismos brasileiros, nego correndo fazer aula de ballet depois de grande porque é "maravilhoso, lindo, vitaminado, imprescindível..." Isso me incomoda. Lá na Rússia tenho certeza que a molecadinha já brinca no play de sapatilha de ponta...

    E esse vídeo: medo em alguns pontos - os exageros, a base de tom 20X acima do tom de pele da bailarina (olha o pé pra vc ver), os giros de cabelo... enfim. Mas taí: achei que ela tem carisma. Me prendeu até o fim de vídeo, no começo assisti pela bizarrice mas não consegui largar depois.

    Exageros tem em todo lugar, já carisma...

    Beijocas a todas!!

    ResponderExcluir
  7. Sim Amar, acho que isso todo mundo sabe. Só disse o que disse, porque entendi que você disse que lá não tem Ballet O_O em comparação com o que ocorre no Brasil. Eu só conheço as "famosas" aqui, então não tenho como falar de modismos. Estou falando de profissionais com nome e estabelecidas no meio que usam o ballet.

    huaahuahu eu assisti até o final esperando "o que mais vem por aí"...mas vou ter que concordar ctg ela tem carisma msm! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aliás fui buscar essa Natalya! Gostei! Essa sim! Pra mim ela é totalmente diferente das Russas que eu conheço! Ela, a Nour (mas essa é MUITO), a Aida.. Mas é aquilo, eu sou iniciante. Tenho a sensação de que não sei nada...só posso falar de "eu gostei, não gostei" pq não é o que me agrada como público semi-leigo entende?

    ResponderExcluir
  9. eu amei! mas olha, achei ela o jeitinho da Elis! tudo, os braços principalmente! gostoso de ver e ótimo pra estudar
    ^^

    ResponderExcluir
  10. A Aida bogomolova vira ao Brasil em março, ministrar um work dias 23 e 24 de março

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas vou postar o link com as informações
    http://institutoelkaderi.com.br/eventos/festival-raqs-el-shark-encontro-de-estrelas/

    ResponderExcluir
  12. vou postar o link com as informações
    http://institutoelkaderi.com.br/eventos/festival-raqs-el-shark-encontro-de-estrelas/

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal, para quem curte a dança da Aida, ela estará no Brasil em Março!!! as informações podem ser encontradas no site: http://institutoelkaderi.com.br/festival-raqs-el-shark-encontro-de-estrelas/
    e o preço do workshop está super em conta e facilitado em até 3x.
    não percam!!!

    ResponderExcluir
  14. Adoro Aida Bogomolova, postura, elegância... Ela dança com a alma. Perfeita!

    ResponderExcluir
  15. Adoro Aida Bogomolova, postura, elegância... Ela dança com a alma. Perfeita!

    ResponderExcluir
  16. Adoro Aida Bogomolova, postura, elegância... Ela dança com a alma. Perfeita!

    ResponderExcluir
  17. Adoro Aida Bogomolova, postura, elegância... Ela dança com a alma. Perfeita!

    ResponderExcluir
  18. Adoro Aida Bogomolova, postura, elegância... Ela dança com a alma. Perfeita!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...