01 novembro 2011

9

Baladi - E mais algumas Zeinab que aparecem na vida da gente...

Fifi Abdo, a personificação do Baladi

Gostar de um bom Baladi tem sido mais ou menos como apreciar um vinho seco. A "opinião pública" diz que o vinho seco é aquele feito com a melhor uva, que é de melhor qualidade, mas o povo mesmo gosta é do vinho suave. A mesma coisa o Baladi: é uma tradição na Dança Oriental, vem do berço da dança, mas nem todo mundo gosta de dançar - preferem a dança que cai mais no gosto do povo, como uma clássica de impacto ou uma música moderna que levanta a galera. 

Porém quem aprecia um bom Baladi, não o troca por nada, da mesma forma como se faz com o vinho seco. E passa horas no youtube procurando uma bela performance, executada pela bailarina vestindo uma galabia, com aquela "vibe" Fifi Abdo. Não raro, depois de muitas horas sem sucesso, a gente acaba clicando em algum vídeo da Fifi Abdo, para não perder a viagem e se deleitar mais uma vez com uma das Rainhas da Dança. 

É uma questão de visão. A dança Baladi não é uma dança para levantar a galera, para conquistar jurado, para ganhar fãs cativos (embora a Fifi tenha feito isso por anos e ganhado muitos fãs com esse estilo). É uma homenagem maior à terra e a o povo que são o berço da Dança Árabe da forma como a conhecemos. Infelizmente, a dança Baladi não faz parte nem do programa estruturado das escolas. Quando chega a fase em que se estuda o folclore da dança, o primeiro da lista é o Saiidi, depois o Meleah, depois a Espada, depois o Candelabro... cadê o Baladi? Não tem.  E, na minha opinião, é por esse motivo que vemos cada vez menos bailarinas aqui no Brasil levando essa dança para o palco, não faz parte da "formação acadêmica" na dança. 

É polêmico. Muitas vão dizer - Ah Verinha, mas eu dancei "El Salamo Aleikum" do Hakim com galabia de zebra e com pés no chão. Óoooootemo, ainda bem. É um começo. Mas ainda não é o Baladi "pesadão" de raiz, com uma introdução taksim baladi, ou uma música genuinamente egípcia. 

Ainda bem que sempre tem aquelas poucas bailarinas que ainda tocam nosso coração, como Tamar Bar-Gil que citei no post "Onde estará Zeinab" (http://www.amarelbinnaz.com.br/2011/01/onde-estara-zeinab.html), e mais essas outras que achei no Tube e vou compartilhar aqui com vocês:

1. Bailarina Renée (USA) 



Achei esse vídeo em uma das minhas andanças para construir uma coreografia com a música "Tahtil Shibbak". Era quase como o texto do Hossam estivesse saindo do papel para dançar na sua frente. Ela inicia a dança super leve, e vai acelerando e colocando força nos movimentos à medida que os instrumentos também aceleram na música. E sua expressão, seu carisma em cena são imbatíveis. Excelente apresentação. 

2. Natalya Nikishenko (RUS)



Essa é uma apresentação Baladi que agrada bastante aos modernosos, já que sua leitura musical é um pouquinho mais dura e os trejeitos da bailarina lembram os modismos que vemos nos palcos do Brasil. Mas a interpretação do Taksim Baladi, e a aceleração da música foram executados de forma perfeita, e a expressão da bailarina acompanhava o crescimento da música. Só uma observação, pessoal, e de quem não perde a piada: borboletinha sugestiva e desnecessária no popô!!!

3. Aziza-Mor Said (BRA)



E a Aziza ganhou a chave do meu coração de vez dançando um baladi!! Vê-la de galabia, lendo cada flutuação do Acordeon e seu crescimento na música, dessa vez me levou às lágrimas. Fico muito feliz que uma bailarina do Brasil ainda leve ao palco essa dança que amo muito de forma tão excelente. Um verdadeiro épico (e um tapa na minha própria cara, como vcs podem ver a alguns posts atrás sobre a Aziza). 

Você tem também um baladi bacana pra mostrar pra gente? Deixa o vídeo aqui na seção de comentários, vamos adorar ver!!!!!!!!

Beijos a todas

9 comentários:

  1. Baladi é uma coisa gostosa por demais da conta... a música começa e vai dando aquela vontadinha de dançar danada =D

    Uma pena mesmo não vermos mto por aqui, mas minha opinião é aquela de sempre, é igual samba que toda brasileira supostamente nasce sabendo, por isso não temos essa dança instalada e praticada na rotina das nossas dançarinas, pq só quem nasceu por lá tem o bichinho do baladi dentro do quadril =/

    Amei o primeiro vídeo.

    Bjs
    Van

    ResponderExcluir
  2. Meninaa, tava falando desse vídeo de Aziza esses dias! também ganhou meu coração! =)

    Sabe que recentemente nós do Grupo Talibah estávamos em SSA no Baladi Congress e tivemos uma aula maravilhosa (e bem puxada) de baladi com Priscila Samra!
    Foi muito legal! Diferente de tudo que a gnt é acostumada a aprender. Um amiga minha ficou impressionada pq "se encontrou" na dança.
    é muito molejo, muita expressão e ao mesmo tempo leve e descontraído!

    Adorei o post!

    Beijosssssssss
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Verinha, adorei o primeiro vídeo. Mas tenho q confessar q apesar de amar folclores, n sou mto fâ de taksim baladi, prefiro um shaabi bem soltão. Tenho um video de baladi de uma apresentação praticamente surpresa, pois tive q prepará-lo no dia de subir ao palco. O vídeo está escuro,mas espero q dê pra ver...
    http://www.youtube.com/watch?v=5tbvl3j4HoE

    BJus
    Wardah

    ResponderExcluir
  4. eu não aguentei e tive aque vir aqui de novo, só pra dizer que ameeii de paixão esse vídeo da Wardah! arrasou menina! bjuss

    ResponderExcluir
  5. Ai o Baladi... rs
    Eu adoro! Acho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito envolvente e pra mim me dá a maior sensação "vc dança dança árabe amiga, se joga". Acho que o pessoal não gosta pq aparentemente é facil dançar, mas não é! Pra ficar bom mesmo é difícil e aí tem gente q se desanima com o Baladi.
    Eu acho LINDO um taksim Baladi, mas confesso que sou uma dessas que não sabe dançá-lo! Acordeons são terríiiiiiiiiiveis! São lindos, mas lê-los, ai ai ai. Estudo né? Chega com o tempo eu espero rsrs pq de fato é um dos instrumentos que mais admiro e que mais observo nas bailarinas se estão ou não lendo ele.

    Não posso ver os vídeos, mas verei. AAcho que já vi esse da Aziza Mor said...se for o que eu lembro, de fato é DEMAIS! A Aziza acho q já falei aqui, é uma coisa meio 8 ou 80...Eu nao assisto muito seus vídeo mas em geral me agrada. Quando eu gosto dela dançando eu gosto MUITO! Quando essa mulher ta inspirada sai debaixo!

    E fifi abdo...é aquela bailarina q eu amoo mas odeeeio pq COMO ELA CONSEGUE "Fazer nada" e PRENDER a gente até o final, dps de quase 8 minutos de música? Maldita né...rs Mas amo! è a Melhor sem duvida

    ResponderExcluir
  6. Oi Verinha! Aqui no Rio temos uma bailarina chamada Nadja el Balady. O nome artístico não é a toa, é uma da especialidades dela. Ela é conhecida por ser muito estudiosa, inclusive já estudou no Egito. Há alguns anos atras ela lançou um DVD didático,e uma das partes era exatamente sobre baladi, inclusive sobre a estrutura musical de uma musica tradicional baladi (parte cantada, solo instrumental,e outros detalhes que não lembro, tenho que rever o DVD... ehehehe
    Atualmente ela tá mais focada no Tribal, mas achei um video onde achei a dança bem bonitinha (mas posso te dizer que ao vivo,pra valer, fica 100x melhor)!! Beijos
    http://www.youtube.com/watch?v=OgMej2AXNeU
    http://www.youtube.com/watch?v=VlgDb_SuFSQ

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, Vera... tenho um rascunho de post sobre isso, um desabafo... haahahah adivinhou meu pensamento!

    Tenho um vídeo sim, mas já adianto: eu não tinha nem um ano como profissional e tinha acabado de aprender o estilo libanês. Hoje, eu nunca dançaria como dancei nesse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=U-K6UNINbBE

    Eu achava que rotina oriental era minha modalidade preferida, mas depois que aprendi baladi com a Maira Magno em 2009 e com a Orit em 2010, mudei a preferência e acho que meu estilo hoje está mais para baladi e tarab. Me sinto melhor dançando, flui mais. Talvez porque eu tenha entendido o espírito da coisa.

    Enfim... dia 26 agora no evento da Dahab Chaim vou dançar um baladi! ahahaha

    Beijos

    OBS 1: Wardah, seu video tá bem bom mesmo.
    OBS 2: Não gostei da Natalya, esquisita...
    OBS 3: Tenho um post sobre baladi
    http://hannaaisha.blogspot.com/2009/11/danca-baladi.html

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo texto! Tenho a mesma opinião e, na minha escola, faz parte sim da formacao, porém apenas no nível avancado 2, pois entendo justamente que é um estilo que se precisa de muita maturidade tanto na danca como na vida, bjs e obrigada! Yours in dance, Rhamza Alli.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...