11 setembro 2011

13

Lesa Faker - "Você ainda lembra?" - Om Koulthoum


Sempre pensei que ganharia meu coração para sempre a professora de Dança Oriental que dedicasse um módulo, ou um workshop, ou algumas aulas para orientar à aluna quanto à escolha das músicas, pensando não só na leitura musical, mas também na expressão, cadência, e no impacto da música junto ao público. Siiiiimmmmm, porque existem músicas que para você parecem lindas e maravilhosas, mas são um verdadeiro porre para quem está assistindo. Passei por isso no Mercado Persa 2010... mas isso é outra história. 

Uma música que eu acredito reunir todos os ingredientes para uma apresentação inesquecível é Lesa Faker (que por um tempão eu chamei de Lissah Fakir por pura ignorância), de Om Koulthoum. 

Foi amor à primeira vista quando a ouvi, e com ela subi ao palco de um evento de dança do ventre pela primeira vez, láaaaaaa em 2004 - minha segunda apresentação solo em público, "envergando" uma versão semi-clássica...  A apresentação foi uma tragédia, mas a música ficou gravada para sempre em meu coração. 

Lesa Faker é uma música que fala de dor e saudade (acompanhe a tradução aqui no blog Dança do Ventre Brasil), e sua versão completa é uma música clássica com todas as trocas e variações de uma genuína construção árabe, muito embora estejamos acostumados apenas à versão editada. Não é, absolutamente, uma música fácil de se dançar, mas vale o estudo para quem está começando, visto que as finalizações das frases são bem claras, e na maioria das trocas existe uma pausa, que são "ouro" para quem ainda não tem domínio das clássicas, e quer identificar um novo ritmo na música, ou mesmo aplicar um passo diferente na frase seguinte. 

Vejamos agora algumas apresentações:

Elissar (Brasil)  



(Para quem não tem paciência de acompanhar a introdução, a música começa em 1:30) Achei importante colocar a leitura musical de uma bailarina dançando no Líbano. Principalmente porque a maioria das bailarinas (eu, inclusive) reserva uma leitura mais calma para Lesa Faker, valorizando mais a expressão, e essa bailarina usa e abusa dos acentos, das viradas de cabelo, dos giros vigorosos - uma típica dança show, como diria minha amiga Esmeralda - "para deixar o expectador comer só no intervalo". 

Sasha Holtz - Sorocaba - SP



Essa apresentação da Sasha demonstra uma influência clara da Soraia Zaied, pois em vários momentos a leitura musical é bastante semelhante à que a Soraia faz da apresentação de Lesa Faker em seu vídeo didático. Sasha faz uma leitura leve e delicada, adaptou totalmente a música a seu estilo. Os deslocamentos bem curtos, e uma valorização do trabalho de braços. Boa apresentação.

Orit Maftsir - Israel



(Lesa Faker começa aos 3:15 do vídeo) Porque é possível fazer toda uma introdução só de redondinhos e ainda ficar lindo! Embora eu ODEIE esse monte de chutinhos, a dança da Orit me encanta porque ela encontra soluções muito particulares para frases onde a maioria faz a leitura musical da mesma forma. A passada com o acento no peito é um exemplo claro disso. Isso sem falar na expressão dessa bailarina, que faz do rosto uma extensão do corpo na dança e "transmite" a dramaticidade do rosto pro corpo com uma facilidade incrível.

Fifi Abdo - Egito



Uma das melhores apresentações de Lesa Faker disponíveis no youtube, é marcada pela técnica de alto nível aliada à feminilidade ABSURDA da Fifi. Uma apresentação elegante, diferente da Fifi tão alegre e efusiva de que tanto gostamos, mas que não perde em nada em qualidade técnica e emoção. Uma apresentação memorável. 

Esmeralda - Brasil



Pra mim, indiscutivelmente a melhor apresentação em vídeo disponível na Terra Brasilis de Lesa Faker. Movimentos extremamente limpos, Esmeralda tem um timing da melodia excelente - ela cresce e diminui com a música, e seus movimentos acompanham também essa tendência nas frases. Não posso deixar de elogiar a perfeição nos acentos da Esmeralda, ela poderia dançar a música toda só pontuando os acentos, e ainda assim seria lindo. Maravilhosa. E a versão da música? Afffff....

Agora, sem pretensão NENHUMA de figurar entre essas estrelas da dança que mostrei acima, só para dividir com vocês esse momento:



Beijos a todas!


13 comentários:

  1. Que maneira maravilhosa de começar um domingo!! Amo essa musica, tem dias que chego a chorar ouvindo... e amei tambem ver diferentes visões de leitura musical... Alias, vc tb tá mandando mto bem hein Verinha?? Beijoosssss

    ResponderExcluir
  2. Vou começar meu comentário por aqui --->Orit Maftsir - Israel Que expressão foi aquela ?Estava vendo a bailarina dançar e viajei para outro mundo me arrepiei de verdade, senti uma energia tão boa na sua dança que quase chorei aqui kkkkk'kk sou emotiva ...
    Esmeralda ?
    Que figura maravilhosa de assistir, passaria horas aqui vendo o mesmo video dela dançandomais vou confessar a vocês umas 4 vezes eu assisti esse video .. gente que marcações lindas a dela .. Variações magnificas me deixou de boca aberta ...
    Fifi Abdo Nem tenho nada pra dizer ... a cada shimmie que ela fazia era um arrepio ... Meu deus que linda !!!
    Sasha Holtz Delicadeza incontestável sem discussões ... os movimentos tão leves que viajei aqui !!!
    Elissar - Pra comer só no intervalo ? kkkkk'kk perdi a fome até ... Quie variações linda a dela sem palavras ...
    Parabéns vera pelo post !
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Ai como eu amo essa música... Uma das minhas preferidasa :)
    Mas realmente ela é uma faca de dois gumes, 8 ou 80 mesmo. Ou fico super emocionada ao ver uma bailarina dançando ou fico entediada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Todas a sua maneira , gosto da diversidade , mas a limpeza da Esme , é phodaaaaaaaaa !!!!
    Beijo gata garota morena bonita !!!

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeeeeeeeei o post!!
    Gostei do seu vídeo, tão graciosa ;D

    Essa música sempre me arrepia! apesar que algumas bailarinas a deixam um pouco entediada mesmo!
    E lindíssimo o vídeo de Esmeralda viu, arrasa como sempre!

    beijossssssss Verinhaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Aiaia... Eu amo essa música, mas se a pessoa não emociona, estraga o clima, né? Vira um saco mesmo...

    Já dancei algumas vezes, mas não tenho nenhum vídeo dela.

    Adorei seu vídeo! De verdade!!!
    Esmeralda arrasando muito. Pára tudo!

    Ótimo post, principalmente pq as pessoas deveriam se jogar em estudos sobre Om Kalthoum, não? Adoro!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  7. VERINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    Faltam 3 seguidores para seu blog chegar a 1000!!!!

    EBAAAAAA!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!!!

    Quero agradecer o carinho comigo viu? Muito obrigada a todas!!!

    Samanta: você é como eu... eu choro sozinha ouvindo essa música, mesmo bem antes de conhecer a tradução dela. Como me emociona também!

    Lalá: Fifi Abdo é foda "cada shimmie um flash". E como estava sexy, Senhooooooorrrrr. Se algum dia eu dançar tipo, 10% do que dança a Fifi Abdo, pára tudo, fecha o blog, fecha a VIDA, que nem eu vou em suportar! KKKKKK....

    Lívia: Por isso é importante nós conhecermos diversas leituras e soluções em cena, porque é uma melodia de média para lenta, então não tem aquele fator "UAU" de algumas músicas clássicas. É concentrar na emoção, e crescer em alegria com a música para a apresentação não ficar chata.

    Maíra: como eu pude esquecer de você? Sua apresentação de Lesa Faker que tá no Tube também arrasa hein mulher. Mas vou me redimir fazendo um post só pra vc!!

    Camilla: Esmeh dispensa comentários. Na hora em que vi, senti a necessidade infinita de fazer aulas com ela para que ela limpe meus movimentos!

    Aline: Não esqueci de vc não viu? Eu queria mandar todos os prêmios de uma vez, depois do post sobre a Beauty Fair, o próximo post será um novo sorteio, e saindo, mando seu DVD junto tá?

    Tati: A não ser que seja a Elissar, que não emociona, mas quem fica incólume a tantas viradas de cabelo? KKKKKKKKK... Obrigada pelo elogio lindona!!!

    É mesmo né flor: nossa, tô tão emocionada, feliz, realizada... O que eu mais quero é respeito para o nosso segmento porque juntas conseguimos realizar muitas coisas, e esse blog é uma delas.
    Aliás, no post sobre a Beauty Fair vou falar sobre o respeito ao nosso público, que só encontrei em 1 único stand, em que o rapaz falou: nossa, vocês todas blogueiras de dança do ventre merecem todo o respeito aqui na feira porque são um público altamente consumidor de tudo o que se negocia aqui... E nossas próprias marcas não nos oferecem esse carinho. É foda...

    Beijos a todas!!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa música a fundo, mas agora que dei mais atenção, adorei! Então vamolá:

    -Elissar: mesmo sendo do time das balléticas, achei uma dança tensa demais pra assistir. Esse tipo de dança precisa ser com música apropriada, que peça explosões e movimentos de alto impacto.

    -Sasha: muito graciosa. Digamos que ela é uma versão "meiga" da Soraia aí.

    -Orit: genteeeee que expressão! Que tudo! Dramaticidade sem caricatura nem cacoetes exagerados, emoção à flor da pele! Linda!

    -Fifi: realmente, fiquei impressionada com esse lado da Fifi que eu desconhecia. E o interessante é que ela fez uma leitura basicamente percussiva. Bravo!

    -Esmeralda: bom, como disse ali em cima, sou ballética, e então nem é difícil descobrir minha favorita né? Excelente port-de-bras, e contudo, da cintura p/ baixo praticamente não houve nada além de dança do ventre! Maravilhosa!!!

    -Verinha: desculpe, tenho que colocar vc no rolo também flor! kkkk! Super meiga sua dança, só deu p/ ver que vc tava um tantinho nervosa, não é? Só faltou relaxar e gozar um pouquinho hehe!

    =************************

    ResponderExcluir
  10. Ahhh não consigo ver os vídeos porque estou n trabalho! Mas essa musica arrasa né!!!

    E das que estão citadas aí eu só vi (antes) a Esmeralda..que meu deus...que coisa! Como pode? Pra mim é um nível muiiiiiiiito acima..tipo inalcançável aos mortais daqui debaixo.. =((((((

    Triste isso! rsrsrs

    Adoro esse tipo de post!!! Que traz diversas leituras e a opinião da blogueira sobre as danças!!!!


    Vc já reparou que só faltam 3 pessoas pra vc chegar no seu tão esperado 1000 seguidores?

    Aliás uma vez eu comentei que os links relacionados desapareceram e eles estao de volta! Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Relaxe negaaaaaaaaaa, eu sei que vc ñ esqueceuu!! =)

    E vai ter post sobre a Beauty Fair? ARRASOU!
    fiquei me comendo de raiva pq ganhei um convite para a feira num outro sorteio de um blog..e não pude ir por motivos óbvios...distância de Aracaju-São Paulo! kkkkkkkk

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  12. Olá Verinha, nunca comento, mas sempre to aqui no seu blog!

    Bom, essa música não tem nem o q comentar... quando eu a conheci, foi amor a primeira "ouvida" hehehe :p E acho q a primeira bailarina q vi dançá-la foi a Jade (diiiiva)... então né...

    Só queria comentar tb, q acho q não tá errado escrever "Lissah Fakir", porque é somente uma transliteração do árabe. Já vi escrito tb "Lesa Faker", "Lissa Fakir" e tá td certo, pq é só uma aproximação dos sons escritos em alfabeto árabe (o mesmo q acontece quando vc vê escrito "Fadel Shaker", "Fadal Shakir", "Fadl Shaker", etc, td a mesma coisa, tentativa de transliteração pro Português).

    Aliás, de acordo com os sons, creio q "Lissah Fakir" seja mais próximo do original, pq não há som de "E" na língua árabe.

    Bom, beijinho e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...