04 setembro 2011

5

Conheça o World Bellydance Day


No ano passado aconteceu a primeira iniciativa, capitaneada pelo Oriente Encanto e Magia em se criar um dia para celebrar a dança e a cultura árabe. O dia escolhido foi o dia 25 de Setembro, e aqui em São Paulo aconteceram alguns eventos pequenos para celebrar a data.

Existe também uma iniciativa em se consolidar um dia da dança do ventre em âmbito mundial, é o World Bellydance Day (http://www.worldbellydanceday.com/), e acontece sempre no segundo sábado do mês de maio.  Na data escolhida acontecem eventos especial, e, principalmente, ações de caridade promovidas pelas bellydancers no mundo inteiro.

World Bellydance Day - Finlândia


O site oficial descreve a missão do evento como:

"Nossa missão é unir a iniciativa de dançarinas pelo mundo inteiro para celebrar a maravilhosa arte da Dança do Ventre, em uma data comemorativa no segundo sábado de maio todos os anos. Nós fomos inspirados pela idade de manter um evento que servirá como um lembrete para todas as bailarinas que a Dança do Ventre é uma forma de arte, um evento cultural, uma atividade física, e uma forma de entretenimento familiar e social. É também uma maravilhosa chance de ajudar a quem precisa."

World Bellydance Day em Trinidad e Tobago


Achei maravilhosa a iniciativa de transformar a data de celebração à dança em uma motivação em se realizar um trabalho social,  e as ações ao redor do mundo nos mostram que sim, é possível fazer o bem através da dança do ventre. Os exemplos são muitos: na Bélgica aconteceu um evento que arrecadou mais de 2500 euros para a caridade, no Canadá um único evento realizou um leilão de roupas usadas e arrecadou mais de 2000 dólares. Na Coréia do Sul o evento local arrecadou 1000 dólares, e na Malásia a arrecadação foi de mais de 10 000 dólares, que foram destinados ao Centro feminino de mães solteiras e à Sociedade de proteção à criança, que cuida de crianças abusadas sexualmente.



O Brasil foi representado por uma academia do Rio Grande do Sul, o Estúdio de Danças Janahina Borges, que realizou o evento "World Bellydance Day" em sua cidade, inclusive com o apoio da prefeitura local:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior


Durante todo o dia foram realizadas oficinas de dança com entrada franca, com o objetivo de trazer um dia diferente a quem estivesse com vontade de se movimentar, e à noite aconteceu um show de gala beneficente com a presença de diversas bailarinas convidadas, onde houve arrecadação de mais de 150 quilos de alimento não perecível que foram doados à uma instituição de caridade.




Eu quero divulgar essa idéia, e convidar a mais bailarinas e professoras que também participem dessa ação que é o World Bellydance Day, para que o alcance da nossa dança não esteja restrito à arte, mas que também espalhe o bem!

Beijos a todas e boa semana!!!



5 comentários:

  1. Nossa! Adorei! Achei super legal essa idéia!!
    Realmente podia se disseminar n Brasil

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil será véspera do Dia das Mães, uma data tão simbólica pra nós mulheres. Mês de Maria, mês das noivas... Gostei da idéia!

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia ajudar á quem precisa é tão gostoso,fora que o mês de maio é um mês comemorativo á datas especiais e comemorar o dia da dança do ventre assim seria mais do que especial !
    Adoreiii muitooo !

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Lise Bueno e sou proprietaria do Mahira Events and Management. Sou a representante no Brasil, fazendo a ligação do evento com Dubai. Neste ano de 1012 temos confirmado a participação do Rio Grande do Sul com as cidades de: Pelotas, Porto Alegre, Canoas e Viamão.
    Caso você tenha interesse em realizar o evento, entre em contato comigo.
    lisebueno@hotmail.com
    À autora do blog, obrigado pela divulgação e estou a disposição para mais esclarecimentos.
    Vale lembrar que o evento não tem fins lucrativos. Bjs e muita dança a todos!!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...