04 agosto 2011

23

O show de gala do Festival Mosaico Brasil - Egito (e mais um sorteio......)

Participe do sorteio de aniversário do blog e concorra a vários prêmios!

Todas as atenções da última semana foram voltadas para o Festival Mosaico Brasil Egito. Particularmente eu achei a idéia e a condução do projeto excelente: aulas de professores nacionais a preços muito camaradas, os workshops internacionais com temas imperdíveis, que realmente fizeram a diferença no estudo de quem participou dos cursos (e aqui deixo meus parabéns à Lulu que deve ter elaborado pessoalmente esses conteúdos), um limitador de pessoas em sala de aula para garantir que o entendimento fosse pleno e houvesse correção para todas, e ao final da semana um show de gala de tirar o fôlego. Foi, de fato, um sucesso. 

Ainda não terminei de traduzir a entrevista que fiz com Gamal Seif na sexta feira após a sua aula de bastão, e por limitações profissionais não pude fazer nenhuma das aulas do Mosaico, mas vou dizer a vocês: 20 minutos de conversa com esse homem me renderam MUITOS temas de estudo. Ele é de fato tudo o que dizem: uma pessoa extremamente conhecedora e respeitosa da tradição de dança oriental, e possui uma didática tão incrível que eu chegaria a dizer que é quase uma sedução, mas não dele, da visão da dança. 



E o show acabou sendo a cereja no bolo de uma semana memorável.  Eu não pude assistir ao show porque estava trabalhando lá no dia, mas vi os ensaios. Vou dizer a vocês uma coisa: o show é lindo porque todo o conjunto da obra está em ação - não só a técnica, mas o cenário, os figurinos, cabelo, maquiagem, tudo.... No ensaio é técnica pura e concentração - e isso faz uma diferença enorme aos olhos de quem quer analisar a estrutura da coreografia para aprender. Mas, claro que eu preferia o ao vivo ao ter que assistir o resultado final no youtube né gente!!

Vamos às apresentações que estão no youtube. 

- Professora Chrystal Kasbah



Essa foi pra mim, de longe, a melhor coreografia da noite (Lulu não conta né gente, a coreografia do Gamal é Hours Concour). Quando eu a vi no ensaio colei o queixo no chão e lá fiquei. A música pefeita (Amal Hayati - uma das minhas preferidas), desenhos maravilhosos, excelente execução das alunas, sincronia e intensidade. Maravilhoso mesmo, um voto de louvor. Estou acompanhando um pouco mais dessa bailarina - Chrystal Kasbah - e estou realmente muito satisfeita com sua qualidade. Tô virando fã mesmo.

Professora Juli - Fusão Dança do Ventre e Burlesque



Vou confessar a vocês que quando li a palavra "Burlesque" no programa meus ossos gelaram... Já imaginei as meninas fazendo um "strip tease oriental" ou algo parecido. Graças a Deus não foi nada disso, a Juli fez a coreografia inspirada no filme Burlesque (que combinemos não tem nada a ver, de fato, com burlesque), naquele primeiro número de dança com a Cher. O figurino estava belíssimo, e acredito eu que, nos ensaios, a Juli solicitou às meninas que deixassem aflorar essa coisa mais sensual sem ser vulgar - funcionou demais! Eu adorei, sinceramente. Tenho que deixar aqui uma observação: as alunas da Juli são sempre um número de destaque em qualquer show que participem, um grupo talentoso, de muito boa técnica, e de um excelente entrosamento em cena.

Professora Mahaila el Helwa - Véus


O que mais me encantou no grupo da Mahaila foi a estrutura da coreografia, uma bela peça de coreografia clássica, boas soluções nos momentos em que a música "cresce" para que os deslocamentos não fiquem repetitivos,  e todo o charme da Mahaila que ela colocou em cada "cantinho" da coreografia. Muito bom. 

Professora Flora Pitta - Japan says hello!!!




Estou gostando muito dessas peças "teatralizadas" para dança, um exemplo é a coreografia do Gamal, e outro bom exemplo é essa aqui da Flora Pitta. Gostei muito da mistura da música árabe com uma história japonesa (clique AQUI para ler a descrição da história no blog da Flora Pitta), e a execução eu diria que foi perfeita. Achei um excesso de arabesques, mas no geral, foi uma execução sem falhas, gostei bastante. E aqui um destaque para o Fael que dançou MUITO e não foi ofuscado pelas garotas. Parabéns. 

No geral foi um show de altíssimo nível, com a finalização maravilhosa de Lulu e Gamal Seif - "A princesa e o plebeu". Que maravilha de coreografia, e o grupo da "Cia Lulu Sabongi" deu todo um tempero extra à produção - coreografia PERFEITA, sem erros, e todas se destacaram por seu talento. Uma pena não ser possível colocar a coreo na íntegra no youtube, mas assim que sair o DVD eu faço o upload desse vídeo para vocês. 

Outras apresentações:

Professora Nájwa Zaidan - http://www.youtube.com/watch?v=N7er6f73l2I
Professoras Nesrine e Málak - http://www.youtube.com/watch?v=NuYYvcY70pg

Quero saber a opinião de vocês. Por que? 
Porque quem comentar nesse post vai concorrer a uma regata linda da Dunya Bellydance!!!!!!!!


E continuem indicando pessoas para seguir o blog e participar do sorteio gente!!! Não desanimem não, todas têm chance e ainda faltam 27 para o final da promoção. O Sapato Dancesmeralda vale muito todas as indicações que você fizer, é incrível!!!!!


Beijos a todas

23 comentários:

  1. Verinha!

    Eu amei o Show de Gala do Mosaico! A maioria das apresentações foram de cair o queixo!

    Em especial, queria falar sobre a coreo da Julli. Eu assisti ao filme Burlesque e quando ouvi a música fiquei um pouco ansiosa pra ver o que seria feito dela e, nossa, a surpresa foi ótima! As meninas arrasaram! Souberam manter uma energia forte do começo ao fim da música. Sem falar dos figurinos maravilhosos e expressões de acordo (como vc disse, sensual sem ser vulgar). Isso sem falar na presença da própria Julli, que deu um charme a mis à coisa toda =)

    Outra coreo que não posso deixar de falar foi a da Ju Marconato! Linda de tirar o fôlego!

    Preciso, também, agradecer minhas amigas do Hob Salam (Cia Carol Louro - que eu prefiro não comentar, pois seria imparcial) que me deram o convite pra assistir ao show!

    O show foi excelente! Gostei muito de quase tudo, rs!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que estou tão fora do "eixo" da DV que não posso ir a um show dessa qualidade. Mesmo assim, obrigada por dividir conosco suas impressões, Verinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa...adorei os videos ao vivo então deve ter sido incrivel... Valeu, por postar adorei!!! :c

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Um espetáculooooo!!!! Nao assisti ao vivo :b ... Mas só pelos vídeos, dá p ter ideia deste evento, q deve ter sido brilhante, divino, maravilhoso!!! Parabéns a todas as pessoas responsáveis e envolvidas, que encantaram os olhos e tocaram no coração de todos q admiram esta lindíssima arte! São eventos, profissionais como esses, q fazem com q nos apaixonemos mais e mais pela Dança!!! bjokas

    ResponderExcluir
  5. Buá Buá ....queria ter particiado dos curso do Mosaico e ter assistido o lindo show. Mas o dever me chamou e eu tinha que trabalhar. Será que em 2012 tem de novo?!

    Parabéns pelo Blog!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu infelizmente não pude ir...
    mas minha professora foi... voltou tão cheia de ideias...nuss

    Tô, tipo assim, anciosa por cada aula!!!

    Não consigo postar com meu nome só por anonimo mas como não sou indigente e quero muito esta regata.. meu nome é:
    Marcia Valeria Pires

    Bjus e muita luz

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o curso do Gamal é sensacional!
    Estou de um jeito que faço qualquer coisa pra fazer mais aula com ele.
    O Khaled também é maravilhoso. Dancinha mais "tradicional" se é que isso existe, hehehe.
    Quero muito mais mosaico, e se possível um itinerante que venha até o Nordeste =D

    ResponderExcluir
  8. Oie Verinha,
    coincideeeencia, fiz um post sobre o Mosaico ontem, mas logico que vim ler o seu tbm, como boa leitora do seu blog... meu blog esta no comecinho mas ficaria super feliz se vc desse uma passadinha por la!!

    La no Mosaico eu dancei na coreografia da Nesrine e da Malak, eu era uma das que estava de candelabro ^^

    AAAAAH, EU QUERO A REGATINHAAAAAAAA
    ISABELA DE ALMEIDA

    Beijinhoooooos

    www.cantinhobellydance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Verinha... Esse projeto da Lulu realmente foi incrivel né... Infelizmente eu também não consegui fazer nenhuma aula... =(
    Espero que ano que vem tenha mais!

    Sobre o show... Eu adorei a coreografia do grupo da Carol Louro (taaa, não vale né? rsrs)
    Eu não consegui assistir muita coisa também... Mas realmente, essa coreografia da Juli foi incriveeel.. Uma energia otima... #amei...
    E a Coreo da Cia Lulu Sabongi foi incrivel... Sem palavras para conseguir descrever...

    Sobre a regata da Dunya Bellydance, ela vai combinaar muito com a minha calça dela, que a bailarina também é ruivinha :p

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  10. Olá Verinha!

    Adorei todos esses vídeos, pois é uma forma de estarmos antenadas com o que aconteceu de melhor neste evento, mesmo com a distância.
    Aliás a internet é um instrumento que nos possibilita vivenciar, mesmo que em parte, estas novidades.
    Voltando ao assunto rsrs, embora não esteja há muito tempo neste mundo da DV, o que eu mais me achamou a atenção foi que em todas essas apresentações tinham algum fator surpresa que nos prendia.

    Bjs :)
    Bruninha.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, me permite falar um palavrão?!!?!? PQP!!!!! Que coreografia LINDAAA da crystal! GeZuz!!! Linda, arrebentou! Não conhecia muito do trabalho dela, vou até buscar mais...
    Aliás Amal Hayaty linda demais msm!!!! Arrebenta tbm! Já tinha ganhado mil pontos só aí!!
    Ainda nem vi o resto do post rs tiive q parar td e comentar esse vídeo!

    CARAMBA!!! eu amei a dança da cia Flora Pitta! tbm não conhecia..eu achei emocionante! Senti uns arrepios de vez em qnd..nunca aconteceu isso (só com as bailarinas q eu amo né) com historinhas sendo contadas no palco com dança do ventre! Eu adorei. Esse Fael aí realmente dançou MUITO. DEMAIS! Amei, a interpretação e a dança das meninas achei muito legal! Eu nem ia ler a história pq era mt grande e eu to meio sem paciencia rs mas vou ler uma horinha pra entender melhor..já q interpretei a dança do meu jeito e gostei bastante msm sem saber o q era...E incrível como eu acreditei que Awf Leyla wa Leyla era algo do Japão..eu acho q se encaixou tudo perfeitamente!
    Parabéns à cia.

    Os outros vídeos ainda vou ver. Mas estou ansiosa pelo da Lulu (qm não está?)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bom devo adiantar que esse comment pode ficar longo.

    Eu gostei demais de assistir aos vídeos e deu para ver que de fato foi um evento de alto nível sim, tanto técnico quanto estético, foi algo bem planejado e bem executado.

    Sorte de quem teve a oportunidade de ver ao vivo o que é sempre melhor claro.

    Eu não consegui encontrar o vídeo da dança da Lulu, todas as outras eu vi pelo youtube e aqui pelo blog.

    Devo dizer que a coreo que mais me agradou foi a da Chrystal Kasbah, para mim foi a mais original, a que fugiu dos passos comuns, e conseguir ser leve e sensual sem ser vulgar, sem contar que o grupo foi o mais sincronizado, com as meninas dançando para valer de corpo e alma, e não com medo de bagunçar o cabelo...rs...Como a gente costuma ver por aí...

    A coreo do Japan Says Hello eu gostei médio, mas gosto é gosto.

    A da espada eu não consegui assistir mais do que alguns minutos, por né, YANNI meu fíago não aguenta pois me faz lembrar um raio duma professora-estrela-mestra que insistia que enfiar esse tal de YANNI em toda apresentação e desde então eu peguei ó-d-e-o, e quando eu escuto preciso desopilar o fígado depois.

    Mahaila El Helwa, é sempre Mahaila, nem tem o que comentar. Incrível.

    Eu sou fã, virtual e platonicamente, de Mahira Hasan, já vi ela dançar muitas vezes ao vivo, e além de ser lindíssima, simpaticíssima e sim isso faz diferença, ela dança muito, tem muita técnica. E cá entre nós eu adorei o rumo na carreira que ela deu nos últimos anos. Ela tem mesmo muito a crescer e aparecer e está correndo atrás disso. O que mais gostei na apresentação do grupo dela, foi o fato dela ficar atrás das alunas.

    Quem já dançou com uma professora estrela na frente, se aparecendo, sabe o quanto isso é desanimador para as alunas.

    A imagem que ela passa fazendo isso é que ela está lá para se apresentar também sim, mas que respeita e confia que as alunas também arrasarão na frente. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  13. [Continuando....]

    Todas as outras danças eu gostei muito, achei tudo de um nível técnico excelente, foi de fato um espetáculo, em todos os sentidos da palavra, por que né, apresentações medianas de escolas de DV, a gente vê de monte por aí, todas iguais.

    Gostaria de comentar que nos vídeos, a iluminação pareceu um tanto escura, talvez ao vivo, tenha sido muito diferente, mas esse é um detalhe que sempre chama atenção nas apresentações de DV. Ou é demais ou é pouca, difícil achar algo na medida certa.

    Outra coisa que me incomoda muito são os gritos de MARAVILHOSA!!!! PODEROSA!!!! VITAMINADA!!! UHUHUHUHUHUH!!!!!!!!! Gente pelamor né...

    Esses fã clubes me matam de vergonha. Quando é a mãe da gente assistindo, a gente até entende aquela torcida cheia de orgulho, porque mãe é mãe né.... Mas gritinho de torcida organizada, é uó... . Não combina com um evento desse porte.

    Uma coisa que eu amei e vou até salvar para posteriores inspirações foram os figurinos. Amei todas as roupas, cada uma mais linda que a outra.

    Na minha antiga escola, que insitia em empurrar aquelas saias de lycra coladas com fendas até o umbigo, que te obriga a usar shortinho preto por baixo, eu bem que tentava explicar que as saias precisam ter movimento, ser soltinhas, deixar o visual e a dança mais leve........

    Eu amo esse tipo de traje! Principalmente as do Grupo da Chrystal Kasbah, parabéns também por este quesito. As da apresentação de Burlesque tb ficaram demais!!

    É isso pessoas......

    Até mais...

    Quem quiser trocar idéias comigo sobre DV é só me procurar no FACE

    Beijocas

    Patricia Noce

    ResponderExcluir
  14. oooooi amada!, to sempre aqui comentando e sempre lendo, pq pra mim é como se fosse uma apostila da DV, eu que só danço a 3 aninhos, ainda tenho muito que aprender! amo seu blog e essa regata é minha!!

    beeeijos
    http://tahmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Verinha!

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por postar esses vídeos e com isso divulgar nossas danças.

    Eu amei o Mosaico!!! A experiência de ensaiar com Lulu e Gamal foi incrível, me senti honrada e muito comprometida com a dança final. As aulas dele, também são essenciais para todas as bailarinas.

    Gostaria de destacar a generosidade e humildade de Lulu. Ela é minha professora querida há anos, mas sempre me surpreende em suas atitudes. Colocar um monte de gente boa num mesmo espetáculo só demonstrou que a intençao dela é de elevar a qualidade da nossa Dança do Ventre e dar espaço a todos que mereçam!

    Polêmicas a parte, assim como a Patrícia, eu também abomino os gritinhos, a não ser que eles sejam bem vindos como numa apresentação tipo a da Juli, provocativa...

    Concordo com vc, a minha amiga Crystal arrazou na coreografia, fiquei muito orgulhosa!

    Adorei a minha maquiagem e muitos comentaram, viu ?!!!

    Acho que é só!!!

    Ah! Vou contar uma gaffe...não sabia que a Verinha era a Amar, rsrsrs...affeee, falta de atençao, pq frequento seu blog há bastante tempo.

    Um grande Beijo!

    Carol Louro

    ResponderExcluir
  16. Olá meninas!!!

    Carol:
    Eu não vou mentir que coreografias mais "sensuais" da Juli me deixam com uma pulga atrás da orelha, via de regra eu não gosto das que são apresentadas nas Super Noites! Mas aqui ela soube colocar a medida certa de sensualidade e técnica e a coreo ficou incrível. E o figurino dela própria era um DESBUNDE!!!

    A da Ju foi linda também. Estou errada na minha impressão ou já vi essa coreo no Mercado Persa?

    Bruxinha!!

    Olha, vou te falar: esses shows estão tão legais que de repente vale uma visitinha a São Paulo! Quero ver se ano que vem programo um encontro do blog em um final de semana com um show desse (Super Noites, Lulu), e daí vc vem, que tal?

    Nanda:

    Eu também não assisti ao vivo, só os ensaios e a coreo da Lulu porque já tinha terminado meu trabalho nos bastidores. Só vi por youtube mesmo...

    Pri:

    Vou te falar: o céu é o limite para estes espetáculos. E ainda tem o da Kahina que não posso falar o tema, mas AFEEEEEEEEEEE.... promete ser um show inesquecível.

    Giselle:

    Conversei com a Lulu no camarim, ela me disse que está bem tentada a fazer o Mosaico de novo devido ao sucesso dessa primeira edição. Então amiga: ano que vem tem mais!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. ... continuando,

    Márcia:

    Ainda não foi dessa vez, mas até o final do mês ainda haverá muito prêmio para vc concorrer!!!

    Diva Gabi:

    SORTUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... ARREMATOU A REGATA HEIN.
    O Gamal é incrível. 20 minutinhos de conversa com ele e aprendi um ano de aulas! Quanto conhecimento, Jesus!!! O Khaled é muito engraçado também. E eles são EXTREMAMENTE tradicionais. Falei "Bellydance" perto do Gamal, ele me corrigiu na hora para "Oriental Dance".

    Isabela:

    Flor, cê dançou o candelabro, me tira uma dúvida: essa coreografia não é igualzinha àquela que foi dançada na Festa das Amantes da Dança Oriental em 2005?

    Amanda:

    A coreo de vocês estava muito legal, e não é fazendo média não porque vocês tinham muita gente no palco e ainda assim mantiveram uma boa sincronia durante a coreo, pouquíssimos ou nenhum erro. Parabéns.

    Bruninha:

    É uma exigência da própria Lulu quando faz a designação para as professoras: que as coreografias sejam de um excelente nível técnico e que "dêem show" de verdade, afinal, o show de gala não é somente uma comemoração da semana de aulas, é para ser um espetáculo de entretenimento até para quem não pratica dança oriental.

    ResponderExcluir
  18. ... continuando:

    Lívia

    Eu também soltei um palavrão quando vi a coreo da Chrystal no ensaio: CARAI!!!!!!!!!!! E a Chrystal é dançarina de dança de salão, então pode notar que as evoluções enchem todas as direções do palco, uma "herança" de sua preparação em dança de salão. NECESSÁRIA. Amey. E vc viu o derbak dela no DVD da Lulu? Outro palavrão que soltei quando vi o quadril... CARAI!!!

    Oi Paty...

    Torcida é sempre chato. Eu ODEEEEEEIO!!!

    A Mahira fugiu do comum, foi a única professora que dançou atrás na coreografia. Diferente dela, só a Ana que mandou um grupo sem que ela estivesse presente. Mas parecia que as pessoas estavam lá pela professora porque o grupo da Ana no qual ela não estava presente foi um dos menos aplaudidos.

    Tamyris

    Vi seu blog, que talento hein menina!! Maravilhosa.

    Carol:

    Adorei te conhecer lindona!!! Obrigada pelo elogio, vocês é que são lindas demais, a maquiagem é só um complemento da beleza interna e externa que vcs tem.

    Fica fria, agora cê já sabe que Amar el Binnaz é o alter ego da Verinha descabelada e desarrumada!! KKKKKK...

    Beijocsss a todas e muito obrigada pela participação!!

    ResponderExcluir
  19. PARABENS PELO O ANIVERSARIO DO BLOG, ELE ESTÁ MUITO LINDO!!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oie flor,
    então não sei quanto ao nome do espetaculo, mas ela é sim uma adaptação de uma apresentação,a Malak me disse que era de uma apresentação de fim de ano da Lulu, de uns anos atras eu acho...
    Mas nao eh igualzinha, ela sofreu alterações ^^

    Espero que eu tenha esclarecido
    Beijinhoooos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Verinhaaaa

    Parabéns pelo Blog é incríveeeel!!!!
    Adoooooroooo!!!! S2


    Depois de 8349817481 anosss eu vi este post.. hahaha Pessoa super antenada!!!
    Fico muito feliz que tenham gostado da coreo. Devo confessar que foi uma das coreografias mais trabalhosas pra mim!!! Estudei mto os movimento kabuki para tentar me manter fiel pelo menos aos "corpos" do japão! rs
    Mas foram 4 meses de ensaios incessantes de 4 a 5h por dia!!!
    Eu fiquei muito feliz com o resultado!!!!
    Obrigada meninasss!!!!
    Ahhhh, o vídeo não tá funcionando, né?!
    Pq sera? Será que é o link??
    Q pena...
    Este acho que funciona:
    http://www.youtube.com/watch?v=kLxRiTcGZwY
    Obrigada de novo!!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...