10 julho 2011

9

Elis Pinheiro - 10 anos de dança. E o presente é todo nosso!!!!


Ela poderia ser lembrada por "uma certa semelhança física" com a Sohair Zaki. Ou ainda pelo seu trabalho de braços, que nos levam aos filmes de Samia Gamal. Seu quadril poderia ser comparado ao ultra power quadril da Soraia Zaied. E a expressão poderia ter sido inspirada por Jade el Jabel.

São credenciais de peso na dança do ventre, mas Elis Pinheiro escolheu o melhor disso tudo: imprimir sua personalidade em suas referências. Ser ela mesma foi a melhor escolha possível para sua dança.
A leitura musical de Elis é um fenômeno. Nas danças apresentadas nas vídeo aulas de Lulu Sabongi, 8 ou 9 anos atrás, seu estilo de dança já era diferenciado pela qualidade técnica. O solo de percussão da música "Hopa Tito Balaha" do volume 4 é um dos meus vídeos-referência para estudo de percussão até hoje. Bailarina com um estilo exótico, possui um repertório de passos extremamente voltado ao tradicional, porém com um "plus" que é exatamente o trabalho de braços. Nesse "momento" da dança em que todas as atenções estão voltadas para as pernas, o estudo do estilo de dança de Elis se faz ainda mais necessário, pois não existe boa dança sem a moldura dos braços.

Em 18 de Junho, Elis comemorou seus 10 anos como profissional de Dança do Ventre, e realizou um show que não poderia espelhar melhor suas escolhas de sua carreira: muito glamour e profissionalismo. Convidou um time de peso para festejar com ela: Lulu Sabongi, Jade el Jabel, Kahina, Amara Saadeh, Mahaila el Helwa, Mahira Hasan, Fabi França, Aziza-Mor Said e Christal Kasbah. Suas convidadas corresponderam o chamado à altura, e realizaram um show que deve ficar para a história da dança do ventre em São Paulo. Todas as apresentações ANTOLÓGICAS. E para provar mais uma vez que quem ganha o presente é o público, Elis disponibilizou todas as apresentações em alta resolução em seu canal no youtube. E eu serei a primeira da fila do DVD quando lançar porque será fonte de estudo por muuuuuito tempo.


Assim sendo, vamos às apresentações: 

"A Aniversariante" Elis Pinheiro, vestida como uma princesa dançando maravilhosamente Batwannes Beek:


Christal Kasbah: Enta Omri



Mahira Hasan: Wahashtini



Elis Pinheiro: Niptid



Aziza-mor Said: Lissah Fakir



Jade el Jabel: El hob Kolloh



Mahaila el Helwa: Sirit el hob



Kahina: Basboussa



Fáby França: Akdeb Aleik



Lulu Sabongi: Alf leyla we leyla



Elis Pinheiro - encerramento: Baterefleek



Bom estudo e aproveitamento!!!!

Beijocas!!!

9 comentários:

  1. pra mim a elis é uma das melhores bailarinas que ja surgiu no cenario brasileiro nos ultimos 20 anos, uma verdadeira artista, é muito bom ver ela dançar

    ResponderExcluir
  2. O Show de Elis é a coroação de uma geração de magníficas proficionais da dança.

    Sem dúvida concordo com você Vera, o presente foi todo nosso. Todas as bailarinas estavam em noite de graça. A presença de Lulu foi a coroação de um trabalho de anos cheio de dignidade e seriedade da casa de chá Khan el Kalili.

    Bailarinas com estilos únicos. Como Jade el Jabel que me consome a energia quando a vejo dançar de tão forte e densa, Aziza com sua levesa e fluidez, Mahaila com sua incrível tecnica e presença de palco, elis com os braços e dissociação dos meus sonhos, a dedicação ne garra de Mahira, tudo isso com a Musica de Tony Mouzayek. Eu chamaria tudo isso de um grande Bolo de aniversário que a Elis distribuiu a todas nós nessa grande festa da Dança do Ventre.

    Se avaliarmos, cada um dos profissionais tem qualidades únicas. Esse sho deveria sair em DVD, sei que está tudo no youtube, mas esse show é digno de celebração.

    Parabens Elis, parabéns a todas essas personagens que fazem parte da História da Dança do Vetre no Brasil.

    Parabenssssssssss ELISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esclarecendo meu comentário sobre a Jade el Jabel...

    ...Como Jade el Jabel que me consome a energia quando a vejo dançar de tão forte e densa...

    Para mim a dança de Jade el Jabel é uma espécie de evolução da dança. É uma dança incomum mas sem ser exotica, é forte e suave ao mesmo tempo. A dança de jade é algo que meus olhos tentam desvendar, mas quem sente mesmo é meu coração e espirito.

    Não dá pra assistir Jade e conversar, beber ou comer. Com ela, é preciso sentar-se e consumir a sua dança.

    ResponderExcluir
  4. Oi Verinha, tudo bem!!
    Só uma observação, ai no post não esta o video da Lulu, esta o da Kahina que saiu duplicado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Verinha, sem sombra de dúvidas a Elis é uma das nossas melhores bailarinas, sua dança tradicional com alguns "toques" diferenciados fascinan qualquer um não é ?

    Bjks !

    ResponderExcluir
  6. Das bellydancers atuais a única que vejo tudo, que sigo (virtualmente), que tenho o sonho de ver ao vivo é a Elis! Eu disse das bellydancers atuais, mundo e Brasil!
    Ela é demais! Nem sei descrever. Melhor nem falar pq vou sentir que estarei fazendo por incompleto! Amo msmo

    Como alguém disse "Eu chamaria tudo isso de um grande Bolo de aniversário que a Elis distribuiu a todas nós nessa grande festa da Dança do Ventre"

    Que bolo de aniversário lindo e gostoso não é mesmo!? Eu amo a Elis, mas não esperava que ela ia colocar tudo na internet ao alta qualidade! Só me faz amar mais, admirar mais! Tomara mesmo que ela disponibilize m DVD

    Elis só merece, sempre, os parabéns! Muiiiiiiiiitoss parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Todas lindas,Lulu e Aziza, minhas teachers, arrasam sempre!! A dança da Kahina foi uma folia, delicia de se ver!! A Elis é um desbunde!!


    Mas tenho q confessar, pra mim foi um desejo realizado ver a Jade dançando ao vivo!! Que interpretação, que volupia (ok, ficou meio gay a frase, mas é verdade) pq ela é uma bailarina que seduz inclusive as mulheres!!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não gostava muito da Kahina, mas de uns tempos pra cá estou virando fã. Acho que ela está um pouco menos "ballezística" (o que me incomodava um pouco, porque achava que tinha arabesque e giro demais e quadril de menos) e está com uma expressão tão alegre, carismática, além do quadril maravilhoso, que parece que é de outro planeta, rs. Nível técnico impressionante. Foi minha apresentação favorita dessa noite.

    Abçs

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...