26 julho 2011

19

A arte em "clicks" de Eduardo Fuica


Segundo o Wikipédia, a palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste". 

Para muitos de nós a fotografia serve para congelar um momento e garantir que ele se perpetue. Os profissionais da área são responsáveis por construir, por desenhar este momento da forma mais perfeita possível, captando das pessoas seus melhores traços e ângulos,  e quando a perfeição não é atingida com os clicks, ela é conseguida através dos programas de computador. O fotógrafo é o artista que não tem os seus sentidos despertados por sua obra, ele usa seus sentidos para despertar a arte em sua obra. É por demais especial. 

Eu já escrevi várias vezes aqui no blog sobre o valor da fotografia profissional para o portfólio da bailarina, tanto em relação ao estúdio quanto em relação ao palco, e em meu coração reina absoluta minha amada Adelita Chohfi (Santa Adelita rogai por nós), porém não pude passar "em branco" nas fotos desse grande artista chamado Edu Fuica.


Gostaria de colocar informações mais técnicas sobre o currículo do Edu, mas nenhuma dessas palavras "currículo" ou "especificações técnicas" conseguem traduzir a sensibilidade do artista Edu Fuica. Em seu perfil no blogger ele se descreve como um profissional plural, faz com que suas fotos abranjam amplos tipos de linguagem, como editorial, fashion, sensual, eventuais e conceitual. 

Na dança do ventre, seu trabalho se diferencia porque sua motivação nas fotos é única e exclusivamente a bailarina, e não "o que ela pode fazer com essas fotos". Como artista, ele consegue visualizar na modelo sua característica mais marcante, e a potencializa, colocando em suas fotos não somente sua assinatura pessoal, mas também a personalidade da modelo em sua forma mais genuína. 



Meu primeiro contato com a fotografia do Edu foram as fotos da Aysha Almée - um belíssimo ensaio fotografado no Zainab Café para um calendário sobre dança, e o que mais me chamou a atenção foi justamente a naturalidade das fotos e o "quê" de rainha que eu sempre visualizei na Aysha. Isso além da iluminação das fotos, que acredito ser o grande pulo do gato deste artista. As fotos da Aysha são sempre lindas, mas nesse ensaio ela se mostrou majestosa como nunca a vi antes. Aplausos para o Edu.


A partir dela vieram Jade el Jabel, Mahaila el Helwa, e a promessa de ensaios mais lindos ainda. Há alguns dias atrás tive a oportunidade de conversar com o Edu sobre sua abordagem em fotos, em relação a poses, iluminação, e em relação ao fato de que nós bailarinas gostamos das fotos mais "comerciais", ele me respondeu mais ou menos assim: 

"Quando utilizamos poses comuns, e tiramos fotos iguais as das outras bailarinas, você retrata, indiretamente, que todas são iguais, pois assim estão retratadas - como iguais."

Só posso concordar e admirar, porque eu também quero (e acredito que todas queremos) ser retratada em minha beleza única e pessoal. Viva Eduardo Fuica. 

Se você quer encher de glamour o seu ensaio fotográfico, o contato para ensaios profissionais é:
Edu Fuica










 Beijos a todas!!!

19 comentários:

  1. Verinha, Adelita tbm reina absoluta na minha vida rsrs.
    Mas quando eu vi essas e outras fotos do Edu Fuica, pensei a mesma coisa que você... Realmente ele é muitoo bom... Parabéns a ele...

    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Adorei, eu sempre fico babando nas fotos profissionais das bellydancers eu dia também vou ter meu dia kkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Amanda eu agradeço de coração só por ver meu trabalho, é feito de coração .. acho que é todo coração!!rs. Super beijo e obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Gi , hahahah vc é uma lindona!! Obrigado mocinha!! E claro que vai!!! E vai ser comigo tá??rs . Se for com outro a senhora vai se ver comigo!! super bjaooo

    ResponderExcluir
  5. E agora meu agradecimento para a Vera Linda!! Postei meu agradecimento no meu blog tá?? super super beijo e obrigado pelas palavras lindas!! EU simplesmente AMEIIIII!!!!! bjãooo

    Depois da uma olhada !!
    http://fotosfuica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gente, que máximo ver o Edu participando aqui!!!

    Amanda:
    A Adelita é tudo pra mim, já a considero uma amiga pessoal, faz parte da minha vida. Foi dela a foto que utilizei para o convite do meu casamento, um ensaio de casal maravilhoso que ela clicou. Eu e meu esposo ficamos até bonitos. Aahaahha...

    De formas que ela reina em meu coração.

    Mas o Edu é um cara muito do bem, e um grande artista. Se Deus quiser ainda vou ter um ensaio dele.

    Gisele:

    Olha flor, vou te falar, um ensaio profissional é tudo de bom! Principalmente para nós bailarinas. E está super acessivel viu, tá no alcance da mão. Conversei com o Edu, o preço dele é muito bom, ele também parcela se vc precisar. Tá na mão amiga, corre!!!!!

    Edu:
    Como eu já te disse: nada que vc não mereça muito. Vi seu blog, e já fiquei aguada das fotos de casamento. No meu casamento a Adelita tava viajando e o fotógrafo era um BOSTA, as fotos ficaram uma merda. Já a moça na paulista é TUDO de maravilhoso. Parabéns!!!

    Beijos no coração de todos.

    ResponderExcluir
  7. =O

    Eu tb to na esperança de fazer umas fotos minhas, e seria com a Adelita, mas eu fiquei apaixonada pelo trabalho do Edu, achei bem diferente!!

    OH DUVIDA!! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Nossa Verinha q fotos lindas essas do Edu, talento nato mesmo não é ?
    As fotos deles têm um diferencial, não é sempre aquelas mesmas poses q costumamos ver por aí, rs !!!
    Sonho em logo poder fazer meu ensaio, rs !
    Bjo !

    ResponderExcluir
  9. méodéus! essa foto da JADE é TUDO!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  10. Ana , antes de mais nada obrigado viu? Indiferente do fotografo , o importante é que ele ou ela capite a verdadeira Ana Dinardi , admire e a veja com todo seu poder , sua delicadeza . Agradeço de coração o carinho , amo o que faço e não saberia fazer outra coisa , acho que por isso que acho que é único. O dia que vc vai fazer não vai se repetir , a hora também não , a emoção da hora , o momento é um .. então temos que aproveita-lo assim!!! Super beijo e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Marcelly , obrigadooo!!! Posso trocar a palavra talento por paixão?rs . Obrigado de coração e seria uma super honra poder realizar esse seu sonho que se tornaria meu !! Deixo um super beijo e muita luz para nós!!

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Luciana , tudo bem? A jade é uma Deusa!! rs ela tem uma coisa que a Dança do ventre faz aflorar em todas vocês , a segurança da mulher que vcs são !! Por isso acho essa dança tão magica!!! Muito obrigado do fundo do meu coração!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. EEEEEEEEEEEEEEEE Saudemos a mamãe Lu!!! Que carrega em seus braços o bebê mais LUXO de 2011: Salomé!!!!

    Bom te ver de volta por aqui Lu. Tava morrendo de saudades!

    Beijos em você e na Salomé!!!

    ResponderExcluir
  14. Ha vera não sabia , se não iriamos deixar as fotos como o momento era! Lindoo!!!!! Queria ver essas fotos . Vc não gostou de nenhuma? bjus!

    ResponderExcluir
  15. Primeira vez que vi as fotos dele foram essas que vc postou da Mahaila, tem pouco tempo....
    Achei a coisa mais linda do mundo, e me deu uma super vontade de fazer um book com ele.
    Quem sabe um dia né??
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Fabi!!!

    Mulher, não deixa pra amanhã não, REALIZA MULHER!!! Como eu disse acima o Edu super facilita e é um registro para a vida inteira. Vale muito a pena.

    Quero ver quando eu fizer o ensaio com ele se ele é bom de photoshop mesmo porque eu quero ficar com o corpão da Mahaila!!!! KKKKKKK!!!!

    Beijocsss

    ResponderExcluir
  17. Vera!!!! Eu passei por aqui agora, pq vi no Twitter que seus posts ficaram cheios de vento, pq todo mundo estava na Shangrilá! eheheheh Achei divertido!

    Mas neste momento estou numa conchinha e ensaiei muito essa semana para dizer para a Lulu que eu não ia (não vou, sei lá...) entregar o material para o selo dela...

    Não tenho fotos e estou numa encanação master sobre muitas coisas.

    Mas gostei muito, viu, Edu... Vou me resolver e te escrever sobre um ensaio.

    Bjoks pra todos (Bjks especiais para a Lu Arruda e para a Salomé!!!!!)

    ResponderExcluir
  18. Grande fotógrafo e um ótimo colega de trabalho como professor na escola de fotografia Techimage, onde tb sou profesosor.
    Talentoso e divertido, o Edu merece cada elogio que recebeu aqui.

    Bruno www.brunofotos.com

    ResponderExcluir
  19. Navegando por aqui para passar o tempo com uma leitura revigorante e dou de cara com isso! alegrou o meu dia! sou bailarina e fotógrafa profissional e é muito bom ver o quanto as bailarinas tem valorizado nosso trabalho,o olhar do Edu é precioso e a Adelita é um amor de pessoa :) já fui clicada por ela quando dancei em são paulo!ensaio profissional é tudo de bom,é acessivel e valoriza a bailarina e dá aquele UP na auto estima hahaha! muito obrigada por falar sobre isso!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...