08 junho 2011

16

E-Ventre 2011: Concursos - Sempre a mesma história?


Hoje vamos falar dos concursos do E-Ventre 2011!

Neste concurso não tem jurado "X", não tem reposição de última hora, nada disso. Como as organizadoras se comprometem publicando com antecedência quem serão os jurados do concurso, se por um acaso um jurado deixar de comparecer o concurso acontece sem ele, nada de reposições. Este ano quem faltou foi a Najla Yacoub. Uma PENA, tava louca pra ter os comentários dela sobre os grupos folclóricos, e claro, queria muito entrevistá-la.

Este ano eu também competi no grupo clássico, e tenho a ficha para avaliar o tipo e o nível de comentário efetuado, e, principalmente, se acrescenta alguma coisa na minha dança (ou na vida de alguém na pior das hipóteses).

Categoria duplas - Vencedoras: Natália Sayuri e Bruna Borges



Essas duas fofuras são minhas colegas de sala de aula, mas eu preciso fazer justiça aos outros grupos: essa categoria foi vencida por uma das competidoras "SOZINHA" (não me entendam mal, não é a comparação de uma com a outra, mas sim a perfeição na execução). A coreografia é muitíssimo bem elaborada, mas observei vários erros de execução, falta de sincronia entre a dupla e ausência de expressão de ambas. Havia outra dupla da escola que a é a Leila e (outra) Bruna, dançaram com véu wings PERFEITASSSS muito bem sincronizadas e sem erros de execução. A dupla da Top Dance que ficou em segundo lugar também estava muito bem, e havia boa sincronia. Mas todo o júri acabou se esquecendo que a categoria é dupla nas fichas de avaliação.

- Momento "Cala a Boca Jurada": Coreografia de Wings - "Faltou quadril..." Alô? Alguém viu aí que a coreografia era de wings?

Uma das juradas da manhã era a Adriana Belefusco, que foi convidada pelo HMC - Hollywood Music Center (aquele que faz DVDs da Jillina, Aziza, Amar Gamal e etc..) para integrar um novo DVD de nome "Al Dunia", que foi gravado em Los Angeles. CHIIIQUE.





Categoria Grupo Clássico - Vencedoras - Ventremania Estúdio de Ana Claudia Borges



Acabei de virar vidraça e coloquei o vídeo aí pra vocês apreciarem meus bracinhos roliços e minha pancinha catilogênica entre as minhas coleguinhas "slim" de sala de aula.

Seria muito abuso eu dizer que achei justa a nossa vitória? Ahahaha...
Falando sério: Esse concurso de grupos clássicos estava num nível bom, e isso é muito raro, os grupos nivelando os concursos "por cima". O diferencial da coreografia da Ana acabou sendo o "movimento" no palco, vocês verão no vídeo, em diversos momentos o grupo forma desenhos diferentes e as integrantes trocam várias vezes de posição.

Pergunta que não quer calar: Espada pode ser utilizada em grupo clássico?

Momento "Cala a boca jurada": "Problemas na execução pela limitação do tamanho do palco. Da próxima vez traga menos integrantes." Oi? Vou contar ali pras organizadoras e já volto.

Momento "Palmas para a jurada": Os comentários da Hadara Nur foram muito pertinentes, e ela fez considerações também para as integrantes do grupo em um nível mais pessoal, uma ficha que certamente utilizaremos bastante em sala de aula.

E também fiz uma entrevista com ela, e no final do vídeo tem surpresa. Confiram:





E mais uma entrevista com outra bailarina que foi também jurada do concurso na parte da manhã, Amara Saadeh, coordenadora das Escolas Luxor, falando um pouquinho sobre "brasileirismos" em shows internacionais, sobre a filosofia da Luxor e o FIEL 2011.




Categoria profissional - Vencedora: Beatriz Fernandes - Top Dance

É gente...  Beatriz vem chegando com tudo...

Então...

Minha primeira consideração sobre a categoria profissional é: se os jurados vão continuar premiando só as mocinhas abaixo de 25 anos, por favor, avisem. A gente cria uma categoria "Booooooa" para quem tem mais do que isso se apresentar e ser julgado com justiça. Não estou aqui dizendo que a Beatriz não mereceu, longe de mim. Ela dançou muito bem. Mas o que estou percebendo é que os jurados estão julgando bem mais a beleza, a juventude do que a composição coreográfica em si.

Das 3 vencedoras, 2 tinham menos de 20 anos, cara e corpinho de boneca.

Um exemplo: a Hayffa pegou uma música BUUUUCHA, fez picadinho da música, mesmo naquelas frases chatas que se repetem mil vezes, arrasou. Ficou entre as 3 primeiras? Não. A Zahira dançou Enta Omri de um jeito de arrepiar, arrebentou seu coração no palco, dava pra ver claramente que ela estava dançando, como dia Falcão, "com aquele sentimento que emana do espaço entre o útero e a raiz do chifre", brincadeira, mas ela dançou muito. Ficou entre as 3 primeiras? Não.

Então, por favor gente. Menos parcialidade, mais profissionalismo.

Soou mal-humorado e é. Estou com frio.

Beijocas

16 comentários:

  1. Não "compito" e não tenho a menor vontade, por conta dessas coisas!!!(e nem daço tudo isso para tal tbém) mas acho injusto julgar bailarina mais pela qual se assemelha mais com a barbie do q pela técnica!!!

    PELAMORDEDEUS NÃO ESTOU FALANDO QUE ESTE FOI O CASO, MSM PQ NEM FUI NO E-VENTRE, MAS É Q VEJO A COISA SE REPETIR POR TODOS OS CONCURSOS POR ESSE MUNDÃO AFORA!!!

    Adoro a lucidez das suas postagens

    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Na boa Verinha... vou levar isso a cupula do eventre para rever sobre as colocações das amadoras!! Até porque estava em regulamento!! Mais uma vez, obrigada!!!!! Amei suas colocações!! bjokas

    ResponderExcluir
  3. E mais uma vez voltamos aos mesmos pontos... Ia escrever um post no radventre.blogpot.com, mas aqui está mais divertido! eheheh Depois escrevo lá!

    O concurso profissional não era com músicas clássicas ou tradicionais? ENTÃO PQ CARGAS D'ÁGUA AS DANÇARINAS ESQUECEM O CLÁSSICO EM CASA???

    Sabe o que eu penso? Que muito provavelmente eu irei deixar de participar de concursos MUITO EM BREVE.
    Detesto modernagens (tipo braço de natação, mão que dá uma mexidinha atrás do cabelo, pernocas super altas mostrando as entranhas, tipo Saida) e movimentos ballesísticos, embora eu seja bailarina clássica de formação. AMO dança do ventre daquelas que "se estuda de vem em quando em sala de aula", que no meu caso é de vez em sempre. Logo logo (isso se já não estiver acontecendo) não estarei dentro dos padrões de "dança do ventre", pois o que prevalecerá é o Dança do Ventre Brasilis, aquele com "jeitinho brasileiro" e mais uma vez o jeitinho brasileiro vem avacalhando com tudo...
    Se é "clássico" é clássico e pronto. A roupa é de duas peças e saia godê com muuuuuuuito tecido. Se a dança é moderna, vale tudo... saia justa, saia sereia, saia só com bordados, pernas altas, braço de natação, cabelinhos, desfile no palco...
    É extremamente antagônico e amadorístico dizer que o "clássico se modernizou"... Vamos botar a cachola para pensar um pouquinho???

    Pode perceber... ninguém mais está preocupada com o taksim. Tudo bem se vc passar por cima de todos os taksims, desde que seja fazendo movimentos da moda. Tudo bem de vc engolir com farinha o said no meio da música, pq se vc tem corpo e cabelo bonito, ninguém vai perceber...
    Oi, juradosssssssssss!!!!

    Agora não cabe a nós dizer isso... Afinal jurado teria que ser hors-concours, não é? Só que se eu entendo que uma dança que NÃO É BRASILEIRA deve ser apresentada na sua essência e os jurados, não, tem alguma coisa errada...

    Já fui avaliada pela Lulu algumas vezes e sei que ela é totalmente imparcial e julga a dança em si. Conversando com algumas pessoas que participaram do concurso, me disseram que ela as arrasou (no sentido de botar no chão, mesmo). Com certeza ela teve motivos, não?

    Só mais uma coisa... Oi? Vc dança na noite e se inscreve no amador? Tá com medo de quê, flor?

    Desculpe o comentário longo...

    bjoks

    ResponderExcluir
  4. Pouuutz Tati, arrasou nos comentários...
    Sinceridade nua e crua, gostei!
    Eu só acrescentaria mais, jurado pra concurso profissional com apresentação de dança clássica deeria ser o q? master ultra mega expert em dança do ventre clássica!!!!!
    Minha rélis opinião, nem sei quem participou do júri, mas acredito que a dança que executamos influencia horrores nosso julgamento, daí o fato de alguns júris serem tendenciosos em suas avaliações.
    Como eu não participo de concursos, não sei bem a sensação q vcs têm, mas q tal lermos o post anterior com a entrevista arrasadora da Esmeralda, que trabalhou mto lá fora e desmistificou total essa modernidade toda que praticamos aqui?!?!
    Sou 100% a favor do movimento: bailarinas voltem a dançar o clássico!!!!!!!
    Bjs
    Van.

    ResponderExcluir
  5. Coincidiu de rolar aqui no Rio o V Rio Oerinet e eu acabei fazendo um outro post sobre a Injustiça dos Concursos: http://hannaaisha.blogspot.com/2011/06/injustica-dos-concursos-2.html

    Não vejo problema de colocar espada em grupo clássico... mas vejo muitos problemas em alunas "amadoras" e na modernização da DV, que acho que tem limite! Ainda estou para ver um edital e concursos perfeitos...

    O que devemos tirar deles são as avaliações (quando pertinentes) e não se estressar com os prêmios.

    PS.: Estranho te ver dançar, mas ficou linda a coreo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Verinha tudo bem ... Parabéns pelo post e pela premiação do seu grupo que foi maravilhosa!
    Adorei cada tópico escrito e também tenho algumas opiniões parecidas com a sua.
    Parabéns!

    Muito bom te ver sempre! E botar os papos em dia!
    Bjos

    Mayra Melo – 1° Lugar AMADORA E-VENTRE 2011-06-08
    Olá meninas, este pedacinho deixo dedicado a falar sobre amadoras ou profissionais que atuam como amadoras ou qualquer outra coisa.
    Vou falar, especificamente pela minha aluna, a qual ganhou neste final de semana o concurso E-Ventre.
    Vi diversos comentários, sobre dançar na Night, acumular troféus dentre outros, segue minha humilde opinião:
    Dançar na Night = é uma oportunidade que alguns músicos brasileiros dão as professoras de apresentarem suas alunas como convidadas. Sem pagar CACHÊ. É um momento em que a aluna, pode desfrutar em fazer um improviso com uma banda tocando somente para ela! Eu, em particular conheço alguns músicos e alguns organizadores de festas Árabes , que me abrem espaço para levar algumas alunas, que considero que dançam lindamente para praticar e também o por que não, curtir dançar na night, como vcs dizem! Hoje em dia, todo mundo sabe que o Grande pioneiro da Musica Árabe no Brasil, o famoso cantor Tony Mouzayek, é o principal musico a abrir espaço para essas alunas! Ou seja qualquer aluna pode agendar com ele, uma data para se apresentar e muitas vezes realizar o sonho de dançar com banda ao vivo!
    Lembrando que: PROFISSIONAL – É a pessoa que ganha dinheiro às custas da Dança do Ventre, independente de ser dando aulas ou fazendo shows profissionalmente (ganhando o famoso Cachê!!!!).
    Grupo Profissional - Cia Hadara Nur – Foi idealizado no ano de 2010 com minhas alunas, algumas profissionais (Caso de Julia Garcia eBia Fernandes) e outras amadoras. Todo e qualquer show que eu realizei com estas meninas foram de caráter AMADOR, já levei para viajar comigo, para mostrar o MEU trabalho , como professora e coreografa! Nunca , afirmo, nunca essas meninas receberam cachê por dançarem na Cia Hadara Nur. É um grupo de danças sem remuneração! Alias caso alguém queira levá-las para dançar pode falar comigo, rsrsrsrrs
    GUARDAR TROFEUS NA PRATELEIRA – Minha aluna Mayra Mello participou ate hoje se não me falhe a memória, em 5 ou 6 eventos, dentre esses ela pegou apenas 2 vezes a “medalha” nos outros não teve classificação. É comum então, ela querer ir para conseguir mais experiência, sendo que o sonho dela é conseguir um dia ganhar o Mercado Persa! Acho que isso não é nada de mais, como também é muito comum em outras alunas de outras professoras!

    Espero ter esclarecido tais informações, para que não fique duvidas a respeito do meu trabalho!
    Obrigada meninas pela atenção! Um beijão no coração Hadara Nur!

    ResponderExcluir
  7. é... acho q falou tudo, inclusive, eu não vi e não tenho filmado mas... a Bia perdeu o final! Isso é uma falta grave! Como uma profissional perde o final?
    E o início daquela música é um Meleah, não sei se ela fez pequenos gestos ou como ela entrou pq se houve arabesques, meia ponta e etc... outra falta grave.

    Pois bem... mtas vezes pensei se eu estudo errado mas prefiro acreditar que minhas profs atuais estão me encaminhando bem e desencanar senão vou enlouquecer.

    Concordo com a sua opinião sobre a Hayffa, até minhas alunas comentaram e esse eu tenho um vídeo, achei injusto.

    Acho melhor parar por aqui kkkk pq qdo vi os vídeos... me decepcionei um pouco.

    bjão

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!!!

    Hadara mulher, não me mate. Corpo de baile, quando se dá o nome de "Grupo Profissional" é complicado porque inspira em quem está olhando a impressão de que tratam-se apenas de bailarinas profissionais, recebendo cachê para apresentar seu trabalho, e o mesmo acontece com as festas "di balada" - quando você vê que a bailarina foi dançar sozinha, pensa mesmo que ela está recebendo. E tenho a impressão de ter visto a Mayra em uma foto do Grupo 1001 noites que é profissional. Se não era ela, então estou enganada.

    Eu tive mesmo essa impressão da Mayra, e peço desculpas pelo escrito, estou acrescentando uma nota lá no post.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Amar El Binnaz, tudo bem? Agora comigo está tranquilo, pois me deparei com esse post aqui no seu blog que to esperando desde o primeiro post do E-Ventre, ansiosa com o que vc tinha para dizer sobre o concurso.
    Confesso que de primeira impressão fiquei bem decepcionada. E não é pra menos né? E como eu, levando um nome tão forte que é da minha professora, jamais eu iria expor ela em tal situação e tenho certeza que jamais ela iria me levar em concurso sabendo que faço parte desse tal ''grupo profissional''.
    Digo isso por mim.
    Realmente, enquanto umas amadoras estão perdendo o seu tempo para derramarem suas lágrimas aqui ao invés de escreverem críticas construtivas, eu estou em sala de aula estudando e suando a camisa para me tornar uma profissional e assim me inscrever na CATEGORIA PROFISSIONAL. Medo? Nenhum! Tudo tem sua hora! Mas eu chego lá.
    Agora, estou curiosíssima de ver essa fotooooo!!!! ''Me senti''... já pensou eu no 1001 noites? Chique demaisss....! Um dia, quem sabe, né?

    Amar, adoro o seu blog e sempre dou uma espiadinha por aqui. Acho importante O SEU trabalho. E obrigada por compartilhar tanta coisa conosco. Quero conhecê-la pessoalmente, tá?
    Fico extremamente feliz que tudo tenha se esclarecido!
    Beijinhos
    Mayra Mello

    ResponderExcluir
  10. Oi Mayra!

    Que bacana sua presença aqui para esclarecer também, e mais uma vez desculpas pelo equívoco.

    Muito obrigada pelo carinho e pela confiança no meu trabalho, e com certeza assistirei ao vídeo com carinho, vou escrever um post sobre ele, pode deixar.

    Beijocas

    Verinha
    (que NÃO tem vergonha de admitir que errou e precisa se retratar, tá haters? Faz favor de caçar o que fazer.)

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meninas, tudo bem?
    Bom vamos lá tenho muitos esclarecimentos para fazer, porém não gosto de discussão e nem de polêmicas e até a um tempo atrás não era fã de concursos, porém decidir ter essa experiência como profissional e com minhas alunas...e depois de várias decepções hoje penso seriamente se realmente vale a pena participar...enfim....
    Estou aqui pra esclarecer o post da Vanessa....
    Alguns eventos dão prêmios reais para as vencedoras de concursos, foi o caso do Tilim de Dendera e o 2° Concurso de Osasco, onde uma das premiações seria um site profissional. Minha aluna Shaina Nur conquistou esses dois concursos e ganhou 2 sites profissionais. A credibilidade do concurso Tilim de Dendera não deixou a desejar e na mesma semana o site da minha aluna Shaina Nur começou a ser construído e em no máximo 2 meses ele estava no ar, graças a competência dos organizadores do evento. É esse o motivo da minha aluna Shaina Nur possuir o site www.shainanur.com.br é um site lindo, que foi criado por Job In Company como PREMIAÇÃO no concurso Tilim de Dendera.
    Sobre o fato de ela ter um Book profissional, no meu evento do ano passado eu sorteei diversos prêmios para as inscritas no workshop, um deles quem ofereceu foi a fotografa Sandra Reis foi um Book Profissional de dança do ventre, e por sorte quem ganhou foi minha aluna Shaina Nur. Como o book era profissional com uma fotografa profissional, nada mais justo de ser um belo Book...e não é muito difícil deixar a Shaina Nur simplesmente LINDA nas fotos....rsrsrsrs...Hoje em dia temos diversos profissionais facilitando a vida das nossas alunas, e dando a oportunidade de elas também terem um book de qualidade em suas recordações, um deles é o projeto Click BellyDance idealizado pela minha amiga Pâmela e que esta fazendo muito sucesso com alunas e professoras.
    Por incrível que pareça, tudo o que ela tem que as “Profissionais” teriam que ter, ela conquistou! Isso é a recompensa de se trabalhar com dedicação, disciplina e mais importante ainda é trabalhar com foco no seu trabalho, sem ter aquele tempinho de fuçar ou de comentar o que as outras estão fazendo... Não vejo mau nenhum nisso, pois é recompensa da sua dedicação e além disso a intenção é se tornar uma profissional mesmo, não é!?!?
    O maior investimento dela pode ter certeza, é em conhecimento para a dança em aulas, works, DVDs, CDs.....
    Estou escrevendo tudo isso na boa, não quero causar discução, não é essa a intenção, quero apenas esclarecer o que a Vanessa postou....
    Quem quiser mais esclarecimentos sobre a minha aluna Shaina Nur, pode me procurar estou à disposição para qualquer esclarecimento mahirahasan@mahirahasan.com
    Só quero ressaltar que afirmar algo sem ter certeza é super chato, pq quando fazemos isso não estamos pensando no outro, e isso pode destruir sonhos....já pensou que vc poderia estar passando por essa situação??
    Espero ter esclarecido o post da Vanessa.

    Bjuuu
    Mahira Hasan- www.mahirahasan.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Amar!!
    Maginaaaaa....
    Claro, clarooo!! Assista ao meu vídeo com carinho! Estou aguardando, ok?

    To chique, benhê... recebendo atenção exclusiva da Amar...!
    :k

    Beijinhoss...!
    Mayra Mello

    ResponderExcluir
  13. Eita... concurso sempre gera um bafafá danado.
    Legal é q este espaço serve pra isso, consertar mal entendidos.
    Espero que continue funcionando assim, democraticamente!
    E gentes, dessa vez nem fui eu a Vanessa causadora do bafon do post hein... ahahahahahaha
    Brincadeirinha pra descontrair viu Van, minha 'parça' de nome!!!!
    =)
    Bjs da outra Van.

    ResponderExcluir
  14. Olá Mahira! Estava mesmo aguardando a resposta desse questionamento que eu havia feito e que com certeza era dúvida de outras também. Conforme eu mesma havia escrito que esperava o esclarecimento da professora acerca desse assunto, venho aqui agradecer por você tê-lo feito e explicado tudo, já que não é comum nenhum daqueles fatores citados por mim acontecerem (o que me causou o estranhamento inicial), ou seja, não quero criar confusão, barraco ou qualquer coisa do tipo. Assim, faço das palavras da Verinha, minhas: "que NÃO tem vergonha de admitir que errou e precisa se retratar". Portanto, admito sim que posso ter me exaltado em meu comentário e por isso venho pedir desculpas pela minha colocação tanto a você, quanto a sua aluna.

    ResponderExcluir
  15. Van que bom que pude esclarecer os fatos. As suas desculpas foram aceitas, apesar de ter certeza que não afirmou isso por mal....obrigada por se retratar e desculpe se escrevi algo que possa ter ofendido alguém.
    Se todos os concursos tivessem a condição de oferecer prêmios reais seria tão bom, principalmente para nossas alunas que gastão muito com roupas, taxas, make, estacionamento, entrada dos famíliares e etc....
    Se precisarem de algo estou a disposição mahirahasan@mahirahasan.com
    Grande bju

    Mahira Hasan

    ResponderExcluir
  16. Meninas, bom dia.

    Visto que já houve um perfil que considero fake querendo aumentar a quizimba, vou ter que manter os comentários moderados por um tempo, mas logo retorno aos comentários sem moderação novamente.

    Beijocas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...