14 junho 2011

8

Balética Naima Akef?


Bailarinas Americanas em geral? Adoré? Saida? Kahina? Ansuya? Lulu Sabongi?

Não meninas....

Todos os movimentos da moda estão aqui, executados nos anos 50 pela gloriosa Naima Akef.




Para os críticos mais ferrenhos (como eu) das inserções de chutes, giros escalafobéticos, arabesques, movimentos saídos dos pózinhos de pirlimpimpim que as bailarinas utilizam em suas sapatilhas, eis uma prova de que tais movimentos já vem sendo inseridos na dança árabe há muito tempo. 

Nesse vídeo, Naima Akef lança mão de muitos giros em alta velocidade, passadas com contratempo (aliás, vocês verão que uma pequena sequência desse vídeo a Jillina utilizou em um dos números do Fólie Bergére das Superstars), finalizações de frases com chutes - e de frente para a câmera (OHHHHHHHH), giro "mezzo-helicóptero", posições de transferência perfeitas e bem marcadas. 

Naima Akef minha DEUSA deu mais chutes neste vídeo do que qualquer outra bailarina que já vi na vida. 
"Dorme nesse barulho Verinha!!!"

Será que preciso rever meus conceitos?

Beijos e boa semana!!!

(Créditos de pesquisa do vídeo de Ana Claudia Borges e Suellem Morimoto, discutindo antes da aula sobre as inserções do ballet na Dança do Ventre)

8 comentários:

  1. éeé amiga! por isso eu ja disse no penúltimo post: já não dá mais pra dizer o que é certo ou errado em nossa arte, mesmo!
    tbm to me beliscando ainda, por uma série de coisas...
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Então .... se isto não é ballet é o que ???? Sou apaixonada por Naima !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera!!
    Lamento discordar do seu ponto de vista desta vez. E vou trazer aqui dois links para ajudar a ilustrar meu ponto de vista, uma vez que redação não é, de fato, meu forte.
    O que vemos em alguns filmes da Golden Age da DV, especialmente no periodo pós 2ª Grande Guerra, não é de fato a "verdaderia" raqs sharq, mas sim uma visão americanizada da mesma. Se vc prestar bem atenção nos filmes da Atlântida, e da Vera Cruz, verá que mesmo processo ocorreu aqui, no cinema nacional brasileiro, onde o padrão era na verdade era o dos musicais de Hollywood.
    Eis os links que abordam o mesmo tema, entretanto falando de Samia Gamal.

    Academia Priscilla Adum
    (aqui um aspecto muito interessante da história de Samia)
    .
    https://www.facebook.com/pages/Academia-de-Danza-Arabe-Priscilla-Adum/388753295647
    .
    Samia Gamal did not "fuse" ballet and belly dance
    .
    http://tribes.tribe.net/shira/thread/412b8adc-7658-4091-b85e-fe9996500c7f
    .
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. ÊEE..eu venho MUITO aqui e comento pouco, confesso! Mas é que eu sou iniciante e fico por aí nos blogs da vida só sugando conhecimento rs

    Só pra dizer q estava aqui triste qrendo ler um post novo seu e meio desesperançada..abri pela décima vez sua página e: TCHAN um posstt! =)
    Sobre NAIMA AKEF! Demais!!! Precisava comentar ao menos que fiquei feliz por ter post novo e ainda por cima BOM
    Já tinha lido sobre ela, mas não parei pra ver mts vídeos (na verdade só vi dois rs)..por isso que eu gosto desse blog: ele ilustra com vídeos o seu assunto principal!
    Eu achei a Naima Akef meio diferente do que conhecia dela, eu vi um que ela dança tamer henna co snujs...bem diferente desse aí
    Muito bom..eu não gosto muito da mistura exagerada com balé..opinião talvez de iniciante tbm né rs eu acho a dança da Kahina bonita e tudo o mais..mas a maioria das danças q vejo no youtube eu acho cansativas. Pq eu qro ver outra coisa...ou pq eu tenho outra idéia de dança do ventre..Mesma coisa da Saida enfim...
    Não criticando essas pessoas de forma alguma, apenas minha opinião. Eu acho lindo colocar arabesques, chutes, giros, mas não só isso..
    mas gostei! Pelo menos vi até o final rsrs ela tem carisma e achei a colocação dos passos de balé legais, sem exageros, não são muitos e não cansam...Acho q o lugar q ela dança tbm influencia...se fosse em um palco..não sei..tlvz ela dançando sim, mas não consigo imaginar Kahina ou Saida dançando os mesmos passos num palco e eu gostando..
    Aliás esses dias reparei o quanto a Samia Gamal tem videos meio Baleticos tbm...mas não sei se classificariam assim as pessoas..pq não tem chutes nem giros..ne verdade é só mão e braço! Ela simplesmente faz dois movimentso repetidos de quadril e um zilhão de braços! Vi isso graças a um blog tb q nao me recordo qual..

    Enfim meu comentário é um agradecimento a todos esses blogs maravilhosos, e ao seu principalmente (ainda leio ele todo um dia), que me fazem pensar nessa dança linda, através desses posts CHEIOOS de conteúdo!

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas!!!

    Eu tive vários sentimentos vendo esse vídeo, em um primeiro fiquei passé (como diria Camilla), depois não gostei, depois gostei mais ou menos e estou quase gostando muito...

    Acho que todos experimentamos esse sentimento ao ver uma lenda como Naima Akef levantando a perna de frente para a câmera!!!

    Lu:
    A única coisa que temos certeza na dança é que ela deve emocionar. As demais regras são totalmente "derrubáveis" pelo caminho...

    Camilla:
    First of all: pheeeeeno curso hein bee!! Adorei as paletinhas que vc sorteou, vi nas fotos. Quais são?

    Malikat:
    Concordo com você (aliás, você poderia vir sempre aqui né... seus comentários sempre somando aos nossos conhecimentos), o objetivo dessa dança é a industria do cinema, mas ainda assim acho "too much" até para a telona. E se procurarmos tem de todas as antigas mesmo.

    Lívia:
    Obrigada pelo carinho, e não se sinta tímida em comentar, estamos todas aprendendo umas com as outras!

    As inserções de ballet na dança certamente somaram ao aspecto cênico, mas uma dança genuinamente árabe não tem pra ninguém. Vi no E-Ventre: após um sem número de arabesques, chutes e "movimentos Saidísticos", assistir a Esmeralda dançar Akdeb Aleik só graça e agilidade de quadril, POOOOOO... a mesma coisa nas Super Noites: você vê a inserção do ballet na dança do ventre elevada à máxima potência aí BOOOOM: vem a Soraia com uma dança sem afetações e te arranca lágrimas.

    A Samia Gamal tem realmente essa característica forte das mãos e braços. Às vezes você consegue assitir por horas, e às vezes não consegue terminar um vídeo. Mas tem que fazer parte da rotina de estudos...

    Beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vera..
    Então, obrigada pelo convite. Eu passo por aqui com muita frequência, mas só me manifesto, quando tenho certeza do que vou dizer(plagiando Ofélia!), ou quando acredito que o que tenho a dizer é relevante. Não sou do tipo que atira confetes apenas por que somos amigas(fazendo média/tricotando)e/ou como se diz aqui nos pampas, que fica enchendo linguiça! :o
    Um abraço!

    PS.: Se quiser, pode deletar este comentário. :d

    ResponderExcluir
  7. Porra Malikat, mas eu gosto tanto de uma linguiça bem cheinhaaaa....

    Heheheh, cê manda mulher! Mas saiba que é sempre MUITO bem vinda aqui!

    ResponderExcluir
  8. Bah! Muito legal o vídeo, Amar! Bem colocado, nesta época de polêmica... Bom... a dança dela é muito legal (apesar de eu ter achado estranha), mas é bem performática, muito diferente de danças anteriores dela... Aliás, por "coincidência", vi um pedaço de um dos filmes dela ontem, no canal árabe ART, mas fico devendo o nome, pois não lembro... (por favor! me digam! :/) E foi engraçado porque estava trocando de canal e tava bem numa cena que já tinha visto em uma das páginas da Malikat, onde a Naima aparece com aquela tiara enorme na cabeça, aparentemente de branco (o filme é preto e branco, né... hahaha)... então... nesse filme a dança dela é bem mais simples e mais oriental do que a do video desse post... realmente, como disse a Malikat, está bem mais "hollywoodiano"...

    Qto à polêmica em si... Eu sou bem do que a Soraya postou no facebook: "CUIDADO COM A QUANTIA DE BALLET QUE VC POE NA SUA DANCA"... ballet inserido é legal, mas sem exageros... tudo deve ser dosado, eu acho... ficar muito no "pernão", nos "tchans e tchuns-super-show", deixa a desejar em relação ao que conhecemos por Raks Shark... enfim... é só a minha humilde opinião... :P

    agora eu faço uma pergunta pra vcs (totalmente fora do contexto balletventre, mas... é uma curiosidade): porque muitas dessas bailarinas-atrizes do passado eram "aceleradinhas"? nao sei se é impressão só, mas me parece que elas faziam tudo meio que em "mode fast". Esse vídeo aí da Naima me passa essa impressão e já vi outros, de outras lendas (na página da Malikat, oooobviooooo) que tbm me passam a mesma impressão...

    beijoquinhas da Morgan!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...