16 maio 2011

8

Super Noites do Harém 5: Uma noite para celebrar a dança!

Olá meninas.



Kaizen (do japonês 改 善, mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Parafraseando um dos princípios básicos do Kaisen "não há nada no mundo tão bom que não possa ser melhorado". É exatamente essa a descrição perfeita para o espetáculo Super Noites do Harém 5: se você já achava que essas bailarinas(os) da Khan el Khalili já fizeram tudo, você realmente não viu nada. 

Este ano eu pude participar das Super Noites de uma forma um pouco diferente, já que fiz a maquiagem de algumas meninas (mas não pude fotografar bastidores, infelizmente). Por isso pude assistir uma parte do ensaio geral e testemunhar por que esses artistas são tão incríveis: é muito talento, mas muita ralação também. Literalmente! Nos camarins joelhinhos ralados, hematomas sem fim, sinais físicos de que a preparação tinha ido às últimas consequências. E o resultado do show valeu o esforço com certeza. 

Agora pensa o seguinte: eu estava no mesmo camarim do Tárik. As meninas nem precisavam dançar muito, eu ia achar tudo lindo mesmo!!! Ahahaha... Brincadeira. 

Sobre as apresentações: 

Vi os solos de Suellem (youtube), Shirlei Salihah, Nur, Kahina e Soraia (ao vivo). A japonesa trouxe uma dança extremamente técnica, de altíssimo nível, com elementos de várias danças, e prestando homenagem a muitas mestras: em sua dança tinha Randa, Jillina, Raqia, Lulu, tinha tudo. A dança da Shirlei foi muito interessante, sua leitura musical é maravilhosa, e ela utiliza qualquer parte do corpo para executá-la: até as orelhas se deixar. O solo que ganhou definitivamente meu coração foi o da Nur, meu Deus que TALENTO. Minha descrição para ela: Nur é A dança do ventre - intuição, alegria, feminilidade e força. Kahina dispensa maiores comentários, mas eu preciso falar do figurino dela. AFFFFFFFFFFFFFFF um luxo! 

E Soraia.... Ah, a Soraia.  (Depois conto do vexame que dei no camarim quando fui abraçá-la). 

Dançou Enta Omri. Choreeeeey larrrrrrrrgado. Depois de tantas apresentações com vários elementos do ballet e jazz, ver uma DANÇA DO VENTRE, executada sem afetações, me fez renovar meu compromisso com a dança no meu coração. A apresentação foi perfeita. E no solo de percussão eu tive uma certeza: EU TENHO MEDO DO QUADRIL DA SORAIA. SÓ ISSO. 

Dos números mais modernos, destaque para a coreografia moderna das fitas (Ana Claudia, Suellem, Talita Faria e Laura Guido), um figurino LUXO do Cristtiano Ferreira, e a dança estava uma graça com os véus, e do nada as meninas aparecem com as fitas e piram o cabeção. AMEY. Houve também os fan veils de Kahina, Ali Kalih e Ju Marconato, maravilhosos! Muita, mas muita, mas muita técnica e beleza. O Paso Doble (muitas meninas, não vou lembrar todas), mais uma inserção de outras danças que deu MUITO certo nas Super Noites. As espadas de Suellem, Isadora, Ana Claudia e Laura Guido são o que REALMENTE se pode chamar "um novo conceito em dança". Já trascende Dança do Ventre, é mais, é maior. 

E os folclores... Ah, Najla e Tárik danados!!! Me fizeram chorar duas vezes!!! A hagalla do Tárik eu pude assistir no ensaio e foi o único número para o qual o Jorge soltou um grito de aprovação do tipo ARRRASOU MULEEEEEQUE. Foi INCRÍVEL. E a apresentação no palco foi ainda melhor, o Santo Agostinho veio abaixo. E a Najla com seus pandeiros e jarros levantou a moçada com uma dança alegre, festiva, cheia de técnica e carisma. 

Super Noites do Harém não é um evento de ingresso acessível: são magníficos R$100 reais para assistir. Mas ontem eu pude ter certeza: ver uma apresentação de altíssimo nível como esta, vale cada centavinho!!!

E um viva à dança!!!







Olha os jarrinhos de Najla Yacoub aí!!!







Beijos a todas!!!

8 comentários:

  1. Então, sobre Soraia... Quem sou eu pra falar da Soraia, já que minha dança não chega nem na unha do dedinho do pé esquerdo dela, né?
    Mas eu assisti o vídeo completo dela no blog da Sasha e tive uma impressão ruim da dança. Podem me jogar quantas pedras quiserem, mas achei que ela estivesse com algum problema na coluna (duuuuuuuura) e um cacoete feio de cabeça.
    Sei lá... não gostei.
    Eu queria muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ter ido, mas a situação financeira não me permite. heheheh

    E a mãe loira sempre dando show!!!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. Aziza arrasou, depois vejam o solo dela. Nur tbm ficou entre as demais preferidas. Kahina e essa música chataa queria outra, essa é a do mercado persa não é?! gostei não! :/
    tenho a política de só falar coisas boas, mas é fato: senti falta do véu nos solos, ainda bem que Suellen usou um pouco... e... tive a mesma impressão da Tati - reparem qtas vezes a Soraia usa os movimentos de tronco e a coluna...xiii!
    ps: mas o bom mesmo é comprar o dvd galera, melhor qualidade e possivelmente novos olhares editados!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Oi meninass!!!

    Eu não tive essa impressão na dança da Soraia muito não, mas se rolou, como disse a Lu, veremos no DVD melhor, acho que foi por conta do sapato que era altíssimo... várias vezes eu ficava me perguntando como ela conseguia andar com aquilo.

    A Najla arrasou porque ela tava emoção à flor da pele... imagina! Uma criatura que dança desse tanto, sempre entre os melhores, estar nervosa? Precisa? Pois é, ela tava! Um compromisso sem fim com a excelência, ô mulher danada!!!

    Lu, também senti falta de um véuzinho: FATO! Mas a Suellem usou, e a Shirlei Salihah usou um véu wings de seda pintado tipo tai-dai que AFFFF, quando ela abriu aquilo parecia uma bruma, sei lá, foi lindo o movimento que ela fez.

    A música da Kahina... vc não é a primeira pessoa que fala. Ela já dançou essa música com o Tárik, dançou sozinha no harém, dançou no MP e dançou nas super noites - tipo, também achei demais. Eu achava que ela tirar da manga uma daquelas músicas ULTRA do Cirque du Soleil (que aliás, DOMINOU, havia váaaaarias apresentações com músicas do Cirque du Soleil), daquelas bem marcantes pra arrasar. Não foi dessa vez... mas com certeza esse também não será o primeiro solo dela nas Super Noites...

    A dança da Aziza eu gosto, mas toda a apresentação da Aziza que assisto tenho a impressão de que falta sal, mas principalmente, falta pimenta malagueta. Ela TEM que perder o medo de ousar, como fez no ano passado, quando a dança tava forte, ousada, sexy... de um vavavoom incrível. Esse ano achei... normal.

    Gostei também do solo da Nevenka, viu? De perto ela parecia uma princesa com aquela roupa. No palco ela ERA uma princesa. Mara!!!

    Beijocassssss...

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu acho tão contraditório nos comentários sobre o MP falarem que não entendem o por quê do povo insistir na volta do tradicional e lero lero, mas daí vem a Soraia, faz um tradicional remodelado e atual, mas sem essas inserções de dança contemporânea, ballet, jazz e cia, e todo mundo baba. Ta aí, ela mostra que o tradicional não precisa ser brega, nem chato, nem monótono e aindda acaba encantando mais do que a dança robotizada de pernas e chutes que temos visto por aí.
    Afinal, foi arrasando no tradicional, executando de forma impecável, mas com personalidade e alguns ajustes que ela chegou no topo.
    Lá, fora do Brasil, ela faz paçoquinha da Dança do Ventre pra obter seu concorrido espaço e reconhecimento, mas aqui ela é mestra em mostrar que a dança tem suas raízes.
    Estou adorando os vídeos das Super Noites. Realmente, essas meninas são profissionais da dança e merecem mto respeito. Não adianta, a KK pode ter inúmeros defeitos, mas ainda é a gde formadora de bailarinas profissionais de alto nível no Br.
    Obrigada por compartilhar suas impressões Verinha,
    Bjs
    Van

    ResponderExcluir
  5. Vi alguns vídeos do Super Noites e adorei todos. Difícil escolher um favorito.
    Os que mais me emocionaram foram os jarros da super Nagla e o solo da Nevenka (perfeito!).

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Vera, postei o vídeo da Nur no meu blog sem saber que vc tinha colocado aqui, foi mal!!! Vai parecer que copiei, heheeh...

    Então, a Soraia é uma artista, só me incomoda o fato de ela dançar com as pernas abertas demais e usar roupas horríveis. E sobre o salto, ela deveria estar acostumada, ela só dança assim!

    A Suellem me parece que executou a melhor dança da vida dela, foi perfeito.

    E não achei o video da Kahina...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei a dança da Soraia!
    Só não gostei nem um pouco do figurino.
    Ah, sei lá. Essa coisa sensual demais acho que mais atrapalha que ajuda.
    A maioria das pessoas já tem uma ideia errada de que a dança do ventre é só uma dancinha sensual. Se virem grandes bailarinas como a Soraia, podem começar a mudar de ideia, passar a ter outro conceito da dança do ventre como arte maior.
    Mas se algumas das nossas estrelas insistem em bater nessa tecla, essa ideia não muda e a dança só continua sendo reconhecida por quem é do meio.
    Acho que figurinos sensuais demais em dança do ventre acabam sendo um tiro no pé nessa nossa dança amada, porque o público "leigo" vai continuar olhando mais pro corpo que pra dança.
    Prontofalei, rs. Desculpa o desabafo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Sou obrigada a comentar antes de termianr de ler o post. Sim, eu também acho que dos solos o da Nur foi o melhor, e também acho que reume o que é a dança do ventre pra mim: graciosidade, força, brincadeira. É ser mulher. É acima de tudo estar ali pra se divertir e nos fazer sentir bem por simplesmente compartilahr daquele prazer imenso que ela está sentindo. Como eu tava sentindo falta de vê-la dançar.
    Adorei a apresentação da Suellem (eu fui às 16h e assisti no youtube a das 20h e posso dizer que a minah foi melhor, mesmo estando amravilhsoa em ambas), e as demais também estavam lindas, mas Kahina e Nur ganahram meu coração desde a primeira vez que as vi, porque elas são opostas em coisas que acho essencial e ao mesmo tempo possuem a mesma essência no que eu adoro. E assim, por amar a dança delas de alma e coração posso dizer que sou bem crítica quando elas passam por fases (que todo mundo passa) que a dança delas não mexe com meu coração do mesmo modo. E graças a Deus! Ultimamentem e nessa noite, elas estavam do jeito que faz meu coração abter forte, meu corpo arrepiar e me envolverem com lágrimas os olhos. Tavam tudo!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...