03 maio 2011

4

O regulamento dos sonhos - LIBRAF


Olá meninas!!


Quando resolvi participar do concurso de truco do sindicato dos bancários (outra vertente dessa personalidade: sou daquelas que conseguem ficar um feriado prolongado inteirinho na mesa de truco sem achar ruim), recebi um caderno de regulamento de 5 páginas extremamente detalhado, explicando todas as regras, critérios de desclassificação, premiações, tudo. Na minha ignorante concepção, jogar truco era simplesmente "sentar no tamborete" e começar a gritar o blefe. Não. Quando se fala em competição, a coisa se torna bem maior. 

Claro que, na hora, pensei nos concursos do Mercado Persa e seus regulamentos de 3 linhas que, na realidade, não possuem utilidade, porque:
1. Não explicam claramente cada uma das modalidades;
2. Não definem critérios de julgamento, muito menos de pontuação, e, principalmente,
3. Não possuem critérios de desclassificação. 

Com a ajuda do meu amigo Google, comecei a procurar regulamentos de concursos de danças diversas, para observar o que poderia ser de utilidade para os concursos de dança do ventre. E encontrei o regulamento dos sonhos de toda bailarina árabe que gosta de concursos: o regulamento da Copa Brasil e SulAmericano LIBRAF de danças, que contempla as categorias: Árabe, Jazz, Fitness, Hip Hop Latino e Pop Dance. 



A LIBRAF, sigla que significa Liga Internacional e Brasileira de Aeróbica e Fitness/Hip Hop é uma instituição mantida pela Franzen Fitness em Porto Alegre-RS. Claudio Franzen todo ano reúne profissionais de diversas áreas para auxiliá-lo na realização do evento Copa Brasil e Sulamericano. Suas palavras (conteúdo disponível no site):


A LIBRAF desde sua criação até hoje tem demonstrado seriedade e conduta em tudo que faz, meu trabalho em prol destes esportes tem sido constante para que possamos em um breve período demonstrar ao mundo que o esporte é sim a solução de muitos problemas de nossa sociedade, espero que no futuro, nossos meninos e meninas estejam engajados neste objetivo, não pensando nos seus próprios ganhos mas acima de tudo em um bem comum e de natureza sábia para a preservação de nossa espécie!
O ser humano sempre será a coisa mais importante para nós !

Aos que estão conosco e aos que entram na LIBRAF, Meu muito obrigado



O regulamento específico de Dança Árabe é elaborado pelas juízas do concurso Raquel Santos e Paula Ferreira (Hanife Hadassah), e possui detalhes como divisão de categorias até código de vestimenta, passando por uma descrição de todas as danças e principalmente dos acessórios permitidos para dança (não pude deixar de reparar na observação do pandeiro "instrumento simples, de madeira, sem fitas".... ahaha, ai ser todo mundo desclassificado concursos afora - Ô povo que gosta de fitinha no pandeiro). Mas o que me chamou a atenção, claro, foram os critérios de avaliação das coreografias. Vou colocar aqui só o índice para aguçar a curiosidade de vocês: 



Avaliação das Coreografias

1.1  Composição do Mérito Técnico
1.2  Composição do Mérito Artístico
1.3  Composição do Mérito Especialidade
1.4  Árbitro Chefe
1.4.1        Deduções
1.4.1.1 Penalidades referentes ao Mérito Técnico
1.4.1.2 Penalidades referentes ao Mérito Artístico
1.4.1.3 Penalidades referentes ao Mérito Especialidade
1.4.1.4 Deduções recebidas pelo Árbitro de Tempo
Desclassificações


***** FALA SÉRIO: IGUALZINHO AO MERCADO PERSA! *********


Depois leiam com calma o regulamento no link acima. 


Eu nunca assisti a um concurso da LIBRAF, não sei responder se o resultado é justo ou não, mas o fato é que de posse de um documento com esse nível de detalhamento é possível, no mínimo, reclamar com a organização do avento o pleno cumprimento do regulamento, visto que este está disponivel para baixar na internet com meses de antecedência - o evento será de 20 a 23 de Outubro. Mas quero acreditar que uma instituição que já tem filiais em 4 países não deixaria sua imagem ser manchada por um concurso mal organizado cujo resultado produz nos expectadores uma sombra de dúvida. 


Se você é da região Sul, prestigie este evento! Colabore para o crescimento do concurso de danças árabes da LIBRAF!


Para finalizar, um vídeo da jurada Hanife Hadassah que ADOREI. Uma dança leve, fluida e cheia de sentimento. Um deleite!


4 comentários:

  1. não conhecia e achei extremamente organizado, claro e objetivo. Já salvei aqui para adaptar caso realize um novo Festival de Talentos. Dá uma olhada, fizemos o nosso ano passado e achei pertinente colocar tudo num blog específico, assim fica claro para todos, está no ar ainda. O MP poderia se inspirar, já está na hora né?! http://www.talentosmosaico.blogspot.com/
    :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou muito feliz que tenham descoberto o Regulamento do Sulamericano. Se ele é o que é hoje é graças ao empenho da Lise Bueno (Nijmet el Mahira), que primeiro elaborou o Regulamento.Ele é o resultado de anos de estudo e pesquisas. Qualquer um que deseje usá-lo, creio, seria de bom tom pedir para Lise(e para LIBRAF) autorização e citar a referencia.
    Eu e a Raquel Santos apenas estamos ajudando a fazer as atualizações e ajustes a cada ano, aperfeiçoando assim este documento.
    É uma preocupação constante da banca e todas nós que ajudamos a fazer o regulamento, que seja um instrumento que auxilie as meninas a estudar para o concurso. Premiando sempre, quem estuda, se dedica e segue as regras não só do regulamento como também da cultura árabe.

    Devo dizer que fiquei emocionada com o comentário sobre o vídeo. Muito obrigada!

    Att,

    Hanife Hadassah

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabelizar a dona do blog pelas palavras e me apresentar: Meu nome é Lise Ribeiro Rigolli Bueno, nome artístico: Nijmet el Mahira.
    Sou a head judge (Arbitra chefe) da categoria Danças Árabes do evento Copa Brasil e Sulamericana.
    Criei o regulamento de Danças Árabes depois de muita pesquisa e com o intuito de profissionalizar esta modalidade que sofre constantes modificações conforme a "moda" e assim tentar que sua essencia não se perca.
    As arbitras Raquel e Hanife colaboraram com a ultima revisão desde regulamento, realizado anualmente.
    Estou a disposição para demais esclarecimentos e faço um convite: BRASILEIRAS! VENHAM REPRESENTAR O SEU PAíS!

    Att, Lise Bueno.

    ResponderExcluir
  4. Isso deveria ser aplicado a todos os concursos, não é só o MP que é confuso não...

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...