31 maio 2011

26

Divas da Terra Brasilis: Aziza-Mor Said


Algumas bailarinas serão sempre lembradas pelo estereótipo do personagem que assumem ao subir no palco. Mayara al Jamila, Jade el Jabel, Nevenka encarnam como ninguém as "femme fatale" de forma muito natural ao dançar. Kahina, Karina Galasso, Suellem são as "tchu-tchu ballerinas", todo mundo percebe na hora que existe uma bailarina que sobe na ponta ali. A bandeira da alegria é defendida de forma muito competente pela Nur. Aysha Almée é a Rainha! 

E quando entra em cena, Aziza-Mor é a personificação da "Princesa".

Estudo as apresentações de Aziza desde a série de vídeo aulas da Lulu. Foi quem me apresentou minha música preferida, que é Lissah Fakir dançando de forma magnífica minha versão preferida com um figurino preto. É uma bailarina de uma técnica muito perfeita, plástica impecável, escolhe muito bem seu repertório.

Essa é da época das vídeo aulas da Lulu, ô saudade...


Mas desde os vídeos da Lulu eu percebo um excesso de correção, em detrimento da expressão na dança. Aziza não "sentia" (momento Sabongi do blog) ao dançar.  Me marcou uma apresentação em que ela dança um solo de derback de forma PERFEITA, não perde uma única batida sequer da música, é impecável. Mas o público em volta não altera a expressão do rosto nenhuma vez durante toda a dança. Mesmo na hora em que todo mundo bate palmas, a expressão do público continua "a mesma" - nenhuma. Às vezes ao assistir a Aziza dançar, me incomoda a ausência de vontade de sorrir. 

Mas ao longo dos últimos anos, Aziza vem mudando essa concepção. Ela continua sendo uma biblioteca de movimentos, tem um dos quadris mais ágeis do Brasil, é uma fábrica de movimentos diferentes. Mas agora eu percebo em sua dança também uma necessidade em emocionar, em despertar no expectador uma experiência que vai além de perceber os passos. E percebo também que não é tarefa fácil não. Tem apresentações da Aziza que você assiste e quer mudar o mundo, como a das Super Noites do ano passado. E tem apresentações que vc assiste e pensa: ah, tá, tá linda! Próximo. 

Aziza também é uma bailarina referência no trabalho com véus


Independente dessa minha opinião particular, é notável que ela está trabalhando seriamente no propósito de emocionar seu público. E o resultado tem sido danças ESPETACULARES. Sem dúvida, ocupa o Olimpo da Dança do Ventre no Brasil.

Com vocês: sua alteza real Aziza-Mor Said.








26 comentários:

  1. Ela não me emociona! que tal fazer um post desses com a Nur? essa sim sabe "divar" perfeitamente!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amar, obrigada por enviar o link pra mim, ainda não conhecia seu blog, gostei da forma como você escreve, tem transparência ou pelo menos é assim que minha percepção capta.
    Sabe, gosto mesmo de saber a opinião das pessoas que me acompanham, opiniões que ultrapassem os doces elogios ou as críticas que açoitam. Aqui você justificou, deixou claro que é sua opinião, não me agrediu e nem massageou meu ego, apenas se expressou. Pra mim, expressão é ser verdadeira, deixar jorrar, seja lá o que venha por dentro no momento da sua dança, porque a dança acolhe e como você disse sabiamente: não é fácil, por isso no dia a dia, assim como percebi em você, eu também pratico a transparência. Quanto ao público, ahhh, eu acredito nas pessoas e talvez pareça patético, mas trago comigo muito amor pelo público, peço sempre antes de entrar em cena, pra que Deus, através da minha dança, possa tocar alguém e deixar sua mensagem. Sigo me trabalhando pra ser um canal digno, rsrsrs
    Um beijo e mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Amo a Aziza, amo a dança dela. É uma das poucas bailarinas elegantes que ainda restam: dentro e fora do palco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto demais dela e acho que ela tem personalidade. Gosto porque ela dança perfeito, mas como quem parece que está brincando. Gosto porque ela tem jeito de moleca. Gosto porque ela tem técnica, delicadeza e elegância. Ela me passa leveza e alegria ao dançar. Pra mim é um prazer assistir Aziza. Acho ela uma referência!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A Aziza é uma das bailarinas que mais estudo. sua busca por constante evolução na Dança transparece no palco quando Dança.Ela me emociona, pois quando dança dependendo de qual música interpreta, ela se transforma, música moderna - A menina sapeca, Clássica -Técnica impecável sua evolução constante em busca de aprimoramento; folclore - mostra seu lado meigo e derbak a mulher. Adoro sua criatividade constante em suas apresentações, sempre mostra algo diferente, algo que não vimos.
    Aziza é: Criatividade, meiguisse, constante evolução, mulher e uma Professora impecável, o que aprende não guarda planta uma semente em cada lugar.(Paty Leal)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto da Aziza, apesar de conhecer pouco em relação a outras bailarinas! Eu acho o trabalho dela bem coisa de virginiana mesmo: perfeição! Parece ser o que ela busca ao menos...

    Eu acho que ela é uma bailarina que inegavelmente encanta! Não me emociona é verdade..mas encanta! Os passos são lindos e perfeitos e muitos, variados, é criativa ela! Eu gosto de assistir..alguns vídeos confesso que não gosto tanto (vc até postou uns aí que desdenho rs). As vezes tb acho que a expressão dela tá meio esquisita ou forçada...mas num todo eu gosto.

    Ah o "You might also like:" Não tá funcionando! Não sugere posts relacionados!! Beijos (amo seu blog)

    ResponderExcluir
  11. Bom eu já assisti a Aziza dançar na KK, na primeira vez que estive lá. Eu simplesmente amei a dança dela e não era noites do harem não, foi no ritual mesmo, e ela me fez para de comer os doces árabes...sabe o que isso quer dizer pra quem me conhece??? sim ela fez milagre!!!kkk
    Referente ao público do video onde ela faz um solo de derbake: gentem para e pensa que é que consegue assistir uma bailarina dançar um solo e nem fazer um lililililili....publico "xoxo" mesmo, já dance pra uns desses vc morre fazendo mil piruetas, vários shimmies e todo mundo fica de olhando com cara de "nada".
    Otimo post Verinha!!!

    E um lindo lilililili para dança da Aziza.

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca vou esquecer a primeira vez que vi a Aziza dançando pessoalmente... Foi na casa de chá, em um ritual oriental, naquele tempo que a Khan fazia aqueles sorteios através do site, lembram ??? Pois é, já faz tempo !!!
    E eu nunca vou esquecer, simplesmente porque ela foi a primeira bailarina que me tocou profundamente com sua dança... Não sei explicar, não tenho palavras para descrever aqueles momentos, mais eu chorei tanto, foram únicos e especiais demais para mim... Fiquei extremamente, extremamente emocionada, tocada mesmo... Lembro até hoje do que senti, uma mistura de emoção, de sentir-me renovada de alguma maneira que não sei explicar... Só posso dizer que a partir daquele dia eu passei a dançar uma outra dança, sério mesmo, por isso estou comentando, cada um sente de uma forma aquilo que lhe é dado, para mim ver essa bailarina dançando, foi algo único, que mexeu demais comigo, um presente mesmo... E isso não aconteceu apenas uma vez não, todas as vezes que vi a Aziza dançar, fui tomada por esse sentimento, que foi mais intenso na 2ª vez que a vi - da cafeteria da Khan assistindo pela janela, parecia um anjo dançando para mim de branco, e chorei tanto naquele dia, me comoveu... Depois na 3ª vez foi ainda mais intenso... Foi a última vez que a vi dançar... Preciso vê-la novamente !!! Para mim, sua dança é realmente inspiradora !!! Um beijo enorme Mariana.

    ResponderExcluir
  13. Também tenho essa impressão da Aziza. Ela tem uma dança toda "certinha", escolhe músicas maravilhosas, é linda, simpática, tem uma dança delicadinha, mas não é das que me cativa.
    Sei lá. Acho que de repente tem a ver com gosto pessoal mesmo, eu costumo preferir bailarinas que tem uma expressão mais alegre ou mais intensa, mais "despojada" a bailarinas mais técnicas ou mais sensuais ou mais distantes, enfim.

    ResponderExcluir
  14. Amo Aziza, sua dança é alegre, criativa, expressiva e cheia de sentimento. Sempre que vou à KK torço para ela estar na escala pois é com certeza uma de minhas favoritas.
    Desde a primeira vez que a vi, há uns 8 anos, sou admiradora de sua dança.

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente adoro a Aziza...sem comentários..adoro e pronto, gosto é gosto e nao se discute...beijos a todas...

    ResponderExcluir
  16. Olá meninas!!!

    Viiiiixi! O tópico bombom ontem, que beleza! Adorei todas as opiniões, e, principalmente, adorei ver a própria Aziza por aqui!!!

    É muito legal ver que a reação de cada um à dança de qualquer bailarina é diferente. Vcs puderam ler o testemunho da Mariana, que disse que a cada dança da Aziza se emociona mais. A minha visão é particular, e não tem o objetivo de denegrir a dança da Aziza não, muito pelo contrário, sou uma fã de seu estilo e sua dança, mas quero também experimentar essa emoção que a Mariana sente quando a vê dançar. Já aconteceu nas Super Noites do ano passado, e ficou com gostinho de "quero mais".

    "L." - o Link Within não funciona aqui no blog, sei lá por que cargas d´agua!!! Já apelei pra todos os santos, e o marrrrdito não mostra os links relacionados. Mas resolvi deixar o gadget aí né, vai que um dia ele resolve funcionar!!!

    Beijos a todas, e mais uma vez, obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  17. Acho engraçado como " algumas pessoas" conseguem se referir ao trbalho de um artista como se tivesse escolhendo uma roupa na vitrine , sem sensibilidade nehuma ...
    Mas ok. A Aziza é A AZIZA ... e outros quem são?
    Enfim ... além de uma bailarina maravilhosa é uma professora excelente.... só tem a nós inspirara com seu trabalho e doação a esta arte que é a dança.

    ResponderExcluir
  18. Então, eu acho (e coloco a palavra acho propositalmente, porque só acho, não tenho nenhuma grande convicção - assim científica, quanto ao que vou escrever, é que, isso é algo que vem de muitas broncas de muitos professores da faculdade "não me venha com 'achometros' e sim com convicções" rsrs), mas tem muitas coisas que podem influenciar-nos quando assistimos sei lá, tanto uma apresentação de dança - que pode ser não necessariamente de dança do ventre, ou então um filme, ou até mesmo observar uma obra de arte, ou uma árvore, existem tantas e tantas coisas que nos influenciam... o momento que estamos vivendo principalmente... As vezes se você está num momento mais triste, sei lá, pela perda de alguém, você assiste um filme que fala de uma perda e se comove, chora... Ou então está num momento muito bom na sua vida, muito feliz, conquistando objetivos, e vê uma criança brincando num parque e se sente tomado por uma felicidade e esperança... São exemplos extremamente simples, mais acredito que a maioria das pessoas, já passaram por situações assim...
    E vou fazer com que entendam porque escrevi tudo isso, rsrsrs, essa vamos dizer "empatia", eu tive em outros momentos, com outras bailarinas maravilhosas, mais que, só me tocaram naquele momento porque eu já estava impregnada com aquela emoção, e então a dança só fez apertar aquele botãozinho que já estava lá... Entende ???
    Mas, e ai vem o por que fiz questão de dar minha opinião, com a Aziza foi diferente... Embora eu seja uma pessoa extremamente emotiva, naqueles dias em que eu a assisti, eu estava "neutra"... Estava bem e só, sem grandes influências de emoções, estava simplesmente bem... Estava comendo na casa de chá, tranqüila...
    E para mim, marcou muito por isso, entende ??? Não foi assim um momento ah acabei de perder minha vó e assisti um filme que falava disso e me derrubei em lágrimas... Percebe, não foi nada disso !!!
    Não sei se a própria Aziza vai lembrar desses momentos que estou falando, porque sei que faz centenas de apresentações, e centenas de pessoas a vêem...
    Mais me emocionei demais mesmo !!! Como nunca havia acontecido antes !!! E fiz questão de escrever por isso... Não sou aluna dela, não a conheço pessoalmente, então acreditem, é uma opinião totalmente neutra de afeto pessoal...
    Mais até meus pais que estavam na 2ª vez que a vi - como descrevi, olhando da janela da cafeteria, até meus pais que já me viram muito emocionada em muitos momentos, até eles ficaram surpresos com como aquela bailarina tocou-me. E minha mãe mesma diz, que minha dança mudou depois daquele dia...
    Bom, é isso !!! rsrsrs Quanta coisa né !!! Mais como foi algo me mexeu DEMAIS comigo, tinha que comentar !!! rsrsrsrsrs E sabe, vou ligar na Khan para saber que dia ela dança, percebi -com esse texto enorme que escrevi rsrs, que esse é momento certo para ver-la dança novamente !!!
    Um beijo enormeeeeeee Mari.

    ResponderExcluir
  19. sou fã e já falei disso no meu blog, princpalmente por ter sido aluna particular e ver de perto como ela é dedicada, estudiosa e, ao vivo, a entrega impressionante. o mais bonito é isso: evoluir, transformar-se, desafiar-se. e ela tem conseguido. não é a toa que, em 10 edições de SuperNoites, ela é a ÚNICA solista por duas vezes consecutivas. Em tempo: que coisa LINDA ela ter vindo aqui expressar sua opinião. É deusa que desce do Olimpo e vem conversar. algo interessante em tempos de tanto ego, assessorias e afins. show!

    ResponderExcluir
  20. Joyce, as outras pessoas aqui são simplesmente pessoas que gostam de dança e que não compactuam com a sua opinião, mas nem por isso, em nenhum comentário, foram tão démodés como vc a ponto de jogar um comparativo desse.
    Pelo q eu vi, quem optou por se expressar verdadeiramente como eu e falar q não se emociona ou agrada com a dança da Aziza não teve, em momento algum, a pretensão de se equivaler a ela.
    Ngm está questionando o profissionalismo dela ou sua grandeza, mas sim tratando de sentimentos e sensações numa forma estritamente pessoal.
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Opa meninas!!! Muita calma nessa hora!!!

    Falar de ídolos é assim mesmo, eu mesma quando alguém falava do Jon Bon Jovi ficava pê da vida sem nem terminar de ler as críticas a ele, já lançava todos os críticos no mármore do inferno...

    So relax.

    Notei pelo facebook que as fãs da Aziza consideraram o post crítico no sentido "agressivo" da coisa, mas não considero agressivo comentar que uma bailarina era de um jeito X e está batalhando para ser melhor. Isso é um lisongeio e não uma crítica.

    De uma certa forma, admirar a dança de alguém é conseguir enxergar até onde a bailarina pode chegar. E eu acho que a Aziza tem tudo para arrebentar o coco de forma indelével. Torço, ANSEIO para que este dia chegue logo.

    O meu jeito de gostar é assim, qual é o seu?

    Relax gurias, relax...

    ResponderExcluir
  23. D´accord, Verinha!
    Penso que o comentário mais coerente foi o da Mariana, pq de fato nossas emoções são suscetíveis a momentos e estados sentimentais.
    Mas tb acredito que não podemos julgar o outro qdo este diz q gosto da Madonna e não da Xuxa, quetsão pela qual adoro seu blog, onde na maior parte dos comentários, podemos nos expressar com franqueza.
    Existem diversas formas de expressão:
    .expressão sentimental (ex: eu não em emociono com tal pessoa)
    . expressão crítica (ex: o trabalho dela está em evolução e pode ou não cativar as pessoas)
    . expressão de julgamento (ex: vc não é ngm e fulano q é o melhor do universo)
    Dizer que tal dança não ME emociona, tal técnica não ME toca não desmerece o trabalho de ngm.
    E a própria Aziza, mostrando que é sim uma gde profissional, apesar de causar diferentes reações no público, deixou sua opinião madura registrada aqui e reafirmou sua função de artista (em nenhum momento questionada por ngm neste post) como sendo, em suas próprias palavras, um canal que pode ou não refletir o abstrato de emoções que compõem a vínculo entre arte, artista e público.
    Discutir pontos de vista é mto bom!
    Bjs
    Van.

    ResponderExcluir
  24. Para mim é uma das melhores e mais completas bailarinas atuais, e sua dança, é sim envolta em PURA EMOÇÃO e não somente TÉCNICA.

    ResponderExcluir
  25. Aziza pra mim é show e como todas nós bailarinas (Graças a Deus) vai ter sempre pra onde melhorar...

    Quem sabe um dia eu chegue no dedinho do pé dela!

    Adorei o post Verinha... Nada agressivo não

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Não posso passar sem deixar meu recadinho, gostei das palavras da autora do blog, mas complementaria dizendo que Aziza surpreende e continuará surpreendendo ainda mais....verdadeira estrela q cresce cada vez mais, diferente de outras bailarinas que se fixam e nunca mudam. Aziza é movimento constante.....lindo!!!!!!!!!
    Parabéns...muito merecido!!!
    bjssssss Daniela-RS

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...