19 abril 2011

20

Mercado Persa 2011 - Concursos: Joga pedra na Geni!!

Agora chegou a parte mais complicada do Mercado Persa 2011: Os concursos!

Antes de começar, quero colocar aqui uma pequena entrevista que realizei com a Joelma após uma "micro" palestra que ela deu no Mercado Persa falando sobre concursos. Não vou mentir que tenho lá meu pé atrás com os concursos, mas a forma como ela colocou sua opinião foi muito feliz e eu achei muito válido - "o que vale não é o destino, e sim a viagem" como sempre disse a Luana Mello, e a Joelma partilha dessa opinião com muita segurança e simpatia. Taí, para quem não conhece, Joelma Brasil:




Categoria Solo Profissional

Vou falar mais da categoria profissional, que foi a que eu me dediquei em assistir todas as etapas. Vamos lá. Eliminatórias domingo às 9 da manhã. Após tietar a coleguinha blogueira Hanna Aisha que estava no aquecimento para a apresentação, arrumei um lugarzinho privilegiado ao lado da escada para assistir às 20 apresentações que se seguiriam. 

Os jurados: Kahina, Carol Koga, Giuliana Scorza e Victor. Um júri bem menor do que o do ano passado, que tinha 7 ou 8 jurados. Basicamente, pensando no perfil desse júri em específico, o que fazer para agradar?
Postura com inserções de ballet (Kahina), leitura musical apurada (Carol Koga) e expressão (Giu Scorza). Tudo bem vai, são 4 itens que resumem praticamente tudo o que se espera da dança, mas é um concurso profissional gente. Menos do que isso não dá. 

Muita gente reclama das músicas do Mercado Persa, que são bucha. Aliás, a Hanna pegou uma música meio bucha. Mas as outras músicas?
- El hob kolloh
- Nebtidi mnain el hikaya (onde eu vi a APRESENTAÇÃO PERFEITA, mas a concorrente não se classificou)
- Daret al ayam
- Zeina
- Tamer Henna
- Enta Omri
- Alf leyla we leyla (a da vencedora...... )
- Raks Bedeya
- Cairo

Na boa gente, concurso PROFISSIONAL essas músicas são obrigação de, no mínimo, leitura musical perfeita. Isso é o mínimo gente! São músicas que a gente trabalha toda hora em sala de aula, que estamos coreografando para nossas alunas, que utilizamos para nossos estudos. Mas o povo catou cavaco viu!!! Misericórdia. Quando eu vi uma concorrente de uma conhecida escola de São Paulo se matando para achar as batidas de "Tamer Henna", percebi que era mais sério o assunto. 

Pra mim, a apresentação perfeita foi a dessa moça aqui:

Jéssica, que conseguiu me tirar do cantinho onde estava para abraçá-la pela belíssima apresentação.

Jéssica Freitas de Porto Feliz-SP. Dançou "Nebtidi mnain el hikaya" sem perder nenhuma batida, flutuação, NADA!!! O estilo ainda me remete um pouco à Saida, mas a segurança dessa menina em cima do palco foi absurda, de um poder inigualável. Aquilo que eu queria ver nas outras: ela conhecia demais a música que estava dançando e deixou isso claro para o público. Sua não classificação no Top-10? Uma das coisas que acontecem no Mercado Persa que jamais vou entender. 

A quantidade de arabesques que a vencedora "enfiou" na primeira frase de "Alf leyla we leyla" pra mim era passível de despontuação. Sinceramente, na eliminatória vi muito melhores do que a vencedora, e se eu fosse jurada ela jamais teria se classificado para a final. Mas o que determinou sua vitória foi a segunda fase como veremos mais abaixo. 

Assim que terminaram as eliminatórias, eu corri para tentar entrevistar um dos jurados da categoria profissional, e trouxe a Carol Koga, que foi campeã em 2010 para falar pra vcs:





A segunda fase foi ainda mais atrapalhada. No regulamento dizia que o tema era "Bastão show", que o objetivo era abandonar o folclore, e "assumir a libanesa que há em você". Mas não sei o que deu no povo, levaram até LUXOR BALADNA para a final... Daí, a vencedora fez a lição de casa direitinho, e não tinha nem como ela não ganhar: para cumprir as regras o concurso ficaria somente entre 2 ou 3 concorrentes, e ela foi a melhor na segunda fase, então:

Linda Hathor - 1o. Lugar Categoria Solo Profissional

Fase eliminatória:



Fase final:



Categoria Dupla Clássica:

Vencida pela Hadara Nur e Beatriz Fernandes, essa categoria foi bem melhor do que a categoria Solo Profissional em nível técnico. Achei a vitória merecida.



E assim que as gurias saíram do palco, fui correndo pegar uma entrevista com elas, mas o vídeo ficou muito escuro!!! Mesmo assim, resolvi subir o vídeo porque a mensagem da Hadara é muito importante: quem treina colhe o fruto, e é isso mesmo!!! Fora que as meninas são um humor à toda prova!




Categoria Fusão

De LONGE a mais polêmica.

Afinal, o que é fusão? "Para ser caracterizada como Fusão, a dança deve ter elementos originais dos dois ou mais estilos escolhidos para serem interpretados de forma combinada." (definição de Gabriela Miranda)

Acho que o pessoal esqueceu o "de forma combinada", e enfiou o pé na jaca. Fusão mesmo, eu só vi o Grupo Rá, de fusão com o flamenco, e outro grupo que fez uma fusão com danças brasileiras.  De resto - ou não houve fusão com nada de nada, ou houve apenas uma interpretação de música internacional com dança do ventre, o que não é fusão coisa nenhuma porque não há outra dança envolvida (atenção gente: pop é música, não é estilo de dança, tá?)

Os três vencedores da categoria estavam fora da regra.

Assim que eu achar o vídeo do "mexe o popozão, na dança do ventre" eu coloco aqui pra vocês. 


Categoria Grupo Clássico

Antes de falar do grupo clássico, vamos conferir a entrevista da Kahina!




Outra polêmica.

Quem foi que inventou que no Mercado Persa um grupo não pode ser campeão por 2 anos consecutivos? Pois é, deve ser alguma regra nova. Porque o concurso foi assim: tinha o grupo da Kahina. Ponto acabou. Passa uns 3 minutos aí vc pensa nos outros grupos. Era uma superioridade absurda, não haveria chance de outro grupo levar... porém essa é mais uma das coisas no Mercado Persa que a gente morre e não entende. Então a Kahina não levou, ficou em terceiro lugar. Mas é a campeã do nosso coração. 





********************************************************************************


Eu pedir licença a vocês para levantar um manifesto de que haja uma melhora na divulgação dos critérios de avaliação do Mercado Persa. É preciso que um regulamento detalhado e sério seja elaborado antes do período de inscrições, e que, principalmente, este regulamento contenha critérios de desclassificação de quem foge ao regulamento. Que este regulamento seja registrado em algum lugar, e que possa ser reclamado pelas participantes a qualquer momento quando se sentirem injustiçadas. 


Quanto ao júri, é preciso ainda colocar lá no topo da ficha quais são as regras e avisar: tá fora da regra, ou zera ou diminui a pontuação. E, ainda, estabelecer pesos diferenciados para cada quesito da ficha. Tá eu sei que dá mais trabalho na hora de apurar as notas, mas não dá para aceitar uma bailarina que dançou lindamente, executou os passos de forma perfeita, porém totalmente fora da música. Leitura musical é um critério sério gente! E determinar nas regras que as bailarinas façam movimentos característicos da dança árabe nas performances, porque tá todo mundo cansado de ver as vencedoras enfiando arabesques e giros em tudo quanto é lugar!


Tudo isso porque as participantes realizam um trabalho de MESES para participar desse evento. Mesmo se não vencerem, elas querem a sensação: "Pô, não ganhei, mas nem tinha como, a fulana destruiu o barraco lá, ficou pequeno para todo mundo." Sabe, que as concorrentes ADMIREM quem venceu, e não fiquem com uma sombra de dúvida da lisura do concurso. Mais importante ainda: que não sintam que seu período de trabalho e ensaios foi perdido.  


Vixi, o post está longo demais...


Quinta e sexta vamos falar de amenidades, assistir a uns vídeos de mostra e relaxar, que feriado a gente quer é curtir né gente?


Beijocsss...

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tinha certeza que a Jéssica iria entrar no top 10 pela apresentação , acho q nunca entenderemos mesmo esse modo de avaliação.

    ResponderExcluir
  3. Amar, o tema do profissional, era a elegancia e a sofisticacao do bastao, e nao bastao show como esta rolando por ai...
    Adoro seu blog, parabens pelo post, muito legal... Ahhhh faz um sobre o amadooor vaaaaaaaaaaaaaaai!!! hahaahhah

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Então...
    Eu vou escrever um post (provavelmente absurdamente longo... oh, godess!) no meu blog, só nã tive tempo ainda.
    Mas gostaria de fazer algumas observações sobre o seu post.
    Primeiramente obrigada por me fazer sentir um pouquinho menos mal a respeito do grupo fusão. Juro que eu estava crente de não ter entendido a proposta. Justo na coreô mais trabalhada, mais pesquisada, mais ensaiada, aquela que eu mais enchi o saco. Foi decepcionante mesmo. Grupo Rá agradece de coração!
    Eu participei da dupla clássica e sabia que não tinha a menor chance de pegar primeiro, pq a dupla vencedora foi um ARRASO!!! Sim! Amei a coreô, estava sensacional e fui lá falar isso para a Hadara, pq era sincero e real da minha parte. Apesar da dventre ser um mundinho de merda, eu não tenho problema nenhum em reconhecer talentos. Mas tinha dupla dançando releituras modernas de músicas clássicas. Oi? Não é Dupla clássica??? O que faz aí então uma música modernosa? #fail
    Aiaiaia... Tem tanto babado que se eu escrevesse tudo o que eu ouvi de tanta gente no evento e depois dele, elas me barrarão na porta ano que vem. Vou fazer companhia para a Dani lá do lado de fora! hauahuahauhauhauh

    Só uma pergunta... Será que os jurados lêem o regulamento? Não deu tempo de subir, pois o concurso já havia começado, mas me pegaram de sopetão para ser jurada do amador. Eu sabia o regulamento, mas será que alguém que foi pega tb de surpresa teria competência para julgar alguma coisa? Mistery...

    Bjoks!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Em tempo...
    PQP COMO EU DANCEI MAL NO PROFISSIONAL!
    Sério... desci do palco derrotada. Não costumo fazer essas cagadas, mas acontece nas melhores famílias. Juro que eu danço melhor que aquilo. O vídeo nem vai para a net, pq eu me recuso terminantemente! Sequer me lembro se eu conhecia a música ou não, pq eu fui abduzida. Tenho certeza disso!
    Aff!!!!
    ehehehehehe

    ResponderExcluir
  6. onde estava a expressão da Linda na eliminatória? :/ na final ela fez jus, não a conhecia e babei no corpão, traje, leituras e a super queda ao final. O grupo da Kahina foi impecável...mas a música não empolgou hein, o único item que me chamou a atenção e explicaria o 3º, pq no demais foi simplesmente PERFEITO. Aliás, teve grupos de muito mais 'renome' que mal mudaram as linhas do grupo, coreografia báaasica que só. Kahina tái pra ensinar o pessoal a superar-se, prestem atenção nisso!
    Amar, parabens pelas palavras, você sempre fala oque muitas de nós gostaríamos de dizer. e tua cobertura do MP merece credenciamento de imprensa FREE VIP TOTAL ACESSO ano que vem, eu assino embaixo! rs...
    :)

    ResponderExcluir
  7. Que glamour! belíssima coreografia! parabéns belly kahina, minha inspiradora .Parabéns ao grupo também é claro!
    Bjs Hanna Mansur

    ResponderExcluir
  8. Então gostaria tambem que vc falasse da competição do amador, aplausos para a ganhadora, estava linda, cópia perfeita da Jú Marconato....e o regulamento "dança sem influencia do balle classico"

    E ai o que vc achou?

    ResponderExcluir
  9. To adorando sua cobertura feita por partes!

    Em relação à Kahina:

    1 - meu, a voz dela é muito diferente do que eu imaginava!!! Achei que ela tinha uma voz fininha, bem "menininha", mas não! Voz forte, de mulherão!! (é por isso que suas entrevistas são bacanas, conhecemos mais de perto as dançarinas);

    2 - o grupo da Kahina foi lindo, eu assisti ao vivo, e é impressionante como elas têm sincronia. Maaaas, estava pensando com meus botões, e talvez elas tenham perdido pontos por causa da música. Não foi uma super música clássica "do tempo do faraó"... aí já viu, né? Algum jurado pode ter canetado. Mas também sai de lá em dúvida se quem venceria seria o grupo da Ju Marconato ou o dela. O da Ju ficou em segundo, achei justo. E quem ficou em primeiro foi o grupo da Adriana D'Angelo (ainda não achei vídeo). Eu não me lembro da apresentação do grupo dela, mas no ano passado ela já venceu as categorias Fusão e Moderno, e sempre apresenta bons grupos, então talvez tenha sido a questão da música mesmo com a Kahina. Depois vou ver no vídeo o que eu acho.

    Em relação ao profissional:
    Não vi as eliminatórias, só a parte final da final, rsrs... mas achei justa a vitória da Linda, e figuei contente que quem ganhou foi alguém que cumpriu de fato o regulamento - que já é polêmico há tempos no MP.

    Depois vou assistindo aos vídeos conforme eles forem sendo colocados no youtube.

    bjooooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi Verinha! ADOREI O POST e aqui vão algumas opiniões particulares minhas....
    Muitas coisas adorei d MP como outras que me entristeceram bastante....
    VOU CITAR UMA POR UMA ....

    Infantil – Levei 3 alunas minhas para dançar no infantil , resumindo nenhuma classificada...
    Foi nomeada campeãs menininhas lindas de viver ( que da vontade de ir morder de tão fofinhas) Mas, “pera-la” tem um item chamado TECNICA .... Bom, não achei que foi merecido, alias o 1º lugar foi de uma aluna que estava de laranja dançou melhor que minhas alunas (as quais estávamos treinando desde JANEIRO) com uma técnica apuradíssima por sinal... Ai fica a minha duvida, no Infantil é quem é mais bunitinha leva o ouro ou leva-se a séroi o quesito técnica?!
    OLHA QUE LINDA - http://www.youtube.com/watch?v=E4NCQASSols



    AMADOR – O RESGATE DO TRADICIONALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
    Gente .... não entendi nada ... To cansada de seguir o tema a risca e não conseguir pegar o ouro porque algumas alunas não seguem a risca o tema... Poxa conversei muito com a Fátima Braga sobre isso... Tradicional, resgatar os passos antigos “SEM MODISSES” – estava escrito no regulamento .... Logo , Sem pernas (que eu amo) sem movimentos modernos, cabeças e etc .... Mas não foi o que rolou .... Fiquei chateada... Mas enfim ... Será que o JURI ESTAVA PREPARADO PARA ANALIZAR TAL TRADICIONAL?!

    Alias falando em Juri, tinham umas “pessoas X” no júri , que na minha opinião não tinham NOHALL para estar avaliando ninguém.... Tem tanta gente maravilhosa porque não estavam lá?! Na minha opinião podíamos dar uma idéia de um Juri fixo para o Palco A e um juri fixo para o palco B .... Tipo Lulu, Kahina, Ju Marconato , Joelma, Giu, Michele Nahid e por ai vai...
    Já pensou que maravilhoso?!

    Bom vou postar o vídeo da minha aluna do amador me dêem uma opinião tb ....

    Yamara Fabri - http://www.youtube.com/watch?v=osZbhFdlVmw

    ResponderExcluir
  11. Eu raramente concordo com as vencedoras de concursos, sempre acho que teve alguém melhor =P
    Eu particularmente não gosto do estilo da vencedora, muito ballet e pouca dança do ventre... ela parecia meio sem expressão também, enfim!
    É difícil mesmo entender isso, né?

    Mas eu concordo com a Joelma, quando a gente se propõe a participar de um concurso busca crescer mais e sai um pouco da inércia... e eu acho super válido os comentários que os jurados fazem no final (apesar de também não concordar com toso), pois nos incentivam a melhorar cada vez mais!
    Mas de qualquer forma, acho que para apresentar em um evento nacional tão visado, como o MP, a bailarina precisa estar suuuper bem preparada, independente de ser mostra ou concurso. Já vi muitas apresentações de mostra que tinham grupo sem sincronia, pouco ensaiado... algumas dicas de "como não dançar", sabe?

    Adorei seu post, ótimas as entrevistas!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Quem ganhou a categoria fusão deste ano???

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vera

    Primeiro, obrigada pelo carinho, amei te conhecer!!!

    Segundo, vou falar brevemente da minha experiência de 4 concursos no MP:

    - Jurados não leem regulamento. Qdo fui jurada junto da Hadara (lembra, amiga???) sabíamos do regulamento pq tínhamos o edital em mãos. Se leem, eles esquecem na hora.
    - Jurados às vezes são aleatórios.
    - Injustiças acontecem com frequência, mas costumo ver justiças tb. Esse ano foi da Linda mesmo, ela apresentou um belo trabalho sim nas duas fases, ela amadureceu bastante. Ela tem porte para um premio desses, ao contrário de outras que já ganharam.
    - Politicagem rola com frequência. Se vc tava usando a roupa de uma, se vc conhece a fulana... já aconteceu comigo e com outros.
    - Esse negócio de seguir tema é furada, quase nunca funciona. Qdo fiquei em 3 amador com o jarro, fui a única a seguir o tema estritamente e nem por isso levei nota máxima em tema pelos jurados.
    - Torcida organizada ajuuuuuuda bastante...

    Não participo mais de concurso lá. Fiquei indignada com o lixo das eliminatórias da categoria profissional. Gastei muito dinheiro e não sei se terá valido a pena nunca. Nem sei se passeio por lá de novo, vai depender do meu dinheiro agora.

    :m

    O que me arrependo foi não ter falado e conversado mais com as pessoas.

    Beijos mil, continuamos nos falando pelas redes virtuais!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal

    Eu achei, e não foi só eu pois meu marido tb, que a bagunça ja estava desde o espaço do evento. Muita gente, o lugar j´´a está pequeno d+, um calor naquela ferinha que só por Deus. Acho que terao que rever os conceitos da organização se n~~ao quiserem perder créditos.

    O grupo da Kahina tava na cara que seria o primeiro ou o segundo lugar! Nâo d´´a pra entender....

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Bom vou ter que comentar tbém....rs
    acho que se as regras existem é para serem cumpridas...olha a regra principal ai do solo profissional:
    2) Etapa Final – domingo 17 de abril
    Participarão da etapa final do Concurso, as 10 finalistas selecionadas na etapa de classificação.
    O sistema de apresentações na etapa final é o seguinte: as finalistas se apresentarão no sistema de solos. Cada concorrente pode desenvolver sua coreografia, conforme o tema, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 3 minutos (exatos)
    ué o vídeo da vencedora tem 3:32...é muito tempo a mais...e cade a desclassificação ?
    no ano anterior a regra era que nao podia usar acessórios durante a dança...e a vencedora usou um casaco imitando a Samya Gamal em um dos seus filmes ?para que ler as regras entao se elas nunca sao seguida?
    não tiro o mérito da Linda que já vem participando já faz tempo e demorou para ganhar...ela é ótima ! mas se tá no regulamento p q não o seguem ?
    bom é isso...falei tbém!!!

    ah e é claro...Hadara e Beatriz ceertamente foram a apresentação mais linda do mercado persa e acredito que das mais lindas que eu vi nos últimos tempos ! Primeiro lugar merecidíssimo !

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas! Por que eu não consigo ver nenhum vídeo da vencedora do profissional?

    ResponderExcluir
  17. Outra coisa que eu percebi nos vídeos de quem passou para a segunda fase do profissional... Engraçado como as músicas eram "SUUUUUUUCEEEEEESSOOOOOOOO"... Que tal este concurso ser o mais imparcial possível e na hora que o trio subir ao palco, sorteia-se uma música? Mas não pode ser somente um no. Tem que ser o NOME DA MÚSICA (seguido do no. para que o sonoplasta não erre). Assim não tem como ser arranjado.
    A música que eu dancei não era difícil (tb não me lembro qual era. Aliás não me lembro de nada, pq fui abduzida), mas não era um "SUUUUUUUCEEEEEESSOOOOOOOO" e não me lembro de tê-la ouvido antes.
    Aí depois tocaram as músicas bem famosas, bem baba do quiabo mesmo... Fica fácil assim... =/

    Vou parar de assistir os vídeos do youtube... fico deprê.

    ResponderExcluir
  18. Assisti no feriado a uns trocentos vídeos do mercado persa. É o maior festival de danças argentinas da américa latina!

    ResponderExcluir
  19. Oi Amar,

    Este ano cheguei a uma conclusão muito séria quanto a categoria fusão e outras dentro do MP, fica muito difícil apresentar um trabalho onde pessoas que fazem parte deste meio já te olham assim meio assustadas por estarem vendo algo tão diferente . Sou de Manaus - Amazonas - Brasil, acredito que o MP é um espaço aberto para a arte e, incrível que pareça, notamos que tem muitos brasileiros que acham que não corre sangue indígena em suas veias, rsrsr. Sabe amiga, enquanto estávamos orgulhosas de estarmos ali mostrando como é lindo a fusão de culturas através da dança do ventre, tinha gente ao redor nos perguntando, se nós sabíamos que estávamos em um festival de Dança do Ventre. Bem, é de rir, pois a resposta que minha irmã (Maíse Ribeiro) dava era : Sim, estamos na categoria fusão que significa nada mais nada menos que misturar, unir através de uma concepção ou seja, o modo de se ver algo. O que as pessoas ainda não perceberam que, se os Festivais, Concursos e outros, não valorizassem tanto o giro capitalista que existe dentro dos mesmos e que os egos não gritassem tanto, todos nós sairíamos vencedores do MP ou qualquer outro que seja, pois tivemos a oportunidade de apresentarmos a nossa concepção criativa através da arte que se encontra em todas as formas de expressão, lógico que existem regras criadas dentro de qualquer disputa, mas acima de tudo devemos respeitar o trabalho do próximo, todos nós fazemos parte deste movimento artístico. Fica aqui o meu sincero agradecimento por estar explanando em seu blog nossa opnião. Olha! estamos muito felizes com o reconhecimento que recebemos de todos, afinal estamos na Revista SHIMMIE como a fusão que deu certo, e é muito bom saber que, sem interesse algum, nos procuraram para falarmos de nosso trabalho e ficamos ainda muito mais felizes quando no próprio MP 2011, a Rose dos véus nos disse que a Jillina adora nosso trabalho e a Fernanda que vive a cada seis meses no Egito, diz que a Haquia até hoje não esqueceu nossa apresentação no festival Luxor e sempre comenta. Isso é ótimo! Para finalizar, parabéns a todos os jurados, acredito que eles conseguem por a cabeça do travesseiro e dormir bem. Beijos

    Cinthia Ribeiro
    Manaus-Amazonas- BRASILLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Postei antes, mas parece que deu um problema!
    repetindo:
    Alguém poderia me explicar o que vem a ser grupo clássico? Refere-se a dv tradicional ou algo relacionado ao balé? Porque o que vi entre os grupos vencedores foi muita mistura de balé e danca moderna.
    Nao estou sendo irônica, a pergunta é sincera, pois desconheco o concurso. É o primeiro ano que assisti por vídeos no youtube. Moro na Alemanha.
    Gostei dos trabalho de muitos profissionais.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...