30 março 2011

2

Snujs II - Usando o metrônomo para exercitar a habilidade

Olá meninas!!!

Hoje "cabulei" a aula da Aninha, mas vou estudar em casa para não passar em branco né?

Bom, desde o post da semana passada - "Snujs - dramas e delícias" - venho pesquisando algumas formas de facilitar o aprendizado de snujs, pensando tanto na execução rítmica, quanto na aquisição de habilidade. E no esforço de mensurar o tempo de execução do ritmo, me deparei com dois velhos conhecidos: a partitura musical (ou pentagrama) e o metrônomo. 

Um dos materiais mais ricos para o estudo de ritmos hoje no mercado é o DVD de Ritmos de Mario Kirlis / Saida. 


Simplesmente porque o Mario Kirlis dá uma verdadeira aula de teoria musical na introdução do vídeo,  antes de começar a explicar os ritmos e nos ensina a leitura do ritmo na partitura com toques e pausas. Para bailarinas esse conceito é importante não só para o toque dos snujs, como também para a leitura musical e entendimento do ritmo no improviso - os floreados intermináveis na música podem acabar confundindo quem ouve. Daí você estuda, estuda, estuda aquela música para a pré seleção, e (exemplo esdrúxulo, mas pode acontecer) onde você tem certeza absoluta que está ouvindo um maksoum o que está sendo executado é um saiidi - complicated! Daí já pensou se todas estão esperando os passos para saiidi e não sai nenhum, nenhum, nenhum? Aiaiai. Por isso o estudo da teoria musical é um plus no conhecimento da bailarina, um diferencial. 

Aliás, outro material de OURO para estudo de ritmos e teoria musical árabe é o blog da Daniella Nice - empresária revolucionária por vocação, derbackista de primeira nas horas vagas. Siga e coloca nos favoritos que vai ser de muita utilidade:

Derback by Daniella
http://derbacando.blogspot.com/

Dentro da proposta do Mario Kirlis - executar o ritmo respeitando sequências e pausas, resolvi utilizar o metrônomo para tocar os snujs.  O metrônomo é um relógio que mede o tempo musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo de ritmos e compassos (com seus devidos tempos), desenvolver técnicas, criar combinações rítmicas e treinar velocidade. 


Utilizei um metrônomo on-line pois não possuo o metrônomo mecânico. Você poderá visualizá-lo no link abaixo:


A velocidade inicial pode ser 70, e é importante que existe uma regularidade no acompanhamento dos toques. Minha rotina de estudos diária tem sido esta aqui (que será alterada conforme houver conforto na execução de toques e ritmos):

Aquecimento: 
Galope - TA-KA-TA (70)
Malfuf - DUM - TaKa-KaTa (70)
Saiidi - DUM- TaKa - DUM - DUM - TaKaTa (70)
Malfuf - DUM - TaKa-KaTa (80)
Malfuf - DUM - TaKa-KaTa (90)

Treino:
Galope - TA-KA-TA (80)
Galope - TA-KA-TA (90)
Maksoum - DUM - Ta - TaKaTa - DUM - TaKaTa (90)
Baladi 2D - DUM - DUM - TaKaTa - DUM - TaKaTa (90)
Baladi 2D - DUM - DUM - TaKaTa - DUM - TaKaTa (95)

Esta sequência não tem, absolutamente, o objetivo de se tornar uma regra, principalmente pelo fato de que na música árabe não podemos usar o metrônomo como parâmetro para a regularidade rítmica. Isto é, somente, um exercício para aquisição de habilidade os snujs.

Em uma próxima etapa, outro exercício importante, porém muito mais difícil é o acompanhar o ritmo diretamente nas músicas. Após experimentar muitas músicas, concluí que as "nível 1" para acompanhar com snujs são Maaoul  e Ya Grayeb de Fadel Shaker. 


Ainda não consegui me decidir se o ritmo predominante nesta música é o Maksoum ou Saiidi, na dúvida toco os 2 ritmos. Meninas estudantes de Derback - ajudai-nos nesta hora!



Embora a execução do ritmo seja bem mais rápida, já estamos muito mais acostumadas com o Baladi 2D.

Pelo visto os snujs se tornaram missão 2011, é isso? Então gurias, já dizia sapiencíssimo Coronel Nascimento:

"Missão dada, parceiro, é missão cumprida!"

Vamos em frente!

Beijos a todas

2 comentários:

  1. afe,afe! parabéns! muita gente acha que é só colocar no dedo e sair tocando...xiii! eu cansei até de ler! rs...bons estudos!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Tomei um susto quando vi o meu blog comentado!!! Preciso atualizá-lo. Bjs Dani

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...