03 março 2011

7

Samba? Coisa de estrangeiros?


Olá meninas...

Outro dia comentamos sobre o comportamento da Raqia diante da forma com que executam a dança mais tradicional de seu país, e a pergunta que sempre nos vêm à mente é: como enxergaríamos um estrangeiro dançando samba - a dança pela qual somos reconhecidos no mundo inteiro?

Vamos do começo:

Com quantos anos você aprendeu a sambar?
Bem, eu aprendi com 7 anos de idade, minha irmã foi disciplinada na igreja por fazer uns passinhos de samba na música "Só o poder de Deus" dos Vencedores por Cristo (quem é evangélico sabe que a estrutura dessa música é um samba "da gema"). No final das contas, eu achava tão bonitinho que pedi a ela pra me ensinar. E eu ADORO sambar, afeeeeee...

E eu acho que a maioria das habibas leitoras também aprenderam o samba muito cedo também. De forma que quando olhamos alguém executando um samba, uma passista de escola que seja, nosso nível de exigência é altíssimo.

Quando existe a intenção de fazer uma fusão de samba com dança do ventre, eu não sei vocês, mas em mim o samba predomina na coreografia. Será que é porque meu samba é 16842682365 vezes melhor do que a dança do ventre? Com certeza!! Acho que muitas bellydancers do Brasil partilham dessa mesma dificuldade - talvez por isso não vemos tanto "bellysamba" no país do Samba.

Shaide, sempre pioneira na maioria de seus projetos, apresentou muito do que podemos chamar hoje de Bellysamba em seus cursos de Ventre Brasil. Uma de minhas apresentações preferidas é da Fê Baccaro que emprestou toda sua graça e elegância a um samba daqueles (Balança Pema - Marisa Monte - ADORO!) e a apresentação foi belíssima:



Aqui é SAMBA minha gente. Não tem enrolação não!!!

Masssss... o titulo do post é Samba é coisa de estrangeiro? Por que a pergunta?
Porque meninas, eu tenho visto crescer no youtube assustadoramente o número de performances de Bellysamba. Executado por brasileiras? Claro que não. As estrangeiras estão mandando ver. Agora sim, eu entendo a indignação da Raqia. A gente sente um pouquinho de ciúme quando vê alguma estrangeira executando uma dança, um ritmo 100% nosso.

Quer sentir ciúme também? Então vai:







7 comentários:

  1. Verinhaaaa

    Te indiquei com o Selo stylish blogger award, para uma postagem com 7 coisas sobre vc. Entra no meu blog e pega o selinho láaaa
    beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Não só NÃO senti ciúme como achei os videos bons, principalmente o terceiro, que foi um verdadeiro show!

    ResponderExcluir
  3. Nossa pra mim isso é uma novidade!

    Adorei

    estou seguindo bjs
    tahmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ciuminho dá, mas tbm dá gosto de ver o samba ganhando o mundo...até porque é coisa de brasileiro dizer 'o samba é nosso'...não é! é africano, é multi! mas que a gente gosta e sabe, ah, isso sim!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com ciúmes sim, mas c como disse a Lu, dá um Orgulho danado de ser brasileira! Beijoes Amar, pra variar, ótimo post

    ResponderExcluir
  6. eu eeeei de um dia aprender a dançar..hihih

    bjokas da Rafa!!!
    soumaeemecuido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...