06 março 2011

12

O balanço do desfile da Gaviões!!!


Bom dia mulherada.

Ressaca BRABA para ver Gaviões na Avenida.

Eu coloquei o relógio para despertar às 3 da manhã, que era o horário mais comentado no Twitter e Facebook. Mas a Gaviões entrou na Avenida era mais de cinco da manhã - eu poderia ter dormido duas horinhas a mais.
Tudo bem, vamos aos comentários do desfile.

Como corinthiana DOENTE, é impossível uma imparcialidade no julgamento. A Gaviões sempre vem disputar o título, ponto. Portanto: muito luxo, muita riqueza, profissionalismo ao máximo. Todas as alas estavam coreografadas,  cada uma a seu estilo, porém no refrão do samba todas as alas faziam a mesma coisa, apontando pro braço (na veia), fazendo braços em formato de coração (faz meu coração pulsar), os deslocamentos para esquerda e direita (hoje Dubai é alvinegra), e ao final uma reverência ao samba e à escola (e a FIEL vai te exaltar):

"Corre sangue Gavião, na veia
Faz meu coração pulsar,
Hoje Dubai é alvinegra e a FIEL vai te exaltar"

Abre-alas: "Lenda das lágrimas da lua" - toda a majestade da FIEL torcida.

Primeiro vou falar dos destaques da escola:

* A primeira ala da escola trouxe uma "mini-tanoura", tentei procurar na internet algumas fotos para mostrar para vocês como estava bonita a ala com aquelas saias enormes (sem sucesso, porém, poucas fotos do desfile foram divulgadas)! E mesmo sem conhecer a dança original, acho que a escola se saiu muito bem com o que dava para fazer, e o objetivo não era técnico, e sim ficar bonito na avenida, portanto, objetivo atingido com sucesso.  Pras habibas que não conhecem a Tanoura, é uma dança folclórica Sufi, onde os derviches giram executando performances com uma saia gigante.

Exemplo de Tanoura. No desfile da Gaviões, a parte de cima da saia era cor "Ouro Velho". Puro luxo!

* Alegorias tecnológicas: esse ano a Gaviões trouxe todas as alegorias com algum tipo de tecnologia envolvida. Os movimentos do gavião no abre-alas, as lágrimas que caíam no mar e viravam pérolas, os marcos arquitetônicos de Dubai descendo e subindo no carro alegórico, o bebê que punha e tirava os óculos escuros e piscava os olhos. Muito, muito interessante.

* Sem roupa: Você gostou da fantasia da Rainha da Bateria? Que fantasia Verinha? É mesmo... ela não tinha fantasia. As Rainhas e musas vieram para a avenida com um belíssimo trabalho de pintura corporal de W. Veríssimo (aquele do programa da Ana Hickmann). Não teve quem não comentou, realmente ficou diferenciado. 

* Inclusão social: achei lindíssima a ala da tecnologia ".com", que trouxe pessoas com necessidades especiais. Me emocionei: diversos cadeirantes, se divertindo com a Gaviões. Um exemplo a ser seguido.

* "A qualquer momento": Uma sambista, destaque de carro alegórico, está grávida de 8 meses, e foi pra avenida pra chacoalhar o gaviãozinho na barriga. Coraaaaaji.

A Dança do Ventre na Gaviões

Era o que todas nós estávamos esperando, certo? Pois é... infelizmente a TV não deu o destaque que desejávamos às estrelas da Dança do Ventre.  Eu consegui identificar as bailarinas Aziza-mor Said, Mahaila el Helwa (ala das passistas), Esmeraldah, Fabiana Tolomelli e Carla Cristina (ala wings), e não consegui reconhecer ninguém na ala Harém.

Uns 15 minutinhos antes do desfile, eu entrei no Facebook e vi a fantasia das passistas. Confesso que me deu uma pontinha lá no fundo de desapontamento, porque eu não queria ver pernas à mostra representando a dança do ventre. Mas não posso deixar de observar que na Avenida deu um efeito lindíssimo.


Mahaila el Helwa, destaque no Plin-plin, estava bem em frente à câmera.

A ala das passistas não veio à frente da bateria, e sim atrás. Fiquei um pouco apreensiva, porque aqui em São Paulo a bateria entra de frente (diferente do Rio, que entra "de costas", e a avenida tem que ser automaticamente preenchida pela ala seguinte, sob pena de perder pontos de harmonia), e dependendo da performance proposta na coreografia pode deixar buraco na avenida e prejudicar a Harmonia da escola.  Mas foi só apreensão mesmo, porque a mulherada arrasou DE VERDADE. Que graça e leveza nos movimentos! Pelo que entendi, a ala era toda preta e a Shalimar estava vestida de branco simbolizando a pérola (é isso mesmo?), e a ala fazia suas evoluções em volta da pérola.

Negra Li, comentarista da Globo este ano, colocou a ala das passistas de dança do ventre como destaque da Escola, como ela própria disse "mulheres lindíssimas trazendo o melhor da dança do ventre".

A ala Wings estava muito bonita também, embora as meninas estivessem vestidas de forma bem simples, os véus-wings prata e dourado fizeram toda a diferença.

A ala Harém estava linda, toda colorida. Só passaram por uns 30s e eu não consegui reconhecer ninguém, mas valeu. Só achei a ala meio vazia, acho que não tinha 100 pessoas lá não.

A Dança do ventre foi muito bem representada, e agora nos resta torcer para a Gaviões levar este título, e desfilar majestosa sábado no desfile das campeãs. Parabéns às gurias que levaram o melhor da dança do ventre à avenida, vocês me enchem de orgulho.

Rodei a internet atrás de fotos das alas de dança, mas só achei estas:





Fotos "roubadas" do Twitpic da Deborah Valério. Nossa homenagem à ala Wings que também arrasou na avenida:




Grupo Telete (Esmeraldah, Fabiana Tolomelli e Deborah Valério) e Shalimar que era a pérola da ala das passistas.

Vídeos:



Colaboração da leitora Lili - a ala das passistas é exibida aos ´40 do vídeo:



Ala das passistas a partir dos 7 minutos de vídeo (reconheci a Kahina - 07:55 - neste vídeo, não pelo rosto mas pela BRANCURA!!!! Meu Deus Ká!!! Affff!!!):



Ala das passistas logo no começo do vídeo (o filho de uma boa mãe colocou uma tarja na frente nos primeiros segundos, mas dá pra ver):

12 comentários:

  1. Ain pois é! eu fiquei acordada e me decepcionei com as imagens da globo, afe! então era Aziza mesmo?? gente, eu não acreditei na hora, a danada nem comentou nada! estavam lindas... o desfile todo, só achei que o make da rainha da bateria estava sofrível - vai lá dar umas dicas, Verinha! - compara o make da sabrina sato e o da rainha... mas foi lindo, sem dúvida! tomara que ganhe! iupiii
    :)

    ResponderExcluir
  2. Decepcionada também com as imagens (ou poucas imagens) da transmissão com relação às alas. É sempre assim né, melhor mostrar o cristal da fantasia da passista, do que mostrar a coreografia completa das alas. Mas valeu, a escola estava lindíssima e agora bora torcer pra ver mais um cadim no desfile das campeãs!
    Muito detalhista o post, adorei!

    ResponderExcluir
  3. To chorando até agora... que meleca esperar tanto e não conseguir ver praticamente nada...

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=0nQn5KQ9QFk

    Não tem muita coisa, bom aqui no Sul nem foi transmitido. Mas aqui dá pra ver a Tanoura.
    A Folha condensou melhor do que as merrecas que tentei no site da globo.

    ResponderExcluir
  5. Aah, eu achei que você fosse desfilar Verinha!!! Eu juro que tentei esperar mas não consegui... dormi.......

    ResponderExcluir
  6. Afff...eu perdi,mas pude ver agora!
    Não sou gaviões mas estava anciosa para ver a ala das dançarinas...lindas,realmente tenho q admitir,a gaviões arrazou!

    Bjs e feliz dia internacional da mulher!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de carnaval, nem de samba, mas como corinthiana fanática e sendo fãzaça da minha mestra querida, tenho que admitir que fiquei extasiada com esse desfile!
    Pena que a "grobo" tem sempre que estragar tudo :b, mas dá nada não!

    Ó p/ vcs um link dos ensaios das nossas meninas de ouro, tem até um close na "vovó" do Pânico hehehe:
    http://www.youtube.com/watch?v=S84Rq9YxPyg

    =*****************************

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vera!

    Achei um vídeo com mais de 5 min só de exibição da ala das passistas:

    http://www.youtube.com/watch?v=60ZnMczvh2w

    ResponderExcluir
  9. Ah! Um luxo, só!!!
    Sou São Paulo até morrer, mas fiquei acordada para assistir a Gaviões só por causa da dventre. As meninas realmente arrasaram! Melhor que isso, só estando na avenida mesmo...
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Realmente a dança do ventre foi muito bem representada na avenida.. claro que não eh da maneira ideal mas... acho que valeu... só uma correçao Verinha... as escolas aqui do Rio não entram no recuo só "de costas" não... isso varia de acordo com a escola e não é uma regra fixa... Nos desfiles desse ano, inclusive, vi das duas maneiras... mais de frente até .... beijocas e parabens pelo blog, como sempre maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Oi Meninas!!!

    Acho que todo mundo ficou decepcionado com a transmissão da Globo, mas GRAÇAS A DEUS temos o youtube para compensar, e hoje já está cheio de vídeos com uma duração maior do desfile de nossas meninas.

    Não esqueçam de dar uma olhadinha nas alas wings e harém, que também são de dança do ventre.

    Samantha, ultra válido seu comentário: realmente este ano o povo entrou mais de frente, fiquei passada, fora aquela escola que nem entrou no recuo... foi o Salgueiro? Sempre admirei a entrada da bateria no recuo de costas, há imagens belíssimas de outros carnavais do recuo da bateria, parecem formiguinhas coloridas e sem nenhum buraco na avenida.

    É que eu estava tremendo de medo da coreografia atrapalhar a evolução da escola. Cê já pensou? A bateria entrando no recuo, as bailarinas fazendo "aquela" coreografia e o puta buracão na avenida? Deusulivre!!! Mas não se concretizou, e as meninas ARREBENTARAM na avenida, de verdade, que orgulho!!!

    Beijos a todas!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Verinha! Foi o Salgueiro mesmo, mas eles nao entraram por causa do tempo! Opinião de quem já desfilou algumas vezes, e uma vez em ala atrás da bateria: acho mais facil de nao dar buraco qdo o povo entra de frente... dá maior campo de visão pra quem está atrás saber o q tá acontecendo.. :)
    Mas, no rufar dos tambores, direção de harmonia que se preze entra de frente, de costas, de ladinho.. e nao dá buraco!! Beijoca

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...