04 fevereiro 2011

13

ANDAR - Associação Nacional de Danças Árabes

"Comece fazendo o que é necessário,
Depois o que é possível, e de repente,
Você estará fazendo o impossível."
                     (São Francisco de Assis)

Todas as professoras e bailarinas profissionais têm consciência de que a falta majoritária de profissionalismo na dança do ventre praticada no Brasil impede que os demais profissionais de dança ou do meio artístico em geral, e, por que não dizer, o grande público, que todos tenham uma percepção séria sobre a dança oriental. A avaliação do DRT é sofrível, o CREF não quer nem saber o que fazem ou deixam de fazer as professoras de dança do ventre, e todos os certificados de padrões de qualidade não possuem avaliação de reciclagem.

O cenário apontado não é dos mais favoráveis.

Para tentar virar essa mesa, não são necessárias apenas pessoas com conhecimento técnico de dança e amor pela arte. É um processo complicado, de levantar o tapete (e tentar não se assombrar com o que está debaixo), de colocar um bicarbonato na ferida, que vai arder no começo, mas vai purificar o local para deixá-lo ainda mais sadio. Para isso é necessário alguém com visão política de um grande estadista, com conhecimento técnico de dança, com o coração servil de um samurai, e com a coragem de um leão. Só poderia ser a Rhazi para idealizar isso aqui:


 Bom, na realidade não é a Rhazi, a persona bailarina. É a Mônica, bacharéu em Serviço Social, uma profissional que quer garantir à sua classe uma representatividade.

O primeiro objetivo dessa entidade é organizar a categoria: isso engloba visão do coletivo, pensar em benefícios como previdencia, plano de saúde, organizar mecanismos de ajuda jurídica às profissionais de dança, e, acima de tudo, nivelar por cima a categoria de bailarina e professora de dança do ventre.

A parte burocrática é pesadíssima: parcerias, estatuto, assembléias... um sem fim de protocolos que devem ser cumpridos para que a entidade de classe tenha a representatividade de que tanto precisamos.

Por isso, é necessário, em primeiro lugar, o apoio das próprias bailarinas, de músicos, e também de contadores, advogados, administradores e analistas jurídicos. Se você é um amante de dança oriental, e também profissional dessas áreas, e têm interesse em fazer parte desse time que irá deixar sua marca na história da dança oriental no Brasil, por favor, entre em contato comigo, ou com a Rhazi no e-mail: rhazi@rhazi.com.br.



Participe do blog da associação: http://associacaoandar.blogspot.com/

Beijos a todas!

13 comentários:

  1. UAU! começar meu sábado com uma notícia dessa foi uma surpresa maravilhosa. estou aqui pro que der e vier. sucesso!

    ResponderExcluir
  2. QUE LEGALLLLL... MANDOU VER MUITO BEM ... ESTOU DENTRO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos juntas. Já comecei a divulgar para captar mais pessoas para essa causa.
    BJs.

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei um pouco do surgimento dessa idéia e apoio até o fim! É gratificante saber que há pessoas interessadas em fazer a Dança do Ventre ser vista por outro lado!! Beijão Verinha!

    ResponderExcluir
  5. Querida Amar, estou pronta a colaborar... Sou tecnóloga em Informática, com ênfase em gestão... se precisar de meus serviços, estou às ordens...

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera e Leitores, como sou bibliotecária posso tentar ajudar fazendo um levantamento da literatura impressa publicada sobre DV e depois que a Andar tiver sede, organizar uma "biblioteca" de estudos... Se não me engano na Shangrilá House tem algo parecido, e é algo imprescindível para a Andar né.... já tem tão pouca coisa publicada que é importante valorizar e divulgar..... o que acha ?

    beijocas

    Pati

    ResponderExcluir
  7. aliás em vez de 'biblioteca', hoje em dia é mais moderno chamar de 'midiateca' com CDs e DVDs ....... é só falar comigo que tenho várias idéias, gastando quase nada dá para fazer muita coisa =)

    patricia.noce@gmail.com


    beijocassssssss

    ResponderExcluir
  8. Meninas!!!

    Que máximo esse carinho, e saber que podemos contar com a colaboração de vocês. Pelo que estou vendo, a ANDAR vai ter força total, porque já começamos com união que é um excelente ponto de partida.

    Juzoca e Patys!!

    Estarei repassando à Rhazi as idéias!

    Beijocssss

    ResponderExcluir
  9. Puxa vida, Verinha, depois de quase uma semana sem net, entro no seu blog (como sempre) e vejo seu post sobre o ANDAR. Fiquei emocionada!!!! Sou nada disso que ocê falou não, só acho que, a coisa é é trabalhosa, mas precisa alguém começar a tocar o tambor!!! Obrigada a todas pelas adesões, vou informando a verinha quando tivermos novidades, e será em breve!!!
    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Gentem... tem novidades no blog da ANDAR
    http://associacaoandar.blogspot.com

    Para fazer parte da lista de apoio, nem precisa mandar no meu email, podem acessar direto o email da ANDAR: contato@associacaoandar.com.br

    beijooooooooooo

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...