06 janeiro 2011

3

Retrospectiva 2010: Blogs!


Olá meninas.

E chegou nosso último assunto de 2010: Blogs!!!!

O ano de 2010 foi um ano extremamente produtivo nesta área. Cada vez mais bailarinas, alunas, amantes da dança têm buscado expressar suas opiniões e dividir seus conhecimentos.

Quando o Amar el Binnaz começou havia pouquíssimos blogs com atualizações contínuas - acho que na época, posso considerar somente a Luana Mello e a Luciana Arruda. O restante ia e vinha, atualizava seus posts uma vez por mês, e, às vezes essa atualização era só para dizer "olha, não sumi não, é que estou com a agenda cheia, 5464665464 projetos e whatevers....".  Minha motivação ao manter os posts atualizados é justamente me desviar dessa que parece uma tendência natural dos blogs de dança do ventre - começam, nem chegam a bombar tanto assim, e morrem por falta de vontade e assunto.

Mas no ano que passou, foi diferente! Em 2010 a mulherada "soltou os bichos" no melhor dos sentidos e ótimos blogs de dança do ventre surgiram, e vêm sendo atualizados com bastante frequência. Ponto pra todas!!!

Acredito que esse movimento é merito dos blogs que procuram dividir informações com uma linguagem mais simples, e neste ponto meu coração sente uma pontinha de orgulho ao saber que este espaço virtual aqui é, de certa forma, também responsável por essa "brisa". É MUITO IMPORTANTE frisar que, por mais que em alguns momentos nós compartilhemos informações e ensinamentos, o blog é essencialmente um diário virtual. Tipo, diário a gente escreve o que tem vontade, não é? E essa é exatamente a beleza do assunto! Uma vez eu escrevi um artigo "Sobre o que acontece na Bellynet - Nhé" a respeito de algumas brigas deflagradas na blogosfera e talz.... O que falei aqui agora pode parecer contraditório com o artigo anterior, mas o fato é que eu não posso e  não devo doutrinar sobre o que qualquer pessoa vai escrever no blog dela.  Ninguém pode!



Outro fator interessante é o grande número de bailarinas famosas também blogando, e vejo um dedo de Sr. Sabongi nisto. Em seu curso de direção artística, um dos módulos fala justamente sobre a necessidade da bailarina também expor suas opiniões, manter seu espaço virtual organizado e atualizado, e muitas bailarinas têm optado por manter blogs ao invés de sites puramente "demonstrativos" (fora o fato de que blog é free, e site tem que pagar domínio, layout, manutenção...).  O blog é uma boa forma de aprender a lidar com as diferentes opiniões e tirar o melhor delas - exercício "psicológico" essencial para toda e qualquer bailarina, todas nós temos uma dificuldade imensa com as críticas. 

Toda essa quantidade de informação na Bellynet é uma grande evolução para a Dança do Ventre. Podemos dizer, sem medo de errar que há 10 anos, podemos citar a era Clone como exemplo, muita gente conseguiu se estabelecer porque a informação disponível era pouquíssima. Agora não. Quando você abre um blog, seja bom ou ruim, aparece uma lista de assuntos ao lado com bailarinas boas, ruins, fusões, opiniões, artigos, já está tudo lá ao alcance do click - só se mantém ignorante quem tem preguiça. Tenho certeza de que nessa nova "Era Clone" não haverá tantas professoras de oportunidade porque o volume de informações na rede irá, com certeza, contribuir para o esclarecimento de QUALQUER pessoa que queira iniciar seu estudo em dança. Parabéns aos blogs por isso!!!

E neste momento, quero agradecer de coração e sem rancores e mágoas todas as pessoas que criticaram o Amar el Binnaz em 2010.  Mesmo que na hora eu tenha ficado pê e soltado a língua (sou, de fato, colérica, mas não acho isso um defeito), o fato é que na hora de escrever eu penso em todas as críticas, TODAS ELAS, e tento me desviar do que foi criticado. Portanto, MUITO OBRIGADA, de verdade.

Vamos blogar MUITO MAIS em 2011!! Ah sim, e comentar né gente! Comentem bastante, eu ADORO!!!!


Besosssss

3 comentários:

  1. Os blogs estão se tornando uma ferramenta importantíssima de comunicação, que já até virou assunto de pesquisa e matéria de faculdade. Melhor para nós que temos cada vez mais informações de qualidade e conteúdo a nossa disposição. O seu blog é uma fonte riquíssima de info e sua leitura é como se fosse para mim um 'curso'...rs... Beijocas e Parabéns pelo Trabalho!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...