04 janeiro 2011

4

Prêmio Amar el Binnaz Melhores do ano 2010

Oi meninas!

Vamos para mais um post melhores do ano! Gostei da pequena repercussão que rendeu o "Melhores do ano 2009", e resolvi repetir esse ano. É legal também para observar as mudanças de um ano pra outro né?

Se você quiser conferir o post "Melhores do Ano - 2009", clique:

http://www.amarelbinnaz.com.br/2010/01/premio-amar-el-binnaz-melhores-de-2009.html

É importante frisar que minha visão da dança se resume à São Paulo, onde moro, e mais ainda, que trata-se de minha opinião, pessoal, intransferível. Quero saber de vocês também suas opiniões!

Vamos aos vencedores:

Música mais tocada - 2010:

Clássica - Baid Anak (Om Kouthoum)
Onipresente em TODOS os concursos profissionais que pude assistir este ano. É lindo, é Om Koulthoum, mas uma hora cansa.

Moderna - Fakerni (Haifa Wehbe)
Orgulhosa representante do estilo do "mais alto escalão da piriguetagem árabe", a música BOMBOU em tudo quanto foi evento de 2010 (eu inclusive criei uma coreo pra ela), e depois que a Aziza a coreografou para o show da Lulu, a tendência é a modinha continuar em 2011. Depois que a vi ser apresentada 5 vezes num evento pequeno como o Ventremania, prometi pra mim mesma NUNCA MAIS dançá-la. Pelo menos não por enquanto.

Bailarina Revelação - 2010:

Suellem Morimoto

Eu conheço o trabalho da Suellem há 5 anos, mas ultimamente ela tem dominado minha rotina de estudos. Este ano ela arrebentou a boca, dançou PACA, e foi escolhida para ser uma das solistas das Super Noites do Harém.

Quando saiu a lista fiquei meio pê, porque naquele momento achava que tinha gente que merecia mais. Mas hoje sou obrigada a concordar com o Sr. Sabongi - a dança de Suellem é de um nível altíssimo, plenamente merecedora de um solo nas Super Noites.

O diferencial de Suellem está em sua leitura musical, na agilidade dos quadris e em sua presença cênica.  A mulher é linda e tem um corpão.
É também extremamente disciplinada quanto aos seus estudos: além da dança oriental, estuda ballet 4 vezes por semana (OMG!!!!), e está estudando circo para melhorar a flexibilidade.

Quer mais? Clica aqui:

Música do ano - 2010: 

Alf Leyla we Leyla by Sérgio Montana
Pra mim uma das gratas surpresas do ano foi o CD "Arab Rock" do Sérgio Montana. Meu primeiro contato com ele foi através da Zahra (valeu Zahra!!!) e eu fiquei completamente APAIXONADA!! E "Alf Leyla" ficou completamente Rock and Roll, com oscilações entre heavy metal e rock melódico. PERFEITA!!!

Bafo do ano - 2010:

 Prêmio Hours Concours - "Carla Sillveira deixa a dança" 

Foi o 11 de Setembro da dança oriental aqui no Brasil - na realidade "quase" - foi dia 13 de Setembro o dia em que Carlla Sillveira publicou sua despedida dos palcos de dança do ventre em virtude de sua conversão à uma igreja evangélica.

Não houve quem ficasse de queixo caído, eu mesma fiquei passadíssima - Carlla sempre foi uma das minhas referências na dança.

Mas vi um lado da Carlla Sillveira no dia do show da Lulu que me deixou muito cabreira - sinceramente acho que se afastar da dança não está fazendo muito bem a ela não. O mínimo que posso dizer foi que a achei meio amarga.

Enfim, sem sombra de dúvida, o maior bafão de 2010.


Lançamento da Revista Shimmie


Não poderia deixar de citar o lançamento da Revista Shimmie como um grande bafão do bem para a dança do ventre em 2010. Não apenas pela revista, mas pela movimentação que ela provocou no meio.

Mérito total das meninas da Divina Consultoria (http://www.divinaconsultoria.com.br/), que souberam se utilizar de todas as ferramentas possíveis para divulgar a Revista e o trabalho que seria desenvolvido, mesmo sem uma revista piloto para mostrar!

Com certeza tudo o que foi escrito tem sido utilizado como ferramenta de melhorias e as meninas estão cada vez melhores.

Para deixar todo mundo com água na boca, olha a capa da Revista Shimmie nr. 3 aí!!!




Melhor evento - 2010:

Lulu Sabongi - 27 anos de sucesso


Confesso que neste quesito fiquei MUITO dividida entre o espetáculo da Lulu e o da Kahina "Os deuses da Mitologia Grega", mas tive que escolher o da Lulu porque foi um espetáculo cujo objetivo foi a participação de grupos profissionais de diversas partes do Brasil, e teve números belíssimos como o Flamenco Árabe da Solange Costa do Maranhão, a fusão de dança folclórica árabe com folclore nordestino do Tárik (menina, aquele rapaz dançando passinhos de forró e maxixe tirou minha capacidade de concentração, cruzes!!!), o fan veil de Brysa Mahaila, o folclore de altíssima qualidade de Brigitte Bacha, e  muito mais: o grupo Carlla Sillveira e seus quadris nervosos, Shaide Halim, Camilla D´Amato,
Lu Midlej, a maravilhosa e suprema Najla Yacoub, e outros grupos que não me lembro agora. E aquela obra prima que foi a peça final de 20 minutos produzida pelo Gamal Seif.  Enfim foi um apanhadão do melhor do Brasil em dança oriental, e uma experiencia transformadora para quem estava na platéia.
Melhor apresentação - 2010:
Priscila Samra - Pout-Pourri Folclórico

Uma verdadeira aula!! Porque quem sabe, faz ao vivo!



Figurinista do ano - 2010:

Ju Marconato

Tive a oportunidade de olhar os figurinos da Ju Marconato bem de pertinho no Mercado Persa, e fiquei assombrada com a qualidade e o  caimento dos figurinos.

As luvas e tornozeleiras também são um belíssimo detalhe à parte.

São figurinos tradicionais em sua maioria, mas de uma riqueza e perfeição ímpares!

Quanto ao preço não são lá tão baratos, variam em média de R$ 500 em diante, mas é um dinheiro extremamente bem investido.

atelier@jumarconato.com.br

http://jumarconato.com.br/



Blogs do Ano - 2010:

CD´s Coisas da Arábia - http://cdsdaarabia.blogspot.com/
Cdteca Gramofone Árabe - http://cdtekagramofonearabe.blogspot.com/

Dois blogs de utilidade pública que, juntos, disponibilizaram quase 340 posts com álbuns para download! É muita coisa, e iniciativa de gente muito boa que merece todo nosso aplauso! Parabéns.

Dançar ou não dançar - Natália Salvo - http://dancarounaodancar.blogspot.com/

Natália Salvo é uma garota que considera a si mesma uma menina enxaqueca, mas o fato é que ela escreve muito bem, dança muito bem e sabe coordenar como ninguém boas idéias e bom humor.


E, finalmente....

Bailarina do Ano - 2010:

Ela é uma mulher que canta, chupa cana, que assovia, que chuleia e serve um cafézinho como ninguém. Ela é:


Kahina

Estrela maior da Casa de Chá Khan el Khalili, considerada por muitos a grande sucessora de Lulu Sabongi, Kahina é uma estrela multimídia. Tem formação em ballet e o coloca plenamente a serviço da dança oriental. Este ano produziu o espetáculo de maior repercussão no cenário da dança oriental em São Paulo, o "Deuses da Mitologia Grega", e levantou o caneco com seu grupo clássico no Mercado Persa.

O céu é o limite para esta bailarina.

Não poderia deixar de ser a bailarina do ano 2010!





Ufa, até que enfim, chegamos ao final.

Quero saber tudinho de vocês hein!!!

Beijão

4 comentários:

  1. Fakerni é música de todos os anos hahahahaah

    Tenho algo para acrescentar, a cópia do ano 2010: Randa Kamel.

    Nunca vi TANTA bailarina pelo Brasil usar aqueles braços e as pernas dela...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom isso aqui! Verinha, vc é uma coisa "didoido".
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Minha total ausência de conhecimentos técnicos e inexperiência em DV não permitem que tenha uma opinião diferente da sua....rsss...

    Falando sério eu concordo com sua visão na maioria dos itens.

    Apenas gostaria de comentar que na categoria 'bafão, em segundo lugar para mim ficou:

    Na minha ex - escola, todas as professora pediram demissão, e a dona da franquia pediu o descredenciamento da marca... e hoje é uma escola própria desvinculada da antiga marca que elas tinha tanto orgulho de ostentar.

    Não sei o que aconteceu de fato, mas com certeza foi BAFÃO. !

    É isso beijocas

    ResponderExcluir
  4. Verinha! Mulher! Eu não fazia idéia que meu nomezinho tava aqui! rs. Jamais podia imaginar que ia aparecer na sua lista, caracas.. rs. Uma aluna queridíssima que me avisou e eu vim ver de queixo caído! Muito obrigada!!!!!
    Ah, e o negócio da Carla.. Sei lá.. Chato pra caraca, ne?
    Bom, me despeço ainda sem saber o que falar... Obrigada de novo!
    Um beijo,
    Nat.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...