31 dezembro 2010

5

Retrospectiva 2010: Bailarinas(os) Brilhantes, Workshops Fascinantes?


Se fôssemos nos basear nas previsões econômicas de dezembro de 2009 para o dólar, certamente NINGUÉM negociaria um único workshop internacional em 2010.  Diziam que o dólar iria se fortalecer em 2010, que talvez até voltasse à cotação de R$ 4,00 (alô Fernando Henrique  - beijo NÃO liga para o planalto nunca mais). Mas o dólar foi um bom menino em 2010,  ficou bem quietinho no canto dele e não atrapalhou o plano dos empresários de dança do ventre em trazer as estrelas internacionais ao Brasil.

Foi um ano muito fértil nessa área. Tivemos Raqia Hassan, Jillina, Saida, Yoursy Sharif, Tito Seif, Gamal Seif, Sharon Kihara, Bellydance Superstars e outros tantos Brasil afora que nem fiquei sabendo. Por um lado, acho ótimo quando se tem a oportunidade de ver uma aula diferente de profissionais que desenvolvem sua carreira na dança de uma forma muito diversa da nossa.

Por outro lado, acho que os workshops não têm o objetivo de "formar" bailarinas e sim "informar" sobre passos e sequências utilizados por esses profissionais, e nem sempre o tempo e a quantidade de pessoas em sala de aula são parceiros nessa empreitada. Não raro, o workshop é, basicamente, apenas o desenvolvimento de uma coreografia que contém alguns passos diferentes do que estamos acostumadas, isso quando traz realmente algo de diferente.

Mas isso é negativo Verinha?

Claro que não.

Mas vejo um "vento de mudança" muito ruim acontecendo com algumas alunas e bailarinas acontecendo no Brasil. Vamos por partes.

1. A aluna - É muito bacana olhar seu orkut e vê-lo recheado de fotos suas com as estrelas internacionais da dança. Mostrar ao mundo que o seu rico dinheirinho foi gasto em algo que realmente você gosta. Acho válido. Mas tenho visto e ouvido alunas, que não frequentam aulas regulares - guardam tudo o que têm para fazer os workshops internacionais,e no resto do ano vão se virando com os DVDs ou Youtube da vida. Quantas e quantas vezes não surgiu essa conversa "Ah, por que você não faz aulas com a Lulu, ou a Kahina, ou a Jade?" e a resposta - "Realmente, eu queria muito, mas tô economizando para participar da noite da Conquista e fazer os 4 dias de FIEL - daí ja sabe né, as inscrições, figurino,cabelo,makeup and all...".
SERIOUSLY? ???????????????????????????????????????????????
E vai ser aprovada na Noite da Conquista como, sem preparação?
É sério que tem gente que prefere perder aulas regulares com Lulu, Kahina, Jade e outras estrelas para ter 1 aulinha com a Raqia Hassan? É, existe habibas. E o negócio é seríssimo.

2. A bailarina - Outro dia fiquei pensando: quantas bailarinas são aprovadas na banca Khan el Khalili todo ano? Umas 20? Mas porque há bons 6 anos as bailarinas top são sempre as mesmas? Lulu, Kahina, Jade, Munira, Nur, Hayat, Shalimar, Michelli Nahid, Carlla Sillveira  e outras Brasil afora que não conheço, mas tenho certeza de que não deve ter mudado muito. Por que? Porque o chamado "topo" exerce um certo tipo de "Feitiço das Organizações" nas bailarinas que admitem pra si mesmas que não precisam mais de aulas regulares - agora elas tem é que DAR aulas regulares, e sua reciclagem fica condicionada única e exclusivamente aos workshops internacionais. Se você possui o DOM da dança do ventre como essas senhoras citadas acima, e eu ainda incluiria minha prô Aninha, Priscila Samra, Suellem, Luna, Isis, Carla ... entre outras, tudo bem. Deus já te deu o que precisa.
Mas não é o que acontece AT ALL -  a dança vai sentindo os efeitos da falta de correção, e, não raro, essas moças saem do cenário principal da dança porque se deixaram seduzir por seus próprios egos.

A dança sai perdendo? Não! Novos talentos estão aí a cada ano, quem perde são essas pessoas mesmo.

Muda a cabeça guria!! Pega seu dinheirinho e invista em aulas regulares!!!

Tcherto?

Bom, não haverá post de ano novo que tá em cima!!!

Mas quero desejar a todas as gurias um ano novo INCRÍVEL, que você inicie 2011 cheia de energias e muita disposição (alow professoras: O Clone vai começar, PREPARAI-VOS!!!), mas, principalmente, com muito amor no coração, para semear o melhor sentimento no coração das pessoas.

"Love is all we need!!!"

Muito amor, paz, saúde e sucesso pra todas nós.

Feliz 2011!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Concordo com vc querida... as mulheres por aí estão achando que os workshops internacionais suprem a necessidade de aulas regulares.

    Concordo que é muito mais válido ter aulas regulares com as pessoas que citou acima do que ir pra sala de aula uma vez ao ano, com profissionais que possuem renome, mas muitas vezes, na minha opinião, tem qualidade técnica duvidosa.

    É sério, acho que algumas das Bellydance Superstars não possuem a qualidade técnica de uma Kahina por exemplo, uma das nossas divas da terra Brasilis.

    Muitos beijos

    Um ano novo cheio de saúde, paz, dinheiro, dança e muitos posts maravilhosos que só vc sabe criar!

    Beijus minha inspiração Verinha!

    Amo vc e seu blog

    ResponderExcluir
  2. Querida Verinha!
    Os posts de retrospectiva foram ótimos!
    Que 2011 seja um ano cheio de luz, paz, amor...e muita dança em nossas vidas!
    Beijos dos pampas!
    Lucy

    ResponderExcluir
  3. Oi
    então, eu não tenho frequentado aulas regulares com ninguém em especial porque ainda não ganho com a dança o suficiente para esse investimento regular. Mas eventualmente faço aulas particulares e workshops que realmente valham a pena. Já quis participar do FIEL, mas nunca fui achando que o esquema de 800 alunas seria furada, mas tanta gente elogia... fico sem saber.

    Enfim, sobre as top bellydancers, vc esqueceu de dizer que elas são top hoje porque antes de serem top, elas caminharam um tempo além de não haver tanta "concorrência"; afinal de fenômeno só conheço o Ronaldinho.

    Blogaremos mais em 2011!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, Vera. De fato, fico com o queixo no chão quando vejo meninas gastando os tubos com figurino mas "miguelando" em cursos regulares. Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  5. cool! ballerina is very beautiful! I am glad that I was able to be present there

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...