05 novembro 2010

11

De qual Soraia você gosta mais?


Iniciei ontem minha leitura do livro do Jorge "Direção e Preparação Artística". O prefácio foi escrito por Soraia Zaied. Confesso que fiquei com um pé um pouco atrás sobre o que seria o prefácio, pelas vídeo aulas da Soraia me parece que ela tem uma certa dificuldade em se expressar, mas eu ADOREI o que ela escreveu. Leve, humilde e extremamente despretensiosa, com o objetivo único de levar orientação a quem precisa. Soraia foi realmente muito bem em sua "aventura literária".

Uma das pouquíssimas unanimidades em Dança do Ventre é o nome Soraia Zaied! Estou ainda para conhecer uma bailarina que a conheça que não queira ardentemente seu tremido, sua presença cênica, sua desenvoltura e seu encanto. 

O talento de Soraia é tão grande que ela foi "vencer" na profissão no berço da dança oriental: o Egito. Lá, sob a batuta de Raqia Hassan, ela deixou de ser "só" a Soraia from Brazil, para se tornar Soraya, "From Sao Paulo to the world".

Pudemos observar nos últimos anos uma mudança enorme não só no trabalho, como também na aparência de Soraia. Há quem diga que prefere a Soraia "pré Egito", há quem goste da estrela atual da dança.

2000 - Vídeo Aula "Ritmos" - Lulu Sabongi



Verde com brilhinhos é TUDO.  ADORO esses figurinos da Tia Cecy!
Em minha opinião essa é a Soraia mais bonita de todas que verão aqui hoje, muito sedutora e extremamente ciente do poder de seu quadril.

2002 - 20 Anos da Khan el Khalili - Clube Sírio



Após o primeiro ano no Egito, a galera estava morrendo de saudades da Sô. Ela já havia mudado a cor dos cabelos e emagrecido um pouco. Neste vídeo ela está MUITO parecida com a Azza Sharif no início da carreira.  A dança baladi e a galabeya "Fifi Abdo feelings" levanta a galera. O tremido ganha ainda mais poder, na minha opinião, o crédito é da técnica refinada pela Raqia de tremido com as pernas estiradas.

2004 - Show no The Red - São Paulo



Esta foi a primeira vez que vi a Soraia ao vivo. Imaginem vocês, para uma iniciante na dança, que tem uma puta dificuldade com tremido e deslocamentos, assistir a essa mulher ao vivo que parece ter o quadril preso ao corpo apenas por um imã? Assombroso.
Aqui, Soraia está ainda mais magra, cabelos bem mais alisados e a primeira mudança significativa "visualmente falando" - as próteses de silicone.

Me encantou a forma como a Soraia dança o solo de derback, não só pela sua habilidade com o quadril, mas também pelas pequenas fusões: nesta dança vemos pequenos movimentos de axé que se não tivessem sido executados pela "Almighty" Soraia seriam considerados uma verdadeira heresia para a época. O solo de percussão nunca é chato com a Soraia.

2006 - Ahlam wa Salam - Noite de Gala



Soraia poderia dizer:
"Brazil is my country, but the stage of the Ahlam wa Salam is my hometown".

Se você não soubesse que Soraia é 100% Made in Brazil, vc diria que ela não é egípcia?
Observo agora já algumas mudanças no rosto de Soraia. Na dança, ela já não lembra mais a moça de vestido verde brillhante e franja de aljofre. É uma das maxi estrelas do festival de dança do ventre mais famoso do mundo, e faz juz ao seu status com um vestido belíssimo.

Pessoalmente não gosto muito desta parte do show, em que a música lenta é quase que toda executada com tremido, poucos deslocamentos e muito de interpretação. Quem sabe se eu falasse árabe fluentemente isso mudasse meus conceitos, ehehhe...

2008 - O famoso solo de percussão que deu o que falar...



Quando o artista não tem nada mais a provar para ninguém, ele adquire a liberdade de fazer tudo o que tem vontade em seu ramo de atuação. Soraia não teve dúvidas, foi lá e fez. Muita gente gostou, muita gente odiou, mas quem tem "coraaaaji" de questionar a Soraia? Mesmo não gostando da dança, é um dos solos de percussão mais potentes da atualidade.

Fisicamente, já nem de longe me lembra a moça do primeiro vídeo. Os lábios foram preenchidos com colágeno, e o cabelo ganhou luzes.

2010 - Garota do Fantástico



Topo da carreira pra mim é horário nobre, programa Líder de Audiência. Tipo Fantástico. Se Soraia já fez? Ôooooo!! Este ano ela nos deixou orgulhosas ao mostrar seu poder no horário nobre da Globo. Atualmente, em DV ela pode tudo, até subir no palco do Egito com roupa de passista de escola de samba.

Mas cada vídeo mostrado aqui, mostra uma Soraia diferente, melhor, mais consciente das limitações do seu corpo de sua importância no cenário de dança do ventre.

E você? De qual Soraia você gosta mais?

Beijo!!!

11 comentários:

  1. Oi!!! Eu estava pensando em comprar o livro "Direção e Preparação Artística", o que você está achando dele? Compensa?

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Suelen!!!

    Obrigada pelo carinho no outro post viu?

    Então, eu comecei ontem. Não sou do tipo que devora rapidinho qualquer livro (exceto os da Marion Zimmer Bradley - amo as histórias de Avalon), e este livro em especial estou lendo de forma bem crítica para passar depois uma avaliação imparcial pra vcs aqui no blog.

    Por enquanto, na apresentação não há nada que você "já não saiba demais" (RAUL FOREVER!!!) Assim que eu terminar vou fazer um mega post aqui no blog, pode esperar.

    Bjosssss....

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto da primeira, a "pré-egípcia", rsrsrs... Além de pessoalmente gostar mais desse estilo, também acho que é a época em que ela estava mais bonita, mais cheinha, rostinho redondo e com aquele cabelão preto maravilhoso!

    Bjus e obrigada pelo email!

    ResponderExcluir
  4. AAAAAhhhhh, amo Soraia Zaied e todas as suas magníficas e camaleônicas manifestações. A que mais me tocou foi a temporada que é mostrada no vídeo em que ela está de galabeya branca - se não me engano 2003. Ela veio com um spice e um tesão na dança que revolucionou geral. Foi uma delícia.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você vai fazer um post do livro, quero comprar, mas não gosto de comprar coisas "no escuro". Também adoro As Brumas de Avalon...hehehehe.... De nada pelo carinho =), realmente gosto muito do seu blog e sempre falo dele pras meninas que fazem aula comigo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Francamente? Às vezes fico até triste de vê-la rsrsrs! Dá a impressão de que, nem treinando 8 horas por dia, every single day, nunca chegaremos a um milésimo do que ela faz com esse quadril encapetado!
    Gosto de todas as fases, mas fiquei especialmente grata de vê-la no baladi (fonte de estudos urgente p/ uma improvisation que terei de fazer daqui alguns dias *meda!*), e com aquele vestido de gala cor-de-rosa. Diva total!!!!

    =**********************

    ResponderExcluir
  7. Adoro ela! Mas quem não adora! Quem ama dança não tem como não apreciar a dança dessa linda! Também gosto do visual "antigo", do pré egito,acho que transparecia mais sensualidade, mais mulherão...e aquele cabelão que ela tinha? Eu babava e babo até hoje quando assisto aos dvds de aulas dela. Mas o que realmente importa é a competência e o profissionalismo, mas se fosse eu não cortaria aquele cabelão lindo, que dá todo um charme a mais na dança. Mas....continuo sendo fã e achando ela super linda e um ícone na dança, exemplo de profissionalismo. Diva!

    Adorei o post!
    Gde bjo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Que TUDO...
    Tem maquiagem da MAC lá no meu blog pra vender a preço de banana flor ^^
    Xerinhoo
    www.lojazart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amar! gosto do seu blog. e também prefiro a Soraia "pré-egito". Tem esse vídeo que é mais old, do primeiro vídeo didático da Lulu: http://www.youtube.com/watch?v=G3FO0GZUQBU

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Verinha, eu adoro TODAS as Soraias!
    Me apaixonei por ela na festa de 15 anos da Khan el Khalili, pensei "ela dança se divertindo, quero isso para mim".
    Sou completamente fã!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...