25 outubro 2010

10

Love her or Leave her... Didem

Olá habibas...

Vocês devem se lembrar desse post aqui, onde eu falei da Rania Bossonis, que é muita beleza, muito marketing e muita produção, mas pouca (eu diria pouquíssima) dança.

Hoje eu vou falar de um caso "meio" parecido. A bailarina turca Didem.

Didem é uma daquelas bailarinas que parecem ter saído diretamente do "Elite Top Model of the World". Linda de viver, magriiiiiinha, cabelão de dar inveja. De mãe grega e pai iugoslavo, parece ter herdado somente a parte nobre da mistura dos biotipos. É ainda muito novinha: 24 aninhos só!


Ficou conhecida por suas aparições no programa da TV Libanesa "Ibo show", onde sempre deixa o apresentador Ibrahim Tatlises bestificado com sua beleza e alguma dança.

Então... mas, e a dança?

Pois é, neste ponto ela não é como a Rania não, em que a gente tem vontade de gongar TUTO logo de cara. Seus acentos no lugar são super bonitinhos, e, embora o repertório, pareça meio limitado (no solo de percussão), o pouco que faz ela faz bem feito. Sua leitura percussiva é bem precisa. Ela gira MUITO bem, e faz bonitos desenhos com os braços - quando resolve que sejam lentos, diga-se de passagem.

O problema só aparece quando a guria tem que se deslocar, porque daí fica evidente que o ritmo nela está BEM comprometido. Quando ela não se desloca somente andando, parece que tem algo "amarrando" a evolução. Outro ponto negativo, pra mim, é a ausência de ligação nas sequências: parece tudo muito separado e solto.

Mas há boas apresentações a serem estudadas, com soluções simples em determinadas sequências que certamente podem nos ajudar em músicas consideradas "cabeludas".

Vamos ao que interessa. Com vocês: Didem.



Coreografia descaradamente da Jillina - uma parte é do Folie Bergére, outra é do primeiro DVD das Bellydance Superstars.



Tirando a ondulação cobra-tribal-rachel brice inspired, achei a coreografia bem bonitinha, e gostei das evoluções com a saia. Aliás, adoro evoluções com a saia (alow Samia Gamal).



Tudo bem, no começo eu achei que ia baixar alguém ali, confesso. Mas a música acalmou e eu gostei do restante. Aliás, a orquestra nota 9853665236 para esta versão de Alf Leyla we Leyla.




Set el hosen - gosto dos giros "na batida da música". E é nessa música que ela dá soluções super simples em alguns momentos da música e fica muito bonito.

E então meninas? E vocês, o que acham da Didem?

Beijo grande

10 comentários:

  1. Pois é, taí uma moça q têm coisas q valem a pena sim serem estudadas, particularmente eu gosto muito dos acentos dela e dos giros !
    Engraçado, q assim q comecei a fazer aulas de DV, eu assistia a dança da Didem e a achava perfeita, rs !
    Agora, depois de 1 ano e pouco de aulas, já acho ela "boazinha", rs !
    Adorei o post Verinha !
    Bjks !

    ResponderExcluir
  2. Não curto seu estilo, mas uma coisa é fato, a mulher é linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Posso estar enganada, mas sempre que vejo uma dançarina mandando "mais ou menos bem" na dança do ventre, eu imagino que sem o salto alto talvez ela arrase.
    Não gosto de dança do ventre com salto alto, não acho que fique mais elegante, acha que a dança fica é mais presa e que não combina com o clima, a postura e os passos. Opinião pessoal claro, tem gente que gosta. Sei lá, queria ver a Didem dançando sem o saltão...

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!!

    Marcelly: eu sempre torci o nariz pra Didem, mas alguns vídeos merecem um destaque sim. Só não serve de "bailarina de cabeceira", aí não!

    Dahab:
    E não é mesmo menina? Um arraso.

    Laurinha:
    Muito precisa a sua opinião - principalmente nos deslocamentos. Quem sabe sem salto ela não parece tão amarrada!

    Beijos a todas e obrigada pelo carinho com o blog sempre!

    ResponderExcluir
  5. eu sempre lembro da juli-kk- qdo vejo esse corpinho de meudeus.
    Didem...desgosto mais do que gosto, porém é como vc disse, não dá pra ficar impassível. ela tem um controle sobre o quadril que merece estudo sim. o resto, marketing necessário para o mercado em que ela se insere.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo dança do ventre e quando vii ela dançando, falei pra mim mesma ela dança muitooo, que aprender tudo com ela

    ResponderExcluir
  7. eu danço o dabke a muito tempo,e acompanhado de dançarinas,e ao longo dos anos,eu critico(no bom sentido kkk) o estilo das dançarinas,coisa e tal,portanto,acho que a didem é uma boa dançarina,e oque mais me atrai nela é os giros e sua leitura percurssiva,''sicronizar'' cada movimento de seu corpo com a batida do derbak,zaff,zagat,doholla e outros instrumentos arabes,e isso é raro,porque as vezes a dança do ventre se vulgariza a movimentaçao de braços e o shimel,ou seja,movimentos vazios e sem êxtase,ou seja,dançar e deixar seu coraçao bater na batida do derbak! essa é minha opiniao

    ResponderExcluir
  8. amoooooooooooooooooo de paixão a Didem..moderna, linda e quem dera metade das brasileiras q se acham as rainhas do Egito e ficam batendo nessa tecla fizessem um solo de percussão desses.
    Bahabek ya Didem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corporal fantástica sem falar na criatividade das coreografias,sensacional, sempre me surpreende ao contrário das dançarinas daqui!Notei que não é de gosto das dançarinas brasileiras a Didem e aliás o estilo turco, mas isso acho que é cultural Didem é tida na turquia como a "The best".Estudo mais as dançarinas de fora e me identifiquei mais com o estilo turco como didem tanyeli, elçin...enfin não é uma maneira errada ou menos profissional , apenas um estilo diferente que aliás provindo de um país tipicamente arabe diferente do Brasil. Didem The turkshi belly dance!!!!

      Excluir
  9. Is you!How can I actually found you.A few years ago, I see you dance on youtube then be you deeply attracted.
    sorry my English bad,and i don't know Turkish.
    Every day i see your dance time after time.
    is so beauty.you are art.
    By the way ,i am from china ,I will continue to attention you

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...