01 setembro 2010

1

Cabaret Style



No DVD "Bellydance Divas", a narradora faz a dissertação sobre o estilo egípcio como tendo sido dividido em dois: "Egiptian Style" - a tradução literal de estilo egípcio, e "Cabaret Style", a tradução literal de estilo de Cabaré. Mas o que "raios" significa "Cabaret Style"?




Nós, brasileiras, não colocamos diferenças no estilo praticado. Se a dança é mais calma, introspectiva, de movimentos menores, no melhor estilo Lulu Sabongi, pela influência das literaturas disponibilizadas pela Khan el Khalili chamamos tudo de "estilo egípcio". As americanas separaram a dança que foi idelizada para ser "performática" e a chamaram de Cabaret Style.

Vamos à uma interpretação livre da definição:

Cabaret style é a dança do ventre no estilo egípcio, ou seja, movimentos menores e mais controlados, porém executada de uma forma mais sofisticada, com influencias e movimentos de outras danças tais como jazz e ballet clássico, com maior utilização de espaço cênico e predominância da meia ponta.


A Origem

O estilo "Cabaret" executado nos dias de hoje (o qual "vestiu" perfeitamente o modo de dançar da brasileira) foi idealizado pela bailarina e empresária Badia Masabni (1893-1974). Como todos sabem pelas vídeo-aulas da Lulu, Badia era proprietária de um Night Club chamado "Badia Masabni Opera Casino", e é considerada a "Godmother" da dança oriental, tendo descoberto talentos como Taheya Karioka, Samia Gamal e Nadia Gamal e a melhor de todas, Naima Akef. O objetivo de Badia Masabni enquanto "empreendedora" era atingir um público de mais alto nível e maior poder aquisitivo. Então ela iniciou o primeiro case de direção artística do nosso meio: começou a direcionar a dança das bailarinas de seu clube de forma a adquirir maior impacto cênico, inclusive com uma maior utilização do espaço cênico, e sofisticados trabalhos de pés herdeiros do ballet, tais como arabesques e contretemps (contratempos) além dos giros. Os braços também ganharam desenhos mais definidos, tudo influência da dança clássica, e passaram de coadjuvantes a protagonistas, parte essencial no processo criativo.

Há quem pense que o Cabaret Style incorpore também os movimentos de chão. Não, o estilo de Cabaré não incorpora movimentos de chão por conta das restrições legais, afinal, no Egito dança também tem que respeitar leis. Ademais, não fazia parte do repertório mais procurado pelo público.  Hoje "tá dominado", Soraia, Dina e Randa dançam por lá com figurinos cada vez menores e mais ousados.

                                                  ]
Cabaret Style "Antes" e "Depois" - será que era isso que Badia Masabni tinha em mente?


Também no Cabaret Style desenvolvido por Badia Masabni vemos a popularização da dança com sapatos de salto. (Alow Samia Gamal!)



Saida - Cabaret Style levado às últimas consequências!!


A roupa

O figurino Cabaré é o figurino da forma mais tradicional como o conhecemos hoje: 2 peças, bustiê ricamente bordado e cinturão com franja. Devido às restrições da lei egípcia, antigamente as bailarinas dançavam sempre com a famosa barrigueira, então não tardaram a surgir os vestidos específicos para dança

Sohair Zaki e seus famosos figurinos com barrigueira.


Quem dança?

Todas nós. Podemos dizer que a dança do ventre mais praticada no Brasil é o Cabaret Style, com essa influência indelével do ballet (que acaba sendo tãaaao grande que a gente tem que classificar a dança em "com ventre" e "sem ventre" - Alow Lory!!) e com as modernizações que nos permitiram fazer da dança um show muito envolvente e interessante. Tudo isso graças à Badia Masabni.

À ela nossa homenagem por ter imortalizado o estilo Cabaré, a dança da forma que a conhecemos hoje!

Beijos a todas!

Um comentário:

  1. O que são movimentos de chão? Os que são feitos NO chão? E q restrições legais proibiriam isso O_o? Pq? rs

    Eu gosto mais de vestidinhos...uma amiga disse que porque a gente dança mais cabaré o certo é usar 2 peças e saia...que vestidinho lembram a galabia..não sei...eu falei em vestidos trabalhados...enfim...não sei! Quero saber ! Estou usando seu blog e sua pesquisa pra tirar essas dúvidas rs

    (Ps: que roupa da Dina é aquela!! Deus...eu tento ver um vídeo dela, mas toda e qlqr foto foto me afasta dess destino)


    Abs!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...