27 agosto 2010

2

Bellydance New Divas - Camilla Martini


Meu primeiro contato com o trabalho de Camilla Martini foi na época em que ela dançava regularmente na antiga Cairo Casa de Chá.

O ano era 2006, eu estava na Mostra Cultural Arte e Magia segurando Isadora Halim em meu colo, e eis que entra o grupo da Cairo ao som de "Entrance of the Stars", no melhor estilo Bellydance Superstars.

Eu estava esperando uma mega produção, já que na feirinha as meninas diziam assim "Nossa, as melhores bailarinas são as da Cairo agora, a KK tá muito caída". Puxa vida, se a KK tinha Lulu, Kahina, Nur, Shahar, Juli e compania, e a Cairo tinha material humano melhor (segundo as meninas na feirinha), eu estava aguardando uma aparição digna da segunda vinda de Jesus Cristo. Ou algo parecido. Lógico que não foi bem assim.

Canetei, sempre! Váaaarios passos lembravam a coreografia "original" do DVD, que na época era o mais vendido no meio, e ficou uma sensação de cópia descarada mesmo. Mas não esqueci das tribalistas do grupo. E Camilla era a "chefe" delas... brincadeira, mas era a professora e principal bailarina.



Acredito que no "estilo" Rachel Brice de fazer tribal, Camilla Martini  foi uma pioneiras a desenvolver coreografias e a ensinar. Formou um monte de gente.  O tempo passou e hoje o tribal é uma alegre lembrança.

Melhor para a dança do ventre né?

O que mais me impressiona na dança de Camilla Martini são: a dissociação perfeita e a soltura do quadril. Acredito que a dissociação tão perfeita seja uma "herança" do tribal no estilo Rachel Brice, e ela soube assimilar muito bem, fora o fato de que seu biotipo é excelente para dança - parece que no corpo dela os movimentos "aparecem" mais. Seus braços ultra mega alongados se movem muito lentamente enquanto o quadril QUEBRA TUDO NEGA!

No vídeo abaixo, ela dança um baladi e utiliza o véu no taksim baladi de uma forma muito bonita e graciosa. Quando chega o solo de percussão mesmo com o quadril acelerado ela mantém a linha e a elegância. Belíssima:




No próximo vídeo, em uma apresentação das Noites do Harém, Camilla utiliza o véu apenas com movimentos simples, em velocidade média - lenta, e me deu até uma dor no coração de saudade da época em que o véu não participava de rallye no mundo bellydance. Observe como a finalização das frases é PERFEITA. Delicadeza, elegância, graça, ténica, simpatia e charme.




Mãssssss... eu disse pra Camilla quando nos encontramos no Mercado Persa!! Ela é um exemplo pra mim! Porque ela é a prova viva que para passar na pré seleção não é preciso roupa escalaphobética nem cabelo comprido - afinal cabelo a gente compra!!! (Me perdoa Cá: não podia deixar passar essa!!)




Fala sério: o tempo foi generosíssimo com essa mulher!!!

Hoje a Camilla é bailarina Noites no Harém, dá aulas na Casa de Chá, e desfruta do respeito e admiração que merece!

Que assim seja!

Beijos a todas e tenham um excelente final de semana!

2 comentários:

  1. Oi Verinha!!!

    Eu não conhecia a Camilla, e pra falar a verdade não gostei do primeiro vídeo. O mal de ser muito magra (eu sei bem disso) é que se não estiver tudo muito bem controlado, fica desengonçado, e foi isso que achei do primeiro vídeo - principalmente os braços.

    Mas no segundo vídeo ela mostra domínio dos braços, e ficou elegante.

    O terceiro vídeo não consegui assistir, ele trava nos 0:37 e não continua por nada!

    Eu adoro a Kahina, a Aysha, e outras bailarinas da casa de chá mais "bam, bam, bans", mas é legal conhecer outras que não são tão badaladas, sempre há boas surpresas.

    bjão

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK eu estava nesta coreografia na Mostra Cultural!! rs...
    A Camila (ou Babalu Barata! rs..) é das nossas!!
    Grandes e saudosos tempos de camarim da Cairo!!
    E o mais legal é que ela soube administrar a carreira dela e hj tá ai!!Sucesso!! Ahh sabe de quem vc poderia ver os videos e comentar, a Claudia rosinelli, que também dançava na Cairo conosco e hj tb é sucesso no emirados com Omar Naboulsi!! E a Monica Fernandes, bailarina que nos ensinou muito na Cairo!
    bjokas

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...