27 maio 2010

10

Alongamento e aquecimento: quanto tempo?


Essa é uma pergunta que há muito tempo me deixa encafifada: quanto tempo deve durar o alongamento e aquecimento em uma aula de dança do ventre?

O alongamento é importantíssimo e indispensável porque:

1. Reduz as tensões musculares - e isso traz muitos benefícios para a coordenação (e sem ela "no dança habiba"!)
2. Previne distensões musculares,
3. Desenvolve a flexibilidade das articulações,
4. Previne doenças relacionadas aos movimentos repetitivos, como tendinite, bursite, epicondilite, etc..
5. Melhora a postura,



Enfim, os benefícios do alongamento são inúmeros e todos eles importantes para a dança. Se você entrou em uma aula de dança do ventre, e a professora "sai dançando" desde o primeiro minuto de aula, sem se alongar ou aquecer, "nem desconfie"! Saia rapidinho, porque se ela quer se machucar dançando sem alongar e aquecer, tudo bem, mas machucar você é sacanagem!



Mas, e quando o alongamento/aquecimento demora demais?

Estou visitando escolas para voltar às salas de aula (dia 01/06 vou estar na audição para a companhia de dança coordenada pela Jamila, se você é de Sampa, agende também!!). Essa semana visitei uma escola, e como meu marido estava junto prometi pra ele que iria ficar no máximo uma hora, olhar umas 2 sequências e as outras alunas e ir embora.

A aula começou pontualmente no horário marcado. Eitcha, ponto positivo, ODEIO escolas que toleram atrasos, porque via de regra, aula que começa atrasada não é postergada. Whatever...

Começou o alongamento. Já estava na cara que a professora é praticante de yoga, e trouxe vários movimentos para a sala de aula. Fiquei animada, já pensando no quanto mais flexível eu iria ficar se fizesse aula com a professora...

E o tempo foi passando... olhei no relógio: 25 minutos de aquecimento e as alunas ainda estavam sentadas... 35 minutos: as alunas estavam de joelhos... eu não poderia deixar de achar estranho galera, na cartilha que eu aprendi dizia "no máximo" 30 minutos de alongamento. Pra encurtar: o alongamento muscular demorou extraordinários 45 minutos. Daí pensei: não tem problema, verei uma sequência, pelo menos.

Ledo engano, começou o aquecimento dos quadris: bate pra lá, bate pra cá, shimmie, alterna joelhos... mais 15 minutos.

Totalizando uma hora de alongamento e aquecimento. Mas a aula é de uma hora e meia. Não posso deixar de achar ruim que o treino de dança dure "apenas" uma hora. Ainda mais com o número de alunas que havia na sala: umas 12 pelo menos. E as correções individuais? Como é possível, em uma aula de avançado, limpar sequências e dar orientações individuais com meia hora de aula?

E vcs, o que acham?

Beijim

10 comentários:

  1. Vc já reparou que não há grande alongamento em aula de ballet antes da aula? A primeira sequencia é um aquecimento basico para pés, pernas e braços, e depois vc já começa a aula na barra, com pliés, tendus e assim por diante. O aquecimento e alongamento vc adquire no próprio exercício. Começa mais leve para o corpo despertar e depois vai intensificando, conforme os músculos se aquecem, se relaxam e ficam preparados para realizar o movimento.

    Segundo o que se ensina atualmente nas faculdades de educação física, não há necessidade de alongamento pré-aula e sim pós-aula. Pré-aula, um aquecimento leve para o corpo acordar (até pq, se vc planeja a aula direito, monta sequencias que proporcionam um aquecimento gradativo do corpo durante a própria atividade).

    O alongamento serve para relaxar a musculatura que se tensiona durante o exercício. E se vc gosta de alongar inicialmente, ok. Mas isso não invalida a necessidade do alongamento pós-aula. Esse sim é o mais importante, pois traz o corpo para uma posição de relaxamento, evita que um musculo tensionado desenvolva uma contratura muscular por esforço que não foi compensado posteriormente.

    Eu acho válido um aquecimento básico inicial e um alongamento de acordo com o que será dado na aula (no jazz, por exemplo, se vou trabalhar pernas altas, preciso da virilha das alunas relaxadas, e portanto concentro o alongamento especificamente naquela região).

    Alongamento MESMO é algo que requer muito mais tempo e deveria ser explorado em aula à parte. Sim, pq ninguem vai conseguir alongamento master em meia hora, uma vez por semana, nem em sonho - para ter alongamento razoável seriam necessarios esses 30 minutos DIÁRIOS, no mínimo.

    É obrigação de quem quer ser bailarino (de qualquer modalidade) buscar um trabalho de alongamento fora da sala de aula de dança. Aula de dança a gente tem que aprender a dançar. Alongamento é necessário, sim, mas não deve servir como uma forma de enganar o aluno, que acaba levando 5 anos pra aprender o que poderia ser aprendido em 2, pq a maior parte do tempo o professor ficou alongando, comendo um tempo de aula que deveria ser explorado com técnica.

    ResponderExcluir
  2. Shá, vc expressou exatamente o meu sentimento: o tempo que demora pra alguém aprender alguma coisa, tendo que esperar 1 hora alongando!

    ResponderExcluir
  3. Quarenta e cinco minutos de alongamento?... Quando eu fazia aulas a professora fazia uma boa sessão inicial de uns quatro ou cinco minutos e era muito bom... Em todos os DVD's didáticos que já vi também não passa disso. Desde DVD's da Claudia Cenci até das americanas...

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Não sou professora, mas uma coisa é certa: o que eu sempre reparei, desde a época do ballet até agora na dança do ventre, é que o melhor é você mesma se aquecer e alongar antes da aula. No caso, eu discordo um pouquinho do que os educadores físicos andam falando sobre ser desnecessário alongamento antes. Simplesmente porque alguns passos que a gente executa em aula, por exemplo, exigem certa elasticidade muscular que, se fizermos sem um prévio alongamento, corremos risco de sofrer estiramentos. Acredito que pode até ser bom alongar depois também, mas eu não dispenso uma boa esticada nos ísquiotibiais (p/ fazer o redondo grande por exemplo) e em toda a musculatura abdominal, dorsal e nos quadríceps antes de fazer um cambré durante a aula. Esses só são p/ citar exemplos. No ballet o alongamento era mais beeeem mais brabo.
    Mas nem por isso duravam mais que de seis a oito minutos. Sendo assim, se uma pessoa sente necessidade de aquecer e alongar mais, é como eu faço, principalmente no frio: dou uma breve exercitada antes de entrar na sala de aula.

    =*************

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que depende do acordo feito entre professoras e alunas. Já estive numa turma que queria um alongamento mais caprichado e, como era consenso, a professora esticava os alongamentos uma vez por semana. Mas, de maneira geral, um bom alongamento se faz em 15 minutos antes da aula e 5 minutos depois.

    ResponderExcluir
  6. Shaide explicou bem a questão do alongamento. Alongamento é algo para 1 aula. Bailarino se aquece antes de dançar. O profissional que ensina dança, ao meu ver, tem obrigação de saber disso. Desculpa Lory, mas isso não é acordo entre aluna e professora, é algo que compete ao profissional saber e repassar.

    ResponderExcluir
  7. Lindona eu que trabalho em uma academia nao poderia de dar alongamento e relaxamento. Independente do estabelcimento acho interessante alongar sim! Claro que dou um aquecimento de 15 min já incuindo alguns passos de dançar para já assimilarem!!
    rs.. bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu também não acho que deva ser retirado o alongamento antes da aula - mesmo que a opinião dos educadores físicos seja esta atualmente. Mas também não acho que valha a pena perder tanto tempo de aula como a Vera exemplificou. 5 ou 15 minutos, ok, cada professor escolhe o que acha mais adequado ao que vai trabalhar no dia. Tem dias que eu capricho no alongamento inicial pq vai ser necessario, como expliquei no meu post anterior. Tem dias que posso fazer um alongamento mais suave, pois a aula requer menos elasticidade.

    Enfim... o que acho disparadao é vc pagar para fazer aula de dança e gastar um tempo enorme se alongando. Quem quer fazer alongamneto, vai buscar uma aula de alongamneto.

    Uma vez fui fazer uma aula de dança indiana, com 2 horas de duração. Fiquei empolgaderrima, mas uma hora da aula era yoga e massagem nos pés e pernas. Toda santa aula. Desisti. Meu intuito era aprender dança, yoga eu já fazia em outro lugar. Pq ia pagar caro à beça por uma aula que eu nem queria fazer (no caso, a yoga)?
    Claro, cada aluno tem o direito de escolher o professor que quer, e gostar ou não do método. Mas, como já disse antes, vc aprenderá em 5 anos o que poderia ser visto em 2, pois a aula de dança mesmo acaba sendo deixada em segundo plano.

    ResponderExcluir
  9. Just came across your blog!

    It is lovely!

    colormenana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tudo depende do ponto de vista. Pra quem quer os famosos benefícios da dv e detesta malhar, além de não ter pretensões profissionais, pra quê pressa? 5 anos tá ótimo pra mim. Por que não a vida inteira? Afinal, a vida moderna já é tão acelerada e angustiante... Eu não quero pressão alguma. Alongamento, quero muuuuiiittooo! Até já procurei aula específica, mas não consigo. Minha primeira academia oferecia aulas grátis de alongamento 2x/semana pra todos os alunos. Eu não perdia uma. Fiz um acordo com a prof e fazia dança do ventre 3x/semana. Então, eu me "exercitava 5 vezes por semana". Foi maravilhoso, eu senti de fato todos os benefícios que eu busquava: equilíbrio, tônus muscular, emagrecimento, correção postural, bom humor inabalável, sumiu a TPM, sumiram as cólicas menstruais etc.,etc. Quando mudei de academia e as aulas de dança se limitaram a 1x/semana sem alongamento nenhum eu senti os drásticos efeitos. Eu sou a prova de que para quem nunca dançou antes o alongamento é indispensável. Pra quem dança desde criancinha talvez não, mas as turmas são heterogêneas. Talvez montar turmas homogêneas seja o caminho. Que tal?

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...