17 maio 2010

6

Administração financeira para bailarinas: antecipe-se à crise!

Olá gurias!!

Saudades sem fim de todas... espero até o final da semana resolver meu problemim de internet.

Quem é antenadíssima em televisão, internet e afins, pode conferir nas manchetes que estamos à beira de uma séria crise mundial causada pela obscuridão que se tornou o nível de endividamento europeu e a emissão de debêntures em nível global.

O que isso tem a ver com nosso mundim maravilhoso e colorido?
T-U-D-O!!!

Claro que se os bancos centrais mundo afora se moverem com a velocidade dos quadris da Soraia Zaied (aliás, baphônica entrevista no Fantástico que vai render um post especial sobre "desserviço de cirurgias plásticas" futuramente aqui no blog), os efeitos da crise talvez nem venham a ser sentidos, mas é de  conhecimento geral que as coisas não funcionam tão facilmente assim.

Em tempos de crise, qual é o primeiro gasto cortado do orçamento doméstico? O supérfluo baby! E por mais que você não queira admitir, nossa dança, o mercado, roupas, bijoux, maquiagem e tudo o que se constrói em volta desse meio não é de primeira necessidade para a família brasileira (muito embora, aqui em casa se deixa de comer pra que eu compre uma roupitcha, eheheh.. brincadeirinha).

Assim sendo habibas, o recado pra quem sobrevive de dança é: cautela máxima e absoluta. Se você tem seu orçamento já comprometido com juros de descontos de cheque, experimente uma dieta mais frugal e tente com todas as suas forças sair deste hábito. Descontar cheques deve ser uma eventualidade, quando se torna renda fixa vira um problema sério. Já existe um viés de alta nos juros das operações, e vão aumentar também as tarifas de borderôs, uma vez que a ordem é "desestimular" a utilização de cheque na economia.

O mesmo conselho para os gastos: pra quem depende das mensalidades, faça um orçamento considerando 70% do faturamento mensal, e verifique a viabilidade de guardar os outros 30%. Em primeiro lugar porque poupança não faz mal a ninguém, e em segundo lugar, porque talvez haja uma redução MESMO no número de alunas matriculadas que vão preferir privilegiar outros setores do orçamento doméstico.

Observe a crise só de longe, não deixe-a tocar em você hein!!!


Gente, eu ADORO falar de economia e mercados, é minha primeira profissão e meu amor eterno. De verdade. Se você quiser trocar idéias, e outras informações sobre o assunto, é só me mandar um e-mail: neguinhamoreira@gmx.net

Besitos e boa semana!!!

6 comentários:

  1. Nega tbem to para escrever sobre a "Crise na Grecia for Dummies" lá no blog rs...
    Mas essa vc me pegou... oque é "tarifas de borderôs" Só conheço bordeaux a cor e e paero!! rs...

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai ....

    é bom alertar a galera mesmo. Parece que está na cartilha das bailarinas desconsiderar os fatores externos, principalmente quando o assunto é economia e dinheiro.

    Posts como este são de grande utilidade pública.

    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Se pararmos para analisar o Brasil já vem sido afetado pela crise desde o ano passado, enfim... enfim, desde ano passado estamos nessa história, não tão afetados quanto foi o EUA, porém devemos economizar aos extremos, nada de compras a longo prazo... agora a Europa em crise tb, isso fica mais preocupante.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Dri, o Brasil sempre está sentindo a crise, nem que seja como uma coceirinha leve. Escrevi o post porque tem muitas de nossas colegas que acham que a crise não tem muito a ver com nosso mundim de roupas coloridas, muita maquiagem e arte. Ela pode influenciar sim, na sua capacidade de compra, no número de alunas que frequentam sua academia...

    Beijimru

    ResponderExcluir
  5. Oi Verinha! Além disso que vc nos alertou, ainda tá chegando o período crítico..... toc toc toc... quem bate? é o frio.... o "espanta aluna" de qualquer academia!!!! Afeeeeeeee todo cuidado é pouco mesmo!!!!!
    beijoooooooooooooo

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...