22 abril 2010

6

Super Noites no Harém IV

 Fonte: www.khanelkhalili.com.br

Olá meninas!

O final de semana de 09 a 11/04/2010 em Sampa foi realmente agitado. Um dos motivos é o Mercado Persa, e o outro motivo, sem dúvida nenhuma, é o ambicioso espetáculo "Super Noites do Harém", produzido e dirigido pelo Sr. Jorge Sabongi, o segundo evento sem a "batuta" de Lulu Sabongi.

Na parte de direção artística de eventos, Lulu é uma conhecida "dama de ferro", extremamente exigente com figurinos e com a qualidade coreográfica, e como o Jorge conviveu por muitos anos com esse padrão, é óbvio que ele tem mantido os eventos nessa linha.

Falando do evento em si (que não fui, e não pude ainda comprar os DVDs porque meu e-mail é elegantemente bloqueado na lista da casa de chá, mas assisti o máximo possível pelo youtube), senti falta da Jade, e, com certeza, senti falta de um solo da Kahina. Mas a Kahina foi a grande estrela da noite, fato que não é surpresa: Kahina vem crescendo cada vez mais em carisma e qualidade técnica, e não vai demorar muito para que ela seja declarada a maior estrela da dança no Brasil.

Essa peça de "bellytango" com o Tárik (lindo, tesão, bonito e gostosão - e que meu marido não fique sabendo) é um belíssimo exemplo do tamanho talento desses dois artistas:



Outra coisa que está virando tradição nas Super Noites do Harém, é uma coreografia de folclore "moderno or not" de Nagla Yacoub. É preciso exaltar o talento de Nagla Yacoub como coreógrafa. Na minha opinião, seu trabalho é diferenciado porque ela sabe ressaltar o mais tradicional - o ritmo, as marcações, mas ao mesmo tempo, ela quer trazer uma proposta moderna porque, como ela mesma diz, o tipo de dança e a leitura rítmica podem ser limitados, mas com criatividade, uma peça tradicional pode virar uma belíssima peça moderna.




Outro destaque pra mim dentre os vídeos que assisti foi o solo da Aziza. Este solo tem VIDA everyone! A dança da Aziza, no geral, é sempre delicadinha e pequenininha, mas nesse solo ela coloca uma energia bonita de se ver. O figurino também é um luxo. Minha única reserva: Aziza sempre foi uma coisa linda, boneca mesmo e perfeita. Desde que ela veio morar em Sampa eu consigo ver suas costelas claramente. Com o tanto de "House" e "Bones" que já assisti na minha vida, sou capaz até de numerá-las. Isso, claro, não influencia na dança dela, mas: AZIZA, COME UM CHOCOLATE, FOR CHRIST SAKES!




Com certeza não poderia faltar uma coreografia moderna com aquela musiquinha "do mais alto escalão da piriguetagem árabe" (alow Lory!!!). Esse ano teve direito até ao figurino "com um jeitão Dina de ser", e sandalinhas (ou enfeites de perna, não entendi direito) no estilo gladiadora - olha a Sasha já fazendo moda! A coreografia é leve, claro, mas a qualidade técnica é altíssima.  E, claro, não poderia faltar a Juli participando, aliás, ela esteve em todas as coreos "modernas-piriguete" das Super Noites do Harém.




E porque sou tiete mesmo, a coreografia com véus das ultra-fofis: Fê Baccaro (pago um paaaaaaaaaaau), e Ana Claudia. Adorei a música e a dinâmica da coreografia, as ondinhas, a volta com o véu no final, enfim. Muito lindo.



Pra finalizar um "Saiidi", ou melhor SAIIDÃO, coreografado pela Munina Magharib, que na minha opinião é a maior autoridade em Saiidi no Brasil, pesado e lindo de se assistir. Palco cheio, do jeito que eu gosto.




Só pra constar: a noite foi da Ana Cláudia que dançou 459945235684 coreografias das Super Noites né? Carái! Alô seu Sabongi: PÕE A ANA CLAUDIA PRA FAZER UM SOLO NA PRÓXIMA, PÔ!!!!

Eu queria também ter visto a coreografia de dança havaiana, mas não achei em lugar nenhum. Quem tiver, pode me mandar, please?

E vcs, o que acharam?

Beijim

6 comentários:

  1. Ô Vera, que legal vc ter colocado os vídeos. Pra gente, que está longe, é uma benção! (como diriam minhas amigas evangélicas!)

    Bem, eu super fã da Kahina também, e já tem uns 2 anos que eu falo que o futuro da DV nesse país é ela. Gosto do Tarik também, do carisma que tem, mas as vezes acho que ele se preocupada demais com a técnica, com a forma, esse vídeo mostra um pouco disso. Gosto de algumas fusões de tango e DV, essa foi legal, mas ainda prefiro uma que a Elis preparou há uns 2 anos atrás e dançava em trio com outras 2 da KK.

    Ah, amei a coreografia da Najla! Forte, com propósito, criativa! Ya Ma'aleema!

    Sobre a Aziza... Bem, tampe o ouviso: Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!! Meninas, num é que vou prestar mais atenção nessa moça? É uma apresentação que deve ir p/ as fontes de estudo de quem quer renovar a leitura musical, bom mesmo, cara. Tõ passada.

    Gostei dos véus, ficou muito bonito, sou plenamente favorável ao usa uniforme da cor no palco, é muito melhor de ver. Os elementos do ballet moderno ficaram muito bons dentro da coreografia e se encaixaram bem na música. Faço uma ressalva apenas para a parte em que todas ficam de costas: faltou mais sincronia.(Acredito que elas tb perceberam isso.). Mas isso não desabona todo o trabalho, o efeito da gama de azuis ficou gostoso de ver e a coreografia toda, de modo geral, é bem criativa.

    A coreografia da Juli, com a musiquinha indefectível da Waifa, é bem... piriguete, né? Sorry, mas nenhuma coreografia é capaz de competir com figurino de mau gosto, sandália gladiadora e plumas de cabaret francês tudo junto na mesma panela, ops, dança. Ai, menos.

    Achei que, de uma modo geral, a galera vem fazendo melhor a cada ano. Isso é bom, serve de exemplo p/ o restante.

    bjk, Vi.

    ResponderExcluir
  2. releve meu errinhos de digitação, foi tudo na pressa...

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!

    Eu acho que o maior legado das Super Noites do Harém IV é o solo da Aziza. Bacana ver quando uma bailarina resolve "comandar a paçoca" e dá certo. Pela ordem das fotos no site da KK, Aziza fez o último solo da noite, e com certeza deve ter assimilado o peso da responsabilidade, quebrou o coco e não arrebentou a sapucaia!
    Sua dança é extremamente bem elaborada, leitura musical perfeita, energia nas pontuações e deslocamentos, domínio da expressão e sensualidade na medida certa!

    Tomara que a Aziza resolva assumir uma dança mais forte, acho que isso super combinou com ela.

    Eu só fico preocupada porque ela desde que veio para Sampa, essa menina só emagrece. Alguém dá um chocolate pra ela por favor!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai Tarik Tarik.... fiquei com calor quando ele me falou "oi" todo sorridente...[sonha criança!]
    Ele é tudo!
    Fê Baccaro, ela sabe que eu só casei com o Giva, pq ela não me quis! Como bailarina ela linda, como pessoa ela é tudo e mais um pouco!
    BUT! R$ 90,00 o ingresso?! Não vão me ver nem na calçada do teatro...

    ResponderExcluir
  5. Eu achei leeeeeeeendo a coreo da Kahina (uma das bailarinas que eu mais admiro e me inspiro) com o Tarik (gezuis! ao vivo é mais gato ainda! *.*), mas vale frisar que não teve praticamente nada de bellydance nela. Só uns oitos e uns shimmies da Kahina em algumas partes pequeniníssimas, mas tá valendo! Nem por isso eu deixei de ficar de queixo caído!

    Bom, Nagla é Nagla né! Essa mulher tem uma criatividade que eu queria descobrir de onde vem! Como sabe ser original, mesmo sendo tradicional! Incrível!

    Adorei a maioria em geral, só não sou muito fã de roupas com minissaias, porque limitam os movimentos. But, my opinion, my taste, at all.

    Beijitos Verinha!!!!

    =*******************************

    ResponderExcluir
  6. De tudo que eu já vi, meu coração fez tum-tum-tum mesmo foi com a coreografia com pandeiros da Munira.
    Mas aquela coreografia de piriguete eu não gostei amiga... Risos!
    A Ana Claudia é mesmo linda! Merece um solo, sim!
    E a Kahina é a próxima Lulu Sabongi do Brasil. Só que com mais carisma e adesão geral da moçada.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...