25 fevereiro 2010

6

Na "necessária" da bailarina: Delineador!

Olá habibas

Eu acredito que, no céu das bailarinas, bem ao lado do alfinete de segurança, da calcinha cor da pele e dos DVDs do Mahmoud Reda, mora, envolto em brumas de glória, o delineador de olhos.  Isso porque, toda caracterização árabe bem feita, demanda uma maquiagem bem dramática nos olhos, sem economizar em nada no preto.

 


Mas, ao mesmo tempo que é um item indispensável para uma make bem caracterizada, é também um terror para quem está iniciando na arte da maquiagem. Por que? Simplesmente porque ele é aplicado com a maquiagem dos olhos já feita, ou seja, um errinho no delineador e... PERDEU PLAYBOY!!! Vai ter que limpar e consertar com todo o carinho e amor para não borrar o que já está pronto.

Hoje temos diversos tipos de delineadores, diversos materiais para facilitar a vida de quem quer ter os olhos da Haifa Wehby sem muita dificuldade. Eu vou falar hoje dos que uso, e como eles podem facilitar sua vida:
 
Na foto:
Eyeko - Grafitti eyeliner pen
O Boticário - delineador linha Intense
Luisance - delineador gloss
Natura Diversa
Wet ´n wild - Cream eyeliner
MAC - Fluidline Blacktrack
NYX
Payot - Lápis


Vamos começar com o hit do momento: Delineadores em creme/gel.

  


Os delineadores em gel estão na crista da onda porque “diz a lenda” que a aplicação dele é bem mais fácil do que a aplicação do delineador líquido. É verdade? Bom, depende de que ponto você analisa. Eu, que não tenho habilidade nenhuma com o pincel chanfrado, já acho que ele é bem mais complexo. Mas, para quem treme demais ao aplicar o delineador, realmente ele é melhor. Pensando em praticidade, o delineador em gel perde alguns pontos porque para aplicá-lo você deve carregar o pincel junto. Na minha concepção, também, ele perde precisão quando aplicado na pálpebra superior, porém, é IMBATÍVEL, quando o assunto é delinear a raiz dos cílios inferiores, não tem pra ninguém.  Eu pessoalmente gosto de aplicá-lo somente para maquiagem social, não curto muito pra dança não. 


Lápis

Nosso bom e velho lápis de olho, amigo de todas as horas... amor eterno. O lápis, como delineador, tem a vantagem da consistência permitir uma maior firmeza na aplicação. O contra, na minha opinião, é que temos pouquíssimos lápis no mercado que têm pigmentação boa para delinear: eu listaria somente o lápis Kajal da Natura Diversa, o Payot, e o Duda Molinos (entre os nacionais). Outro contra é que se o lápis não estiver apontado, o traço invariavelmente será grosso, e isso nem sempre fica legal na maquiagem. 
Oi?


Caneta delineadora


  


Por muitos anos, eu fui fã da caneta delineadora da Avon, consumidora assídua mesmo. Eu AMO o conceito de caneta delineadora, porque, além de se conseguir uma maior precisão no traço, o cabo longo permite um maior controle, e vc pode “dosar” seu traço (mais fino ou mais grosso) sem dificuldade. Mas me desiludi com a Avon, porque, com o tempo, a caneta delineadora ficava com uma coloração meio azulada...  e hoje?  “Hoje eu sou feliz e canto, só por causa de você...” – A caneta da Eyeko é de excelente pimentação, e de uma fixação inacreditável. Faz pouco tempo que comprei, então não dá pra saber se ela fica "aguada" como a do Avon. Mas nosso amor, por enquanto, está inabalável.
Traço preciso e "pretão"


Delineador líquido
E agora o terror da bailarina, além do tremido. O delineador líquido.
 
 Que medo!!!!


Só que o bicho é bem menos feio do que parece viu? O grande lance do delineador líquido é o aplicador, mais até do que o preço. Sim, porque se vc encontrar um aplicador que seja mais fácil de aplicar o produto pra você, para chegar ao resultado que você quer é só ir aumentando as camadas, certo? As opções disponíveis são:  ponta de feltro ou pincel.
 

A ponta de feltro é mais durinha, quase como se fosse um palitinho. O pincel é bem fino e de cerdas curtas. Você deve testar os dois, e aderir ao que for mais fácil para você. No meu caso, prefiro o pincel disparado.  


O delineador líquido se mostra a melhor opção porque a pigmentação é melhor, o traço é mais preciso, e a durabilidade é maior. Ou seja, vale quanto pesa. 


Testei 4 marcas: 
 


NYX: O delineador da NYX tem o aplicador perfeito, mas tem uma consistência um pouco viscosa, que pode até ser boa na hora da aplicação, mas prejudica a pigmentação. Para um resultado satisfatório, é legal aplicar uma camada, esperar secar, e aplicar outra camada por cima. Maquiando com pressa ou em ambientes "muvuzísticos", tipo camarim de festival, perdeu praticidade. 


Natura diversa: A impressão que eu tenho deste delineador é que ele não é muito preto, é marrom bem escuro, e o acabamento é mais "fosco". Então, para um resultado bem pretão, eu gosto de colocar umas 3 camadas. Ele seca bem rápido, mas o aplicador de feltro tira um pouco da praticidade (no meu caso). A fixação é muito boa, o delineado aguenta bem o suor sem perder a dignidade.

Luisance: Este delineador é bem engraçado. Primeiro que a embalagem parece a tampinha do J´Adore da Dior, não parece? Ehehhe... O delineador da Luisance tem um diferencial que é o "efeito molhado", brilha mesmo. Outro diferencial é a consistência: no contato com a pele ele vira uma "casquinha". Isso mesmo, ele endurece. Por isso, caso vc erre na aplicação, para retirá-lo é 456984236841226842 mais fácil do que qualquer outro tipo de delineador - é só puxar a casquinha. Porém, esse mesmo diferencial é o "ponto de atenção", porque a tendência do delineado é craquelar, e dependendo do quanto vc está suando, a casquinha cai mesmo. Para neutralizar essa dificuldade, eu passo uma camada do delineador da Natura por baixo, e o Luisance em cima. Fica lindo!!

O Boticário - Linha Intense: Eu comprei este delineador essa semana, mas já estou "xonada" por ele. Por que? Bom, primeiro é o fato de ele ser a prova d´água. É gurias, podem comemorar o título do Mercado Persa chorando pra caramba que o delineado vai continuar firme e forte por você! A segunda coisa é o aplicador de pincel de cerdas bem curtinhas - maior controle do traço. E, finalmente, a pigmentação - o bicho é preto, preto, preto. A fixação também é excelente: passo às 8 da matina, e quando chego em casa, por volta das 19:30, ele continua perfeito.

 
Na foto: Natura Diversa, NYX, Luisance (deu pra ver que brilha mais?)  e O Boticário.


É isso aí gurias. 

Excepcionalmente essa semana não teremos Dança da Leitora, mas semana que vem voltaremos com o gás todo!

Beijins

6 comentários:

  1. Fia, adorei o post. Tenho horror a passar delineador pq sempre faço cagueira. Vc podia dar umas dicas de como usar o delineador líquido, hein? Tipo... olho semi-aberto? Olho fechado? Apoia a mão aonde? Não apoia? Quem sabe assim eu consigo uma linha menos troncha?

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, mas, sou péssima em aplicar delineador, até hj num consegui fazer um traço legal, rsrs !
    Aliás, no quesito maquiagem, ainda estou engatinhando, rsrs !
    Beijocas !

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que delineador é item básico em qualquer necessaire feminina, não só de bailarecas! Eu não vivo sem! E prefiro o delineador mesmo, tradicionalzão. Essa coisa de caneta, gel e o escambau eu nem me arrisco. Levei anos pra aprender a passar o delineador decentemente... melhor não inventar moda e mexer em time que tá ganhando, né? hahahahahahha

    ResponderExcluir
  4. oi!!! Adorei o post!
    Faz um tempo que estava também pensando em escrever sobre maquiagem (ainda vou postar sobre isso no meu blog),e achei seu post super bacana, ao falar do delineador, que algumas pessoas não gostam , pelo medo de errar a maquiagem, e etc! Sem contar que tem que testar mesmo para saber qual dura, o que fica bom e etc!

    Parabéns pelo post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Adoreei o post. Ótimas dicas!
    Realmente passar delineador pode parecer assustador, hahuahuau
    Eu tinha dificuldade, mas com o tempo aprendi e agora não é mais um bicho de sete cabeças pra mim.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Buáááá. Eu não consigo de jeito nenhum usar o delineador! Pra mim tá pior que o tremido (que eu consigo enganar às vezes, hehehe).

    Me diga, ó iluminada, como eu consigo fazer esse traçado decente no meu olho?!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...