02 dezembro 2009

5

Bellydance Coaching


Olá habibas

O que é coaching?

Pode-se definir coaching de diversas maneiras. A essência do coaching é: Ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja, e a ir na direção que quer. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis, para que se torne quem quer ser e seja o melhor que pode ser. (Fonte: http://www.lambent.com/PDF/BR_What%20is%20coaching.pdf)


Uma professora de dança do ventre pode se considerar um "coach"? Depois do que vi domingo, responderei: "Depende".

Acontece que eu estava maquiando uma das minhas alunas (pra variar) no corredor que dá acesso ao camarim enquanto estava rolando uma apresentação da competição de categoria duplas no Ventremania. Depois de alguns momentos a bailarina saiu um pouco apreensiva, se explicando demais. Pelo tanto que ela se explicava, dava pra perceber que a execução da coreografia não havia saído como esperado.

O que me impressionou negativamente foi a chegada da professora, que apontou com o dedo em riste na cara da menina, dizendo da maneira mais grossa possível:
"VOCÊ PERDEU POR CULPA SUA! NÃO TEVE CORAGEM DE GIRAR E FICOU O TEMPO TODO OLHANDO PRA BAIXO. PERDEU PORQUE NÃO TEVE CORAGEM DE ENCARAR".
E saiu batendo os pés corredor afora!

Fiquei passada a ferro vendo uma situação dessas. Nem quis saber de que escola era a professora ou a aluna, mas me doeu na alma ver a aluna chorando e dizendo "Eu fiquei com medo de cair, fazer o que?".
Entendo que tem muita professora e muita, mas muita mesmo, aluna papa-concurso por aí. Mas gente, o mundo não vai acabar porque a aluna não ganhou um concurso, por favor! Não precisa dizer pra aluna que ela errou o passo: ELA SABE!

É preciso entender o momento: a aluna já está se expondo sobremaneira se colocando na mão dos juízes para ser avaliada, o excrutínio público não é nem nunca foi algo confortável para o ser humano. Se não deu certo é preciso que a professora faça o papel apaziguador: acalme a aluna, a abrace e parabenize-a pelo que deu certo. Em sala de aula, aí sim, enumere o que estava errado e inicie o trabalho para que saia correto da próxima vez.

Esse tipo de atitude é o que alimenta os comportamentos "lantejoulísticos" que existem por aí, porque a melhor defesa é o ataque. Então é melhor ser agressiva do que estar na mira implacável de uma professora assim.

E vamos praticar mais o Bellydance Coaching

5 comentários:

  1. fico mais admirada com a aluna que aceita ser tratada assim pela pseudo-professora do que com a imbecil que acha que, tendo uma postura assim, é capaz de ensinar algo pra alguém! tsc tsc tsc....

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Nossa, uma professora falando assim com uma aluna? Assim como você disse ela precisava é ter acalmado a aluna, que já saiu nervosa da apresentação. Acho um absurdo isso. O importante é competir, é dançar e se entregar, fazer o melhor que puder ali na hora e se sair algo errado, paciência, supere isso e parta para outra.

    Que triste saber que existem professoras desse nível, eu que não quero encontrar com uma dessas por aí, uhahhuaahuau

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem que papel de professora é corrigir um aluna com o intuito de fazê-la ser a melhor bailarina que ela pode ser, mas isso não dá à nenhuma professora o direito de ser desrespeitosa e extremamente mal educada.

    Correções devem ser feitas em sala de aula, com muito cuidado e muito respeito para não transformar um cisne em patinho feio. É esse tipo de "professora" (despreparada, mal resolvida, com pavor de aluno e instável emocionalmente)que afunda a dança do ventre.

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...