14 outubro 2009

2

Expressão: coisa de indiano?


Olá habibas!!!

O primeiro vídeo de dança indiana que pude colocar as mãos foi emprestado pela querida Shaide, era um vídeo de Kathak (estávamos desenvolvendo uma coreografia de tribal cujo "tema geral" era Kathak, e ela, generosa que sempre foi, me emprestou o DVD para estudo) de uma bailarina chamada Uma Sharma. Eu fiquei encantada (na realidade bestificada) porque uma das "danças" era um close de rosto da bailarina "contando uma história" através da expressão. É claro que não entendi nada, mas aquilo me marcou. Confiram vocês:




No vídeo abaixo, ela "descreve" um pedaço da música, e é muito interessante de ver as mudanças de expressão:




Outra peça que me encantou foi a dança de uma bailarina de Barathanatyam chamada Medha Hari. Nesta peça de dança, perfeita por sinal, ela ilustra a "história", e por mais que não entendamos nada do que está sendo falado, certamente um gesto, um olhar nos será familiar.





Minha pesquisa sobre expressão continua. Certamente, enquanto estudantes de dança do ventre, temos MUITO a aprender com a expressão dos indianos. É OBVIO que a situação é bem diferente, porque, na maioria das vezes, não sabemos o que estamos dançando. Mas hoje existe a internet, e a possibilidade de se pesquisar a tradução da música para oferecer ao público uma dança diferenciada, rica em expressão porque a bailarina sabe exatamente a mensagem que o compositor quer transmitir.

Um beijão!!!

2 comentários:

  1. quando o assunto é expressividade, realmente os indianos dão um baile em nós, ocidentais! E vale muito com estudo!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma ignorante total quando o assunto é dança indiana... mas também babo com a expressão e os olhinhos que contam histórias cintilantes!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...