18 outubro 2009

5

Construindo a coreografia para concursos!


Olá ayunis!

Final de ano chegando, muitas professoras já começaram a esquentar as turbinas para o Concurso Nacional de Dança do Ventre, que acontece no mês de Abril no Mercado Persa. Há quem ache meio cedo para falar nesse assunto, mas se você pretende participar do concurso e nem começou a "desenhar" a coreografia, vou te dizer uma coisa nega, do fundo do coração: CÊ TÁ ATRASADA!!!

Sei que vocês podem pensar que esse post deveria estar sendo escrito por alguém que tenha VENCIDO um concurso (Luaninha meu amôoo: me ajuda hein!!), mas sou uma grande interessada nas danças apresentadas nos concursos por aí, e posso até me dizer uma estudiosa das coreografias avaliadas nas pranchetas dos jurados.

Vou postar alguns vídeos aqui, não pretendo dizer se a dança é boa ou ruim, não estou avaliando a qualidade técnica dos passos, e sim a sequência coreográfica, ok? Colocarei também somente vídeos de vencedoras, porque a última vez que coloquei vídeo das concorrentes, foi aquele escarcéu que vocês já sabem.

Começando com: Ana Claudia Borges
Vencedora do concurso internacional de Dança do Ventre promovido no festival Aida Nour, no Egito, em 2007.



Como vocês podem ver, é uma dança alegre. Eu já assisti a coreografia "Hellwa" apresentadas pelas alunas da Aninha, e é uma coreografia difícil, mas assistindo esse vídeo, o prazer da Ana em dançar faz parecer fácil. As sequências são estruturadas, e a interação com o público faz a diferença. Ana mostrou muito da dança, diversificou muito bem os passos, e fez uma leitura precisa dos ritmos.

Mariana Poças
Vencedora do Mercado Persa 2009, que teve como tema Samya Gamal
Música: Cairo



Mariana chegou ao Mercado Persa já com o "peso da faixa" porque é aluna de ninguém menos que Carlla Sillveira. Trouxe o pedaço de um filme estrelado pela Samya Gamal para o palco, entrando com um casado de peles e o olhar blasé. Braços exagerados e precisos, assim como a musa inspiradora. Muito, muito, muito arabesque no começo da coreografia e: certa ela, jurado aqui no Brasil gosta disso mesmo. Não houve diversidade nos passos, assim como não há na dança da Samya Gamal. Ou seja, se era pra dançar igual, ela fez a lição de casa. Perfeito.

Serena Ishtar
Vencedora do Concurso Internacional Bele Fusco 2008
Música: Cairo



Serena aproveitou a introdução da música Cairo com muita diversidade no véu, e a introdução da música clássica com véus certamente ganha pontinhos nas pranchetas por aí. O que me chamou a a atenção, e certamente dos jurados também, é a delicadeza e charme dessa bailarina, e isso fez uma diferença enooooorme na dança. Eu não consigo descrever se ela estava dançando uma coreografia ou dançando de improviso. Vi muita leitura percussiva, mas sem estruturação, passos "soltos", sem conexão. Mas o conjunto da obra agradou e ela levou "a taça".

Hadara Nur
Vencedora do Mercado Persa de 2007 que teve como tema "Acessórios Diversos"



Não encontrei o vídeo da final para mostrar pra vocês, mas ainda assim é muito interessante porque a música das eliminatórias é escolhida pela organização do concurso, e, no concurso profissional, não é divulgada com antecedência. Mas a Hadara mostrou que conhece muuuuito bem a música e, mesmo sem uma coreografia na manga, "bolou" sequências que funcionaram muito bem, diversificou muito os passos, fez uma excelente leitura percussiva e colocou sua assinatura na música com muita personalidade.

Luana Mello
Vencedora do Mercado Persa 2006 que teve como tema "Fogo"



Luana fez uma coreografia muito elaborada, uma leitura musical perfeita, a leitura percussiva excelente, podemos dizer praticamente que ela não perdeu nenhuma batida, e os movimentos sinuosos suaves e precisos.

Como ferramenta de estudo, os vídeos das vencedoras são imprescindíveis, mas nunca se esqueçam de que "figurinha repetida não completa álbum". Observe o que as antecessoras fizeram, mas não esqueçam nunca de colocar muita personalidade! E boa sorte a todas.

Um beijo.

5 comentários:

  1. Oii!

    Muito legal os vídeos, a maioria eu já tinha visto.
    E o que você disse é a verdade, preparar uma coreografia para um concurso não é nada fácil, é preciso tempo para acertar detalhe por detalhe.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. ai,eu amei todas, é tão bom reconhecer a dedicação e a paixão, mesmo que em estilos diferentes! quero ver sua coreo depois hein!!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica de vídeos. Tive uma experiência com concurso e já entendi: esse não é meu caminho. Mas dou a maior força pra quem se aventura. Boa sorte, fofa!

    ResponderExcluir
  4. Ah que saudades do teu canto! To olhado tudo aos pouquinhos pra tirar o atraso =)
    Sou meio suspeita pra falar pq vivo nesse mundo de concursos com a Cia e adoro! Coreografar é um dom e merece tanta atenção quanto todo o resto. É onde vai técnica, misturada com a emoção,uma pitada de alma e uma dose de ferro pra se sustentar ao ser avaliada. Sou tri a favor de coreografar, vivo dizendo. Deixa a dança bonita, limpa, clara pra que assiste e da segurança pra moça que baila!
    Gosto da Luana, linda Lu porque ela alia muito bem todos os quesitos e não esquece de nadinha!!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Qual o nome da música q a Luana mello dançou quando ganhou o mercado persa de 2006...E pq esse vídeo foi removido...adoro essa música gostaria de saber o nome...Obrigada..

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...