11 janeiro 2009

4

E como fazia antigamente?


Olá habibas...

Em primeiro lugar, notícias sobre o casamento: já sou uma senhoura casada! E graças a Deus deu tudo certo. Espero que agora que acabou essa correria MONSTRO eu consiga postar bem mais. Mas amanhã viajo e só volto no sábado!!!

O post de hoje é: a internet, os vídeos, os DVDs ajudam ou atrapalham o estudo da dança?

Não sei... minha primeira professora de dança do ventre tinha pavor de passar qualquer vídeo para alguém. Não sei se era pra me preservar de tentar fazer os exercícios em casa e adquirir vícios, ou se era para me "alienar" de certa forma. Eu como sou meio tinhosa (na verdade sou osso duro de roer mesmo) ia lá no Tony e comprava vídeos e mais vídeos...

Acredito que o youtube ajuda e atrapalha o estudo de dança. Ajuda porque enquanto alunas e expectadoras nos tornamos muito mais exigentes. Foi-se o tempo do Clone que qualquer uma que estivesse há 6 meses fazendo aulas se julgava competente o suficiente para tornar-se professora. A dita cuja pode até querer, mas as alunas que se interessarem mais vão no youtube e terão acesso a vídeos de todas as maravilhosas do Brasil, e vai sacar logo que o lance é pica fumo.

Enquanto professoras também a internet e os vídeos são uma ferramenta muito útil na questão de didática por mostrar "caminhos" diferentes, e formas diferentes de ensinar que podem enriquecer sua aula.

Por um outro lado a internet e o excesso de vídeos atrapalham porque dá uma acomodadinha legal. Vc é iniciante e tem aquele super vídeo da Soraya Zaied, falta na aula e pensa "ah, mas eu tenho o vídeo em casa, depois pratico". E não pratica nada, vai na aula seguinte e fica literalmente "boiando".


Isso quando não vamos a um festival e vemos uma coreografia diretamente dos vídeos da Jillina, ou das Superstars, ou mesmo da KK. É nessa parte que a internet atrapalha, e muito: cria vício de acomodação, e possibilita a falta de criatividade para as menos "empenhadas".

E como se fazia antigamente? Tipo, como Samira, Lulu Sabongi, Shams, Munira, Suheil, Alyyta Suhair e tantas outras que não tinham vídeos? A própria Lulu Sabongi disse em um de seus vídeos que o primeiro vídeo a que ela teve acesso ela comprou quando já dançava profissionalmente há 7 anos, inclusive já dando aulas.

Era correr atrás MESMO minhas amigas. Porque todas as da lista acima são maravilhosas e dançam muitíssimo bem. Eram muito contratadas no meio árabe e fora dele, e algumas fizeram carreira no exterior. Só tinham sua professora como guia e bebiam sedentas dessa fonte. E não dançavam por 50 pilas em restaurantes e barzinhos horrorosos como se faz hoje.

Vamos extrair o que as facilidades da "vida moderna" tem de bom, mas com parcimônia!!! Nada de cair na tentação de pensar que um vídeo vai te livrar 30 minutos de treino NUNCA!!!

Grande beijo.

4 comentários:

  1. Oi xuxu,

    Então...

    Eu sou mais nova, mas tb sou de uma época (começo dos 90) em que as fitas de vídeo eram quase impagáveis.

    Eu tinha duas, me lembro, que quase furaram. Trocava de tempos em tempos com minhas amigas de aulas. E quando alguém conseguia copiar alguma coisa, era a felicidade da galera...

    Quem quisesse aprender mesmo, tinha que calar o bico na aula e gastar uma boa grana.

    Eu sou mega a favor do youtube, acho que ele democratizou a informação e o acesso à ela. Hoje além de todos poderem mostrar seu trabalho, sendo 'famoso' ou não, nós podemos aprender com bailarinos dos quatro cantos do mundo sem gastar um centavo.

    Eu sempre aprendi por observação, pois nem sempre tive grandes professores, por isso o youtube pra mim, sempre foi uma mega ferramenta!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. adoro as ferramentas de 'compartilhamento' de tudo! (até postei sobre isso no blog hoje) e penso que, como tudo na vida, tem seus prós e contras. costumo brincar com minhas alunas que, se a sequencia tiver mais de um oito, é plágio!! então, só fico atenta a isso... no mais, acho bacana ter mais fontes de inspiração! e treino, sim, é tudo!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre os preços haha 'lei da Oferta e da Procura.
    Cruel, mas acho que é ela que rege boa parte desse nosso mundo agora. Bailarinas de monte, dança xula, muita oferta. Que acontece? O preço desceeeeee e ha a desvalorização.

    Sobre videos..concordo com todos teus pontos. Bom pra quem ja tem uma noção, ruim pra quem esta no começo e acha td uma maravilha. Mas sou mais a favor do excesso de informação, antes de penar pra conseguir alguma.

    Bjo grande!ket

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho um blog de promoções e sorteios que estão acontecendo na internet, e também estou fazendo meu 1° sorteio lá
    tu poderia divulgar o sorteio que to fazendo lá no blog...

    http://bahtrilegaltche.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...