17 novembro 2008

9

Criando cópias

Hello girls!!!!

Vejam esse vídeo:



Viu?

Agora veja esse:



Será que é esse mesmo o trabalho da professora? Criar uma cópia de si mesma, incluindo "personal style"?

Não estou questionando a qualidade da dança, mas sim a falta de incentivo de criar na aluna um estilo próprio.

E você, o que acha?

Beijo.

9 comentários:

  1. acho que hoje há dança de monte e personalidade de menos.
    Infelizmente.
    Existe sim a diferença entre no começo vc dançar como sua professora pq ela é seu modelo de depois de experiente continuar dançando igual pq é uma cópia!
    infelizmente a segunda acontece de monte!
    bjooos!

    ResponderExcluir
  2. Sei lá sabe Ket... não sei se eu estou errada, mas eu acho que mesmo que a aluna queira de monte dançar IGUALZINHO à professora, é obrigação da professora instigar na aluna que ela faça sua própria interpretação! É como no seu solo: não era pra VOCÊ criar e sua professora dar dicas? Assim é produtivo. A impressão CLARA que eu tenho é que a coreografia foi criada pela Hadara, assim como a coreografia com que a Hadara ganhou em 2004 parecia ser criaçao da Hayat (ou qualquer outra, pois é 1000% estilo Luxor das alunas e professoras da época)... Então o que se está avaliando não é a pessoa, e sim a capacidade coreográfica da professora. Mas enquanto as próprias alunas não quiserem ser cópias baratas das professoras as coisas não vão mudar mesmo..

    ResponderExcluir
  3. Habilidade vezes personalidade
    Esse é um dos vários testos que fala o meu livro "Bailarinas internacionais e o marketing da dança" que será lançado dia 6 agora.
    Nem todas querem ter personalidade, é um direito, as habilidades são pacotes disponíveis no mercado, quando entramos em uma academia o que esperamos é aprender, ter habilidade, esse é o primeiro papel da professora, afinal vai ter personalidade em que se ainda não sabe nem dançar não é?
    Quando procuramos aula avançada,aula para professoras etc, aí sim concordo que temos que ensinar a usar tudo o que aprendeu com conciência, principalmente na hora de repassar, a professora as vezes até tenta, mas clones são inevitáveis porque a personalidade não é para qualquer uma não, personalidade é o diferencial, é para líderes é para quem talvéz irá se destacar.
    O aluno também erra muito em ficar com uma única professora, meu filho parece de mais comigo no modo de falar e pensar porque a gente absorve tudo o que vemos sempre, é natural, vamos repartir a culpa entre professoras que não explica e aluna que não entende.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariela!

    Sou super fã do seu trabalho como bailarina e coreógrafa. VC É FODAAAAA!!
    Respeito sua opinião, mas ainda insisto que, pô, é a final do Mercado Persa sabe? Vc não iria NUNCA mandar uma iniciante, que precisa aprender a colocar sua própria interpretação na música... Vc irá mandar uma aluna que transita "com facilidade" entre o intermediário e o avançado, não é mesmo?
    A questão é que ficou tudo muito igual... A professora ganhou dançando assim em 2007 (cuja vitória, na minha opinião, altamente questionável... eu estava lá e vi gente dançar MUUUUITO melhor), a aluna ganhou dançando igual em 2008, daqui a pouco tá todo mundo dançando do mesmo jeito no palco do Mercado Persa, e acho que, com isso, quem perde é a dança. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi xuxuzona, só me deparei agora com esse post. Então, eu acho que essa aluna da Hadara está cursando o caminho comum de todas nós: ser a cópia da mãe no começo da vida. Na real, nesse assunto em especial isso não me incomoda por que acho que a cópia faz parte do nosso processo de aprendizado.

    Concordo que muitas professotas incitam esse comportamento e gostam quando suas crias se movem como elas, isso sim eu acho errado. Acho que a cópia não deve ser incentivada, mas não temos como escapar dela em alguns momentos.

    Me irrita mais quando uma profissional dança igual a outra, ahhh isso me tira do sério. Mas alunas não, elas ainda têm muito caminho a percorrer, e essa menina em questão ainda que me pareceu muito novinha, tem muita estrada pela frente ainda.

    Um beijo grande fofurona.
    Mega parabéns pelo casório!

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, sou tia da Beatriz, a menina de quem vcs tanto falam ser cópia da Hadara. Sou bailarina e professora de dança tb e sei que muitas alunas se espelham em suas professoras (o que deveria causar orgulho e não aversão). Acho interessante que vcs conheçam um pouco da tragetória dela.

    Ela começou a dançar aos 11 anos, uma CRIANÇA, e nessa idade nós somos cópias de tudo tudo tudo. Teve como única professora Hadara Nur, bailarina e professora que ela respeita muito. Ano passado, aos 15 anos (idade em que ainda não temos um pingo de personalidade) ela participou do MP e ganhou. Simples !

    Não entendo pq essa coisa de querer ser parecida com a professora incomoda tanto vcs.

    Gente, mulheres maduras querem estar na moda IMITANDO uma tendência....imaginem agora com a nova novela....será como na época do Clone, Jades e mais Jades espalhadas pela rua. Ou seja, o ser humano tá sempre copiando algo ou alguém.

    Sofrível é ver, no MP por exmeplo, a cada ano, que as profissionais, cheias de PERSONALIDADE, estão cada dia pior e as Juvenis e Amadoras dando de dez a zero. Sofrível é ver profissionais usando roupas cada dia mais vulgares e inventando "modalidades de dança" no mínimo questionáveis. Sofrível é ver que as profissionais passam tempo demais malhando colegas de trabalho pra tentar provar que são melhores....

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. jura que não é a mesma pessoa??cabelo, sorrizo, tudo muito igual!!
    cópias são um fato, mas entre os 2 vídeos rola mais que isso.Ainda acho que são a mesma pessoa...
    e Renata, eu, particularmente não estou criticando tua sobrinha nem a professora dela, mas vc ha de convir que ambas são identicas - pelomenos no video, se vc não tivesse postado ser tia da menina e conhecer a professora ia continuar acreditando se tratar da mesma pessoa em momentos diferentes da vida.
    e a velha frase nunca caduda: nada se cria, tudo se copia!!

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...