17 outubro 2008

2

Sabe o que falta? Criatividade!!!


Olá amores...


Tava super inspirada a escrever um post bem light sobre makes e coisa e talz, e resolvi dar uma "passadinha" no youtube para conferir as novidades. Estou REVOLTADA... acabei caindo no canal de algumas bailarinas que não devia ter caído. E daí nasce a pergunta no coração da estudante: até onde vai a falta de criatividade das bailarinas no quesito MÚSICA.


É isso aí minha gente. Fique O DIA TODO sentada na plateia do Mercado Persa e você vai ouvir músicas como Talakik, Marco Polo, Ah we noss, Entrance of the stars, Tribal dreams umas 20 vezes cada uma.


Mas daí você pode pensar: com um UNIVERSO de música árabe de altíssima qualidade, porque a escolha de algumas bailarinas - professoras - coreógrafas acaba caindo em músicas repetidas? Eu te respondo minha querida habiba: 1. COMODISMO, 2. PREGUIÇA... Pode até ser que a bailarina AME DE PAIXÃO a música e tal, mas se tiver o mínimo de senso crítico e conhecimento dos eventos ao qual aquela coreografia se destina ela vai resolver mudar. Com certeza.

Outro modismo perigoso são os vídeos de dança. Tá no DVD das bellydance superstars? Vai pegar... Tá no DVD das Super Noites do Harém? Vai pegar... Tá no DVD da Rachel Brice? Vai pegar, não tenha dúvida.

Esse comodismo é super perigoso para a estudante de dança, ou mesmo a bailarina profissional. Porque se você opta por utilizar a música da coreografia que está no DVD, você corre o risco de ter mais 20 coreografias com a mesma música que a sua, você se rouba a chance de estudar outras músicas, ritmos, de experimentar coisas novas em músicas diferentes... Fora a dança, que a expectadora vai sempre associar à dança do vídeo. Um exemplo claro é a música moderna do DVD das Super Noites do Harém, que as meninas dançam com o figurino rosa. Acaba que nem que for uma mini-sequência de 3 passos, acaba saindo igual ao DVD. Pra mim que sou krika no úrtimo, matou a coreografia. (Abafa o caso mas já vi, na Mostra Cultural, uma coreografia INTEIRA das Bellydance Superstars ser executada no palco pelas que se chamam "profissas"... medo, muito medo).

Não se roube o direito de conhecer a música árabe... Sua leitura musical vai melhorar, sua criação coreográfica vai melhorar, sua técnica vai melhorar e, principalmente... a expectadora krika agradece!!!!

Bom final de semana!!

2 comentários:

  1. Mas não é que é mesmo sempre assim?
    Um milhão de músicas lindas e elas caem sempre nas mesmas. nas 'da moda'.
    No Festival dessa semana foram , sem mentira 4 coreografias na mesma noite com 'El Ard'. Eu só imagino a paciência de jurado nessas...
    Opção é o que não falta. Criatividade porém...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. deviam prestar muita atenção nesse post...você está com toda a razão! e música é a veia emocional do espetáculo, as pessoas deveriam dedicar mais tempo e pesquisa. recursos tem aos montes: e-mule, torrent, multiply. basta pesquisar...beijão

    ResponderExcluir

Mentes que pensam e fazem os outros pensar!!! Muito obrigada pelos seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...